quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Você está comprometido?

Você está comprometido? 
Por Edmar Oneda*
Uma busca constante do ser humano é por estabilidade e segurança - ter a casa própria, a poupança, o emprego e outras coisas que dêem a sensação de estar "garantido" na vida. Hoje, convido você a refletir sobre uma outra forma de segurança: o auto desenvolvimento.

Como o nome diz, "auto" é tudo o que vem de nós mesmos. Se aprendemos sozinhos, somos autodidatas; se trabalhamos por conta própria, somos autônomos; se temos fé em nós mesmos, somos autoconfiantes. 

Nos anos 80 e 90, muitas empresas começaram a dar incentivos para que seus funcionários se mantivessem atualizados. Passaram a pagar cursos de graduação, especialização, idiomas e outros. Evidentemente, ao fazer isso estavam também beneficiando a si próprias, pois, para ter competitividade, é preciso investir em tecnologia e capital intelectual.

Como todo ser humano tem a tendência de manter-se em sua zona de conforto, muitas pessoas habituaram-se a esperar que sua empresa tome a iniciativa de treiná-las e reciclá-las. Hoje, porém, a realidade das organizações é diferente do que era anos atrás, e elas buscam incentivar os funcionários a investir em sua própria atualização. Aliás, não só incentivam como principalmente valorizam os profissionais que tomam a inciativa de desenvolver-se.

Ainda assim, muitos profissionais resistem a assumir a responsabilidade pelo seu próprio crescimento. Acham que as empresas têm de ajudá-los até mesmo em questões básicas como falar bem, escrever corretamente ou fazer um bom atendimento. O que eles não percebem é que precisam desenvolver certas competências por conta própria, já que é para suprir um déficit próprio.

Se você é um desses profissionais que nada fazem sem a ajuda da empresa, ora, meu amigo, está na hora de abrir sua mente e seu coração para o mundo do conhecimento. Não fique esperando que lhe coloquem uma corda no pescoço para você se atualizar! O mercado oferece uma grande variedade de cursos que proporcionam aprimoramento não só nas questões do trabalho, mas também o desenvolvimento do ser humano. Cursos das áreas de filosofia, comunicação e expressão, por exemplo, ajudam você a se conhecer mais e interagir melhor com o mundo à sua volta. Seus benefícios se refletem em todas as áreas da vida, inclusive a profissional.

Então desperte sua criatividade, exercite o seu lado direito do cérebro, crie seus diferenciais. Seja o protagonista de sua história.

Edmar Oneda - coach de vida e sócio fundador da Academia do Palestrante.
Envie comentários deste artigo para  edmar@academiadopalestrante.com.br

Nenhum comentário: