quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Espermatozoides mentais recicláveis


Espermatozoides mentais recicláveis

Calma. Calma. Calma. Não vá pensar que eu só penso “naquilo”.
O título acima pode parecer estranho, concordo, mas vamos tentar explicá-lo.
Você se lembra quando era criança e começou a observar seu corpo? E percebeu que, um pouco abaixo da linha da cintura, existia uma pequena diferença entre meninos e meninas?
Pois é. Certamente você irá lembrar quando questionou seus pais de onde e como os bebês nasciam e você recebia respostas como:
- a cegonha traz; ou;
- o papai tem uma sementinha que coloca na barriga da mamãe e que se junta com a sementinha dela…
Isto aconteceu exatamente comigo. A primeira alternativa me foi dada quando eu era criança. A segunda quando as  minhas filhas eram crianças.
Até o dia em que a mais velha me perguntou como eu colocava a minha sementinha na barriga da mamãe. E eu lhe expliquei. Então ela relaxou:
- Ah! Agora eu entendo.
Quando ela disse isso, eu me voltei para meus pensamentos recordando as aulas dos aparelhos reprodutores masculino e feminino que tive nas disciplinas de Anatomia e Fisiologia nos primeiros anos do meu curso de Odontologia.
O mistério da Vida.
E lembrei-me que o homem, ao ejacular, lança na porção posterior da vagina, de 200 a 500 milhões de espermatozoides. Destes, apenas um fecunda o óvulo depois de vencer barreiras como a acidez vaginal, o muco cervical do útero e o movimento dos cílios nas paredes das tubas.
E este único espermatozoide, juntamente com um único óvulo, serão responsáveis por um único Ser Humano, representado por um único RG e um único CPF. Em suma: um único indivíduo único (permitam-me a redundância).
Para Eduardo Zugaib, este espermatozoide foi o que “se movimentou melhor, fez o caminho mais inteligente, estudou melhor o objetivo, aproximou-se dele e..”
Quando você, caro leitor ou leitora, lê a frase acima, não lhe parece que estamos falando a respeito de pessoas que atingem seus objetivos? De pessoas melhor preparadas? De pessoas marcantes?
Pois é. Assim como os espermatozoides, estas pessoas tem agilidade, motilidade e são mais “espertas” do que outras.
Vamos tentar entender melhor estas três características.
1 – Agilidade
Não deve ser esquecido que o mundo e a sociedade como um todo, estão sofrendo modificações constantes. Isto significa que as idéias e os paradigmas de hoje também serão transformados e modificados, fazendo com que as pessoas acabem desenvolvendo um tipo de agilidade (flexibilidade) para se adaptarem aos novos tempos.
Quer queiramos ou não, o mundo de hoje é, além de globalizado, eletrônico, informatizado e robotizado, como afirma José Antonio Rosa.
Theilhard de Chardin, o filósofo e paleontólogo francês (1881 – 1955) nos mostrou que a evolução do Homem não se faz em linha reta, mas em uma espiral sem fim, onde nossos hábitos, experiências e forma de pensar mudam à medida que novas mudanças e novas transformações ocorram com o passar dos anos.
Será que você se considera a mesma pessoa de 10 ou 15 anos atrás? Certamente que não.
A verdade é que, queiramos ou não, acompanhamos o dinamismo das mudanças que ocorrem naquilo que denominamos VIDA.
Não reconhecer este fato é permanecer na zona de conforto e ter um cérebro e mente “travados”. É pensar cada vez menos.
Isto pode parecer estranho ou mesmo um paradoxo pois o Homem de hoje tem a oportunidade de pensar cada vez mais visto que a tecnologia propicia a ele as ferramentas para se informar cada vez mais.
Pessoas que vivem em suas zonas de conforto não se renovam, não se reciclam. E renovação e reciclabilidade devem ser molas propulsoras, palavras mágicas, para que as pessoas não fiquem paradas no tempo e no espaço. Devem, inclusive, fazer com que elas de virem para dentro de si e as estimulem a a agir e a mudar.
