domingo, 9 de dezembro de 2012

“Afinal, o que é insight?”


Afinal, o que é insight?

31.03.20093
ca_eureka
Insight = entendimento, percepção profunda. 
Fui pesquisar sobre o termo e encontrei um trecho do livro “An Introduction to the Philosophy of Bernard Lonergan” aqui. A tradução não está muito clara (português do Manuel), mas dá pra entender o contexto.
(…) O processo pelo qual chegamos a conhecer a verdade sobre o mundo consiste numa repetição uma e outra vez de três passos: experiência, entendimento e julgamento. A experiência apenas nos dá bocados descoordenados de dados; o entendimento capta por insight a unidade inteligível presente nesses bocados, elaborando uma teoria que sirva para eles; no julgamento, por meio do qual a realidade é conhecida, afirmamos que a teoria é verdadeira e que o estado de relações postulado corresponde ao caso ocorrido, verificando ou não o julgamento, tipicamente recorrendo a um novo apelo aos dados.(…)
Ou seja, o insight é como se fosse aquele incômodo, a intuição, a luz no fim do túnel. Depois de captar as informações de um todo descoordenado, a próxima etapa é o julgamento - o teste da teoria realizada na 2ª etapa.
Em psicologia, insight é o momento da tomada de consciência do paciente sobre si próprio.
Muito usado na publicidade, a palavra pode ser ilustrada através da famosa lâmpada acesa. É o caminho para a ideia. A inspiração. Mais ou menos quando você passa uns três dias num brainstorm medíocre e, nos cinco minutos do segundo tempo, algo toma o seu ser repentinamente. Aí você lança aquele “Já sei!” pra sala inteira ouvir. Logo seu balãozinho de pensamento invade a atmosfera criativa - Leões, iates e mulheres. Nesse momento mágico, seu Diretor de Criação (um cara sensato) rebate com uma análise fria e prática:”bom insight, estamos no caminho. Mas ainda falta a ideia.”
E para você, o que é insight?

Responses to “Afinal, o que é insight?”

Nenhum comentário: