Janeiro 0-, 2012 - 24: 1
Maus Hábitos No Trabalho
Um
profissional é o somatório de sua genética com o que aprendeu na
família, na escola, na comunidade e nas empresas onde trabalhou. Tenho
conhecido muitas pessoas com genética boa, mas com maus hábitos, o que
acaba por prejudicá-las em suas carreiras. São pequenas, mas
desagradáveis atitudes que atrapalham muita gente e que acabam por
desqualificar bons funcionários.
Não
basta ter conhecimentos técnicos ou gerenciais, é necessário APRENDER A
TRABALHAR. Raramente se ensina para alguém como trabalhar e isto
independem da atividade de cada um. Vale para qualquer profissão.
Vejamos alguns hábitos muito ruins e freqüentes em nossos profissionais:
1.
NÃO ANOTAR: em alguns cursos, interrompo a aula e digo para minha
platéia, que não toma nota de nada: “Vocês não estão assistindo a um
show. Isto é um treinamento e quanto mais vocês anotarem, mais vocês
aprenderão. Não adianta ficar de braços cruzados apenas me ouvindo”.
2.
NÃO UTILIZAR AGENDA: fico muito desapontado quando peço algo para uma
pessoa ou quando marco uma reunião e ela não toma nota na agenda. Este
mau hábito demonstra pouco caso com o compromisso assumido e aumenta a
probabilidade do esquecimento.
3.
NÃO OUVIR: hábito deplorável, muito comum em diretores e presidentes.
Quando você fala mais do que ouve, você pára de aprender e fica
obsoleto. Ouvir o que outros falam é uma atitude que demonstra
inteligência e respeito.
4.
NÃO DAR RETORNO: se um profissional não pode atender ao telefone ou
responder imediatamente um e-mail, deve fazê-lo o mais rápido possível,
preferencialmente no mesmo dia. Conheço pessoas que jamais dão retorno.
Você tem que ligar uma segunda vez.
5.
NÃO SER PONTUAL: péssimo hábito, identificador de absoluta falta de
respeito. Há pessoas que SEMPRE se atrasam. Observe a cara ridícula
desta gente quando entra em uma reunião ou em um curso e atrapalha a
todos!
6.
NÃO TER O MÍNIMO DE ETIQUETA – manifestar PRECONCEITOS, RACISMOS,
atender o celular no meio de um curso, manter conversas paralelas em uma
reunião.
7.
NÃO LER NEM ESTUDAR: profissionais que não sabem pesquisar nem ler nem
estudar não são profissionais. São amadores que devem ser imediatamente
descartados. Uma empresa não progride com gente ignorante trabalhando em
sua equipe.
8.
SER DEFINITIVO DEMAIS: é a característica do burro por convicção. Ele
tem opiniões formadas sobre todos os assuntos e jamais se permite
análise crítica. Como “sabe tudo”, não aprende nada e permanece
mergulhado em uma ignorância profunda.
9.
NÃO PERDER A PIADA: são aqueles caras engraçados que fazem todo mundo
rir. Um circo de segunda classe talvez fosse o lugar mais adequado para
esta gente. Ter bom humor é fundamental, mas estar sempre rindo e
contando piadas (especialmente se for para debochar dos colegas ou da
própria empresa) é característica de alguma patologia que mereceria ser
investigada por um psiquiatra.
10.
NÃO SE PREPARAR PARA UMA REUNIÃO: são profissionais que vão para
reuniões e para cursos “de mãos abanando”, sem qualquer tipo de preparo.
Atitude deplorável, que prejudica a produtividade das atividades e
atrapalha o grupo.
11.
PROCRASTINAR: o popular “empurrar com a barriga”. São os preguiçosos
que sempre deixam algo para amanhã. Não fazem nada rápido e não tem
senso de urgência.
12.
SER ADEPTO DE FOFOCAS: expor a própria vida privada e a dos outros. A
fofoca, embora possa parecer inofensiva, tem efeitos muito nocivos na
produtividade e no ambiente de trabalho.
13.
NÃO TER A VIDA FINANCEIRA ORGANIZADA: aquela velha máxima de deixar os
problemas pessoais “atrás da porta” quando se entra no trabalho não
funciona. Quem tem a vida financeira e pessoal desorganizada é um
profissional de segunda linha, que frequentemente perde o foco e a
capacidade de concentração no trabalho.
14.
NÃO CUIDAR DA SAÚDE: noitadas, excesso de peso e falta de preparo
físico não prejudicam apenas atletas, prejudicam qualquer profissional.
Em um corpo cansado ou doente não existe lugar para o aprendizado e para
a produção de boas atividades. Pessoas que fumam têm este problema.
Simples assim!
15.
NÃO CUMPRIR COMPROMISSOS: se você precisa entregar um trabalho em uma
data definida, você deve entregar, nada menos do que isto. Não cumprir
prazos é fatal para um profissional. Não tem tempo? Não gosto e não
quero ouvir esta desculpa “furada”. Se não há tempo durante o horário
normal, faça de madrugada, mas faça!
Ensinar
a trabalhar! Talvez seja a peça que está faltando no currículo das
escolas e dos MBAs, no treinamento das empresas e nas conversas entre
pais e filhos.
Paulo Ricardo Mubarack (Consultor de Gestão, Qualidade, Administração de Pessoas, RH, ISO 9001 e autor do livro “Empresas nuas”).
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