sábado, 15 de dezembro de 2012

Motivação Gigantes da Motivação Por Karina MagolboEdição 12/2012


Motivação

Gigantes da Motivação

Por Karina Magolbo
Edição 12/2012
Gigantes da Motivação
"Se você quer construir um navio, não reúna as pessoas para as tarefas e trabalhos; ensine-as a almejar a infinita imensidão do mar."
Antoine de Saint-Exupery
A forma como cada um encara a vida, tanto pessoal como profissional, interfere diretamente nas experiências vivenciadas e nos resultados alcançados.
Embora a felicidade não seja um estado permanente, ela pode ser buscada ao darmos atenção às diferentes esferas que compõe nossa existência. Pensando nisso, os hindus desenvolveram um sistema de autoavaliação chamado Roda da Vida.
Este sistema é composto por um círculo com divisões. Em cada uma delas é definida uma esfera da vida considerada fundamental para a conquista do equilíbrio pessoal: Equilíbrio Emocional, Realização e Propósito, Recursos Financeiros, Contribuição Social, Família, Desenvolvimento Amoroso, Vida Social, Criatividade, Hobbiers & Diversão, Plenitude e Felicidade, Espiritualidade, Saúde e Disposição e Desenvolvimento Intelectual.
A ideia é que as pessoas façam reflexões periódicas sobre a atenção dispensada a cada uma destas áreas e desenvolvam um plano de ação para melhorar o que não está satisfatório.
Baseados na Roda da Vida, convidamos 10 renomados especialistas para darem dicas para você fazer uma reflexão e começar 2013 muito mais motivado.

Equilíbrio Emocional

5 dicas para Manter o Equilíbrio Emocional em 2013

Por Roberto