Janeiro 0-, 2012 - 24: 1
Os maus hábitos profissionais que você não sabe que tem
Todos
nós temos hábitos, e fica difícil imaginar quem seríamos sem eles.
Nossos hábitos, bons e maus, servem como artefatos para definirem que
nós somos e consequentemente como as pessoas nos julgam. Num ambiente de
trabalho, os hábitos podem ter um impacto significativo sobre nossa
atuação, sobre nossa produtividade e sobre a imagem que nossos colegas
tem de nós. Então não é novidade que ter bons hábitos pode ser um fator
fundamental para o sucesso em sua carreira.
Sendo
assim, esse tópico pretende enumerar alguns dos piores hábitos que as
pessoas costumam ter em seu ambiente de trabalho e que talvez não são
facilmente percebidos. Estar atento a estes hábitos pode ajudar a
transformar seu dia-a-dia numa rotina de trabalho positiva e de sucesso.
Os 10 piores hábitos em ambiente de trabalho:
- Isolamento
- Evitar tarefas
- Resistir a mudanças
- Ser negativo, pessimista
- Promover e participar de “fofocas”
- Adiar e depois correr atrás do prejuízo
- Ser desorganizado
- Não compartilhar experiências
- Compartilhar experiências demais
- Sempre levar as coisas para o lado pessoal
O
primeiro passo para se libertar dos maus hábitos e sempre tê-los em
mente. Você pode se surpreender com o que pode descobrir sobre você em
seu ambiente de trabalho. Perceber como você gasta seu tempo vai também
ajudá-lo a identificar seus pontos fracos e perceber quais dos seus
hábitos são bons e quais não são.
Mau hábito 1: Isolamento
Se você pensa que quando está em seu ambiente de trabalho o seu objetivo principal é trabalhar, você está…certo! Porém
se você percebe que raramente participa de conversas, reuniões
informais e brincadeiras, algumas consequências indesejadas podem estar
reservadas a você. Você não é obrigado a gostar de todo mundo e nem
todos são obrigados a gostar de você. Porém, ter boas maneiras e uma
disposição para se demonstrar agradável a todos pode lhe permitir uma
carreira longa. Simplesmente pense no quanto seu dia pode mudar
significativamente quando alguém sorri para você. São gestos simples,
como um sorriso, um olhar, um simples “oi” ou um “até mais” que podem
trazer resultados sem precedentes à sua imagem. Participar de atividades
fora do horário de trabalho, como festas, almoços, rodadas de cervejas
nos botecos também trazem excelentes oportunidades de demonstrar
diferentes ângulos de sua personalidade e também, claro, de conhecer
seus colegas de trabalho mais intimamente. Esses pequenos esforços são
talvez os principais em relação a manter relações harmoniosas em seu
trabalho e a criar o que pode ser chamado de “sinergia de grupo”, que é
um ambiente favorável a alta produtividade e que depende da colaboração
de todos os indivíduos.
Mau hábito 2: Evitar tarefas
Se
você percebe que geralmente hesita ou não se sente satisfeito em
iniciar novas atividades ou novos projetos, ou ainda que se empenha
sempre em procurar alguém que possa fazer sua atividade “melhor do que
você”, você pode estar tirando de você mesmo a chance de aprender algo
novo, sem perceber. Claro, às vezes existe alguém que saiba lidar
melhor do que você com certas atividades, mas não confunda “delegar
tarefas” com “evitar tarefas”. Delegar tarefas é uma atividade de
pessoas específicas e capacitadas para isso, ao passo que evitá-las
significa simplesmente não executá-las ou executá-las mediocremente.
Quanto mais trabalho você descarrega, mais pressão você coloca nas
pessoas. Isso não implica em dizer “sim” a qualquer atividade que
apareça, mas mostrar sua vontade de ajudar e capacidade de encontrar
soluções inteligentes e plausíveis, refletindo positivamente sobre você e
sobre sua ética de trabalho. Além de também encorajar outras pessoas a
quererem trabalhar com você ou indicá-lo a projetos importantes no
futuro.
Mau hábito 3: Resistir a mudanças
Na
maioria das vezes as pessoas não se sentem confortáveis diante de
mudanças. Um simples argumento como “Nós fizemos isto dessa maneira por
30 anos” as tornam resistentes a novas ideias. Associado a essa
resistência está um medo imenso das consequências das mudanças. Superar
esses medos às vezes demanda força de vontade: enfrentar algo que faz
você se sentir desconfortável, ansioso ou assustado. As mudanças irão
acontecer com ou sem você, então depende de você se irá fazer parte
delas ou assistirá de camarote. Se você realmente acredita que um novo
método não será efetivo para os objetivos da empresa, expresse suas
preocupações, mas forneça alternativas que possam funcionar tão bem
quanto, ou melhor que o novo método.
Mau hábito 4: Ser negativo, pessimista
Pessoas
viciadas em negativismos são aquelas que exalam pensamentos, palavras e
atitudes negativas. O negativismo pode ser extremamente contagioso e se
espalhar rapidamente num ambiente de trabalho. Entrar no ciclo vicioso
de ser negativo é sempre fácil. Isso pode facilmente se tornar sua
natureza de espírito e começar a fazê-lo pensar, sentir e acreditar que
você não é capaz de enfrentar os desafios que são apresentados a você.
Você pode também recorrer a estratégia de colocar a culpa em fatores
externos ao invés de se analisar pessoalmente. Não há nada capaz de
sugar mais sua energia do que trabalhar com um funcionário vingativo e
pessimista. Um dos hábitos que se deve ter em mente quando tentar
superar o ciclo negativista é focar sempre no lado positivo das coisas. A
vida não é sempre perfeita, as coisas dão errado. Mas mesmo assim, se
você focar toda sua energia no que você aprendeu de uma situação
desagradável, você poderá lidar melhor com ela no futuro. Ser capaz de
aceitar a situação e seguir em frente é fundamental para ter uma
perspectiva positiva.
Mau hábito 5: Promover e participar de “fofocas”
Os
seres humanos podem ser curiosos por natureza, mas não há (ou não deve
haver) uma relação entre estar curioso e criar ou participar de fofocas.
Tente identificar os pontos que o levam a participar de certas
situações. Se você perceber que tende a trazer a vida de outras pessoas
ao foco do assunto durante seu almoço, talvez você deva repensar sobre
suas companhias durante este horário. As conversas com colegas de
trabalho sempre demandam um certo nível de descrição, a fim de proteger a
privacidade das pessoas e respeitar seus limites. Questionar muito
sobre questões pessoais e se intrometer em assuntos particulares pode
fazer as pessoas se sentirem desconfortáveis com sua presença. A menos
que você tenha total certeza que possui liberdade suficiente para isso.
Mau hábito 6: Adiar e depois correr atrás do prejuízo
Algumas
pessoas dizem que funcionam melhor sob pressão, mas a procrastinação se
torna um problema quando começa a comprometer o seu desempenho.
Projetos atrasam, você se estressa e a qualidade do que você faz pode
ser afetada. Alguns hábitos que podem contribuir para o adiamento de
atividades são telefonemas pessoais durante o horário de trabalho,
pausas longas demais, navegar na internet em sites não relacionados ao
trabalho ou mesmo jogando on-line. Quando se aproxima da data de entrega
do projeto, pode até ser que as atividades estejam completas, mas os
resultados são medíocres. A melhor maneira de abolir um mau hábito é
abandoná-lo. Para abandonar a procrastinação você precisará de
dedicação. Organize sua lista de atividades e seu calendário. Procure
melhorar a forma como gerencia seu tempo e se dedique sempre.
Mau hábito 7: Ser desorganizado (e isso inclui sua mesa!)
Se
vários documentos espalhados e desordenados, além de uma pilha gigante
de xícaras, assumiram sua mesa de trabalho, é hora de tomar posse de seu
espaço novamente. Tentar ser produtivo num espaço de trabalho caótico e
tão eficaz quanto tentar caminhar com os pés amarrados. Você faz as
coisas muito mais fácil quando não precisa gastar tempo à procura de
ferramentas, e as coisas ao seu redor não te distraem. Também não é bom
sentir-se reprimido e frustrado com o seu ambiente. Especialistas em
Feng Shui afirmam que seu trabalho representa seu estado de espírito.
Quanto mais limpo e organizado seu ambiente de trabalho estiver, mais
equilibrada e concentrada sua mente estará.
Mau hábito 8: Não compartilhar experiências
Você
tem o hábito de “colocar a mão na massa” e executar alguma atividade ao
invés de ensinar alguém a fazê-la? Sempre faz sem explicar como fez?
Compartilhar seu conhecimento com colegas de trabalho é um hábito
positivo e possibilita a troca de responsabilidades além de promover a
cumplicidade e sinergia da equipe. Reserve algum tempo para mostrar a
alguém como se faz uma atividade que você tem costume de executar.
Permita que façam perguntas até que entendam. Quanto mais os trabalhos
individuais são compartilhados, mais os resultados do grupo são rápidos e
eficazes.
Mau hábito 9: Compartilhar experiências demais
Se
você compartilha informações pessoais, mesmo quando não solicitadas,
provavelmente está compartilhando mais do que devia. As pessoas que
compartilham muitas informações pessoais geralmente compartilham também
seus problemas e acabam criando algum drama sobre eles. O risco de expor
voluntariamente histórias sobre sua vida pessoal é que tais histórias
(ou mesmo você) podem se tornar alvos de chacota no trabalho. Tente
deixar seus problemas pessoais do lado de fora. Quando você estiver no
trabalho, esteja realmente focado no trabalho. Aprenda a transformar
seus problemas pessoais em produtividade para sua vida profissional.
Mau hábito 10: Sempre levar as coisas para o lado pessoal
Às vezes nós interpretamos feedbacks inofensivos
como um ataque pessoal. Não é fácil digerir críticas, mesmo que
profissionais. A intenção é geralmente construtiva e tem o objetivo de
proporcionar amadurecimento no que você faz. Tenha sempre em mente que a
intenção não é humilhar ou ferir seu sentimentos, mas sim para ajudar a
aprender, melhorar pessoal e profissionalmente além de desenvolver sua
carreira.
Grande parte de nossa vida tem sido pré-programada pelo nosso comportamento no
passado, mas isso não significa que não podemos mudar o rumo de nosso
futuro. Apenas poderemos melhorar ou substituir nossas rotinas negativas
por rotinas positivas quando reconhecermos nossos padrões e comportamentos. Como diz Aristóteles: “Nos sómos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é uma atitude, mas sim um hábito.”
baseado no post original de Heather McCulligh: “Bad Habits At Work You Don’t Know You Have.
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