segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O hábito da excelência


O hábito da excelência


O hábito da excelênciaDois grandes obstáculos mantêm milhões de pessoas presas ao holocausto do fracasso. O mais notável deles é o conformismo, popularmente conhecido como a síndrome de Gabriela, cujo comportamento é: "eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim... Gabriela...". Longe de ser contra o progresso; apenas não queremos mudar a nós mesmos. A segunda coisa é o pernicioso hábito de se fazer de vítima ou de terceirizar a culpa por nossos erros e fracassos.
A nossa vida somente muda quando incorporamos novos hábitos. Se desejamos ardentemente o sucesso, a grande notícia é que não precisamos vencer os outros, basta vencermos a nós mesmos. O notável filósofo grego Aristóteles (384-322 A.C.) advertiu que "nós somos aquilo que fazemos repetidas vezes, repetidamente. A excelência, portanto não é um feito, mas um hábito." Sendo assim, temos duas decisões a tomar:

. Incorporar novos hábitos que nos façam evoluir.
. Abandonar velhos hábitos que vêm atrasando a nossa vida.
Seja alguém que você quer se tornar. Viver em estado de excelência requer um processo de melhoria contínua. Quem quer se tornar uma pessoa melhor e um profissional reconhecido, deve responder constantemente a si mesmo as três inquietantes perguntas:

1- O que eu preciso começar a fazer?
2- O que eu preciso parar de fazer?
3- O que eu preciso aprender a fazer?
Superada a fase do diagnóstico, o que vai fazer a diferença é fazerPara a maioria das pessoas não faltam informações sobre o que devem fazer, falta é FAZER!!! Pois, sabe-se que "saber e não fazer equivale a ainda não saber".
Soeli de Oliveira é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação. E-mail:soeli@sinos.net - Novo Hamburgo - RS.

Nenhum comentário: