A importância das emoções negativas
Falar de emoções negativas é falar de algo que cada um à sua maneira tende a evitar. Emoções como a tristeza, o medo ou a incerteza ninguém gosta de sentir. Aliás, enquanto crescemos somos muitas vezes ensinados a esconder esses sentimentos e até a contrariá-los. Por outras palavras, ninguém nos ensina a lidar com eles. E o facto é que saber lidar com as emoções negativas pode ser uma ajuda enorme, na medida em que as podemos utilizar como um trampolim, para saltarmos para o estado que realmente queremos e para a vida que desejamos. Sejamos sinceros, por mais que o evitemos, vamos acabar sempre por experimentar este tipo de sensações. É inevitável… A questão é o que fazer com elas.
Num processo de Coaching, o coach deve promover no coachee o entendimento de que uma emoção negativa, por mais dura que possa ser, é um sinal de alerta para algo que está em falta, muitas vezes valores vitais que não estão a ser vividos. Se começarmos por perceber o que nos falta, ou seja, o que é importante para nós, estaremos a dar o primeiro passo para transformar um estado negativo, num positivo. Estaremos a trocar problemas por objetivos que valem a pena alcançar e que nos motivam a agir. Talvez não tenhamos de passar a vida a fugir das emoções negativas, se lhes reconhecermos a capacidade de nos alertarem, de nos fazerem parar, para perceber o que nos faz sorrir.

Ana Pinto | Comunicação de ciência, gestão do Projeto Pequenos Arqueólogos na empresa Atalaia Plural, Coaching e Empreendedorismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário