Contador, Consultor, Escritor e Palestrante nas áreas de Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Vendas, Motivação, Liderança, Perfil Profissional.
O “GEM” dos vendedores
Cada ser humano tem sua composição genética e marcas que o fazem ser único num universo com mais de 6,5 bilhões de seres humanos.
Quando falamos em vendas,
também há marcas, traços que fazem um vendedor ser único, destacando-o
da multidão, fazendo a diferença no universo das vendas.
Há uma corrente que diz
que os clientes não querem nada além do básico. Se ele vai a uma
farmácia, ele quer o remédio e pronto. Ele não espera que o balconista
ou farmacêutico se preocupem com sua saúde.
Essa ideia é de gente desumana, não habituada ao que mais nos distancia dos animais irracionais: nossa capacidade de transmitir interesse, afeto, carinho.
O problema é que as coisas andam tão ruins que o cliente já se contentaria em não ser mal atendido.
Resumidamente veja se você tem o “GEM” do vendedor que faz a diferença no mundo e não o que simplesmente entrega “remédios”.
GENTILEZA:
ser gentil é maravilhoso, sobretudo, para quem recebe a gentileza. Às
vezes, o cliente sai de casa chateado, cheio de problemas, mas, quando
chega à loja para comprar e o vendedor pede para guardar sua bolsa no
guarda-volumes para que fique mais à vontade, e serve um cafezinho, a
fisionomia do cliente muda. Aos poucos, ele vai se desestressando com as
pequenas gentilezas que o vendedor faz, como perguntar como vai seu
trabalho, os filhos, e nota que realmente ele está interessado, e que
não é apenas para fechar a venda. O cliente percebe que o vendedor é um
ser humano de verdade.
No final, parecem
amigos, e, para concretizar o negócio, o vendedor carrega as compras do
cliente até o porta-malas do carro, enquanto outros vão além,
ajudando-os até o ponto de ônibus mais próximo.
ESPECIALISTA: os
vendedores precisam querer fazer, mas, além disso, o mais importante é
saber fazer. Há muita gente incompetente trabalhando com vendas. A falta
de habilidades não é superada pela vontade de vender, fato é que
vendedores afoitos, motivados para vender, acabam não batendo metas e
tendo um salário sofrível no fim do mês. É crucial na profissão de
vendedor, e em todas, ser um especialista no que se faz.
MOTIVAÇÃO: ser
especialista já é um ingrediente motivacional. Além disso, o vendedor
de sucesso tem entusiasmo e transmite isso ao cliente. Não é aquele
vendedor chato, com pseudo-motivação. Ele é alguém que acredita no que
faz e faz benfeito. Ele sabe que a melhor decisão que pode tomar pela
manhã é a de se manter motivado, feliz, afinal, ninguém fecha uma venda
com gente de cara amarrada. O vendedor tem que transmitir uma energia
positiva ao cliente.
Seu atendimento é tão fantástico que o cliente só tem uma dúvida: a forma de pagamento.
Seja gentil, especialista no que faz, motivado e arrebente a boca do balão em vendas.
Para os clientes que só
querem o “remédio”, dê a eles gentileza, mostre sua competência e
energia, que eles logo vão sentir falta se noutro lugar receberem apenas
“remédios”.
Grande abraço, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre!
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