Competências
Como elaborar rotas de vendas inteligentes
Por César Frazão
Edição 12/2012
Todos sabem dos muitos problemas enfrentados pelos vendedores. Trânsito pesado, congestionamentos cada vez piores, desastres naturais, enchentes, acidentes e o preço do combustível cada vez maior, beirando o insuportável.
Tudo isso torna vital um bom planejamento para um roteiro de vendas eficientes. A seguir, algumas dicas para a elaboração de uma rota de vendas produtiva.
- Conheça os horários de preferência de seus clientes. Dos seus clientes! Não os seus, ok? Tem cliente que prefere receber o vendedor bem cedinho e outros no final do expediente. Verifique com seus clientes quais são as preferências
- Procure colocar os clientes que se encontram em locais de congestionamentos nos horários intermediários, entre os horários de pico, se for possível.
- Para prospecção de novos clientes, certifique-se da atualização dos endereços e contatos para evitar perder a viagem.
- Tenha sempre em mãos um plano B para o caso de seu cliente, naquela rota, não estar no horário planejado.
- Agende suas visitas sempre que possível, para evitar dar com a cara na porta.
- Trabalhe por setores ou por bairro. Atender um cliente na zona sul e outro na zona norte pode ser muita perda de tempo, dependendo do caso.
O foco deve ser sempre evitar a perda de tempo. Agendar visitas sempre ajuda a otimizar o tempo de uma rota de vendas. Justamente aí começa a grande dificuldade, pois raramente as pessoas querem ou têm tempo para atender os vendedores. O vendedor fica em uma verdadeira encruzilhada, se for direto, sem marcar hora, não é atendido ou, se ligar, não consegue agendar a visita.
Grande parte dos vendedores fracassa no agendamento porque tenta vender o produto por telefone antes de vender a entrevista. Não tente vender o produto ou serviço ao cliente e sim a entrevista, a reunião. Chamo isso de “a venda antes da venda”. Venda a ideia da necessidade de seu cliente atendê-lo e não o produto em si, pois o objetivo é agendar. Deixe para iniciar a venda somente quando estiver à frente do cliente.
Uma dica boa é usar a técnica da hora quebrada, assim: quando agendar um horário com o cliente, nunca marque em uma hora cheia, isto é, onze horas, dez horas, dez e meia, pois na cabeça do cliente você irá tomar uma hora do tempo dele e ele não aceitará a visita. Então, marque horários quebrados como: nove e quarenta, oito e trinta e cinco, na imaginação do cliente você irá tomar do tempo dele de 20 a 25 minutos.
Isso não significa que sua entrevista terá que acabar após esse tempo. A duração será determinada pelo clima da conversa. Mas passa a impressão de maior objetividade e organização do tempo, além de aumentar a credibilidade.
Resumindo, organização, planejamento, foco na administração do tempo e trânsito devem ser levados em consideração para a melhor otimização de uma boa rota de vendas.
Boas Vendas e Sucesso!
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