Uma pessoa “reciclável” é uma pessoa que pensa, que muda, que se vê mais útil, que se corrige, que se valoriza e que, acima de tudo, tem a noção de impermanência e vai em frente. E que o seu tempo não está no ontem ou no passado, mas no hoje e com os olhos no futuro.
A pessoa ágil e reciclável tem uma vontade enorme de aprender, pois tem consciência que o aprendizado contínuo é caminho para atingir o sucesso. E isto as faz mudar, inclusive seu comportamento.
Curiosamente, Carol S. Dweck, da Universidade Stanford, identificou que as pessoas tem dois tipos de comportamentos quando confrontadas com críticas, derrotas ou obstáculos: a fixa e a do crescimento.
Devemos estar sempre preparados para as mudanças proporcionadas pela sociedade. Só assim veremos que nossa reciclabilidade está na razão direta da nossa agilidade.
Agora, se você achar que a mudança é um problema e prefere continuar na sua zona de conforto, a escolha é sua. Certamente sua posição será no lado esquerdo da tabela acima.
Quero, agora, abrir um pequeno parênteses para compartilhar a diferença entre problema e desafio, duas palavras que podem ser confundidas. Dulce Magalhães nos ensina que:
“- problema – é todo evento em que a solução não está sob nossa tutela e afeta de forma profunda a nossa vida. Ex.: perda de uma pessoa amada, doenças graves, acidentes e catástrofes.
desafio – tudo aquilo que está sob nossa responsabilidade de decidir e resolver, e que mexe com nossas capacidades e competências sendo que, para isso, tem-se que apresentar, aprimorar e manifestar nossos talentos e dons”.
Pratique diariamente sua reciclabilidade e sua agilidade. Isto é fundamental para se seguir vivendo. Ter medo de mudar significa ter medo de viver, como cita Omar Souki.
Aproveito para lembrar duas máximas:
- a única coisa imutável é a mudança (Heráclito de Éfeso) e
- não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que mais se adapta às mudanças (Charles Darwin).
2 – Motilidade
A motilidade é definida como a habilidade de se mover expontânea ou ativamente, consumindo energia no processo. Ex.: motilidade intestinal.
Já a mobilidade é a característica daquilo que é móvel ou capaz de se mover, de deslocar-se de um lugar para outro. Ex.: mobilidade urbana. Este conceito também pode ser aplicado na ocupação de posições diversas, sejam elas na carreira, na área social, econômica, etc.
A motilidade do espermatozoide se faz através de uma estrutura chamada flagelo.
No nosso caso, ter motilidade é ter atitude para agir, para se manter em ação. Não apenas no trabalho, mas em todos os momentos da vida.
Ser proativo, ampliar e cultivar nossa rede de relacionamentos, tomar decisões, buscar oportunidades (e na sua ausência, criá-las), melhorar a prestação de serviços, desenvolver novos projetos…, tudo isso caracteriza nossa motilidade.
Quanto mais “motilidade mental” tivermos, maior será a nossa zona de DESconforto e, aos poucos, iremos diminuir e até sair da zona de conforto, deixando para trás determinados paradigmas traduzidos por versos de canções consagradas como “deixa a vida me levar, vida leva eu” (Zeca Pagodinho), “eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou morrer assim” (Gal Costa) ou “todo dia ela faz tudo sempre igual” (Chico Buarque de Holanda).
Muitas vezes é a motilidade que nos ajuda a sermos velozes, ágeis e rápidos para tomarmos uma decisão que se tornará uma atitude. Isso é uma das exigências do mundo globalizado. Mas, cuidado! Decisões e atitudes deverão ser tomadas sem pressa e a pressa é inimiga da perfeição: a velocidade, não, como afirma o antropólogo Luiz Marins.
Olhe novamente para dentro de si e se auto-avalie. Se você usou sua motilidade apenas quando era o espermatozoide campeão, está na hora de rever a quantas anda esta sua característica.
Aqueles que a esqueceram ou deixaram de usá-la, certamente estarão se lamentando que a culpa pelo seu não progresso está no vizinho, no chefe, no cunhado, no amigo, no governo ou em Deus, que se esqueceu deles.
3 – “Esperteza”
Ser “esperto”, aqui, significa se aprimorar para buscar constantemente novas ideias que promovam mudanças e quebras de paradigmas visando o crescimento e o desenvolvimento de produtos, serviços e que alcancem também o Ser Humano no que diz respeito aos seus hábitos, comportamentos e ações. É, em suma, trabalhar para alcançar novos objetivos.
Veja no filme promocional abaixo e entenda porque só o espermatozoide mais “esperto” pode ser o campeão.
Esta “esperteza” tem muito a ver com criatividade e inovação, como já dei a perceber.  Muito já foi escrito, e ainda o será, sobre estes temas.
Gosto da opinião de Miranda, que nos ensina que a criatividade pode ser compreendida como um caminho mental que percorremos para descobrir e avaliar novas ideias e procurar soluções satisfatórias para nossos problemas, se não a mais adequada, pelo menos a mais criativa. Ela oferece a capacidade de produzir ideias de acordo com as situações, sejam elas uma invenção, uma descoberta ou uma combinação inovadora de processos já existentes.
A criatividade não é uma característica que se observa apenas no campo das artes, entre pintores, escultores poetas, músicos, etc.
A criatividade está dentro de cada um de nós. Mas para que possamos exercê-la, não devemos pertencer ao grupo dos “mentes travadas”.
Este aspecto é bem explorado através da expressão WYSIWYG. Se você não sabe seu significado, ela é a abreviatura de What you see is what you get, ou seja, o que você vê é o que você obtém.
Mizuji Kajii diz que a cadeira onde estou sentado, o computador que digito meus textos, a roupa que estou usando e tudo que está no meu entorno, um dia não existiu. Até que um dia, alguém que não conheço – ou posso até ter conhecido – imaginou, construiu uma imagem mental e a trouxe ao mundo material na forma de alguma coisa.
Veja algumas soluções bem humoradas para o uso cotidiano:
Mas o mesmo pode não ocorrer ao que não é materializável, como a música, por exemplo. Por incrível que possa parecer, o compositor “vê” o som, enquanto outros “veem” a vibração, a cadência ou o “peso” das notas graves e agudas na composição.
Outro exemplo dado por Kajii está na expressão “eu não consigo me ver fazendo tal coisa”. Se você tem esta visão dentro de si, certamente você não a fará.
Quanto mais a imagem for clara, viva e atraente, maior será sua inclinação a ir em frente. Ao contrário, quanto mais a imagem for difusa, opaca, distante e sem graça, maior será sua inclinação para a não realização ou a não conquista.
Não esqueça que é na mente que se inicia a criação de algo, assim como é o espermatozoide mais “esperto” que inicia o processo da Vida.
Embora tenha em meu e-book O Humor também ensina um capítulo dedicado à criatividade, quero citar alguns atributos da pessoa criativa citados na obra de Florence Vidal Problem-solving – metodologia geral da criatividade (1973):
  • tem uma percepção intuitiva;
  • tem maleabilidade cognitiva e facilidade ideativa;
  • tem senso de humor;
  • tem aptidão em encontrar, por acaso, coisas que não procurava;
  • tem curiosidade;
  • tem grande extensão de interesses;
  • tem sensibilidade estética;
  • tem gosto pelo risco;
  • tem pensamento independente
Deixo, ao final deste texto, uma sugestão para que você, agora, se auto-avalie, respondendo à seguinte pergunta: os seus neurônios são apenas entidades anatômicas que fazem parte do seu sistema nervoso?
Se a resposta for positiva, sugiro que você comece a transformá-los em espermatozoides mentais recicláveis.
Já que muitos querem ter um mundo melhor para viver, comece estas mudanças dentro de si mesmo, como sugere Ghandi, que afirmava: seja você a mudança que quer ver no mundo.
Tags: 

Nenhum comentário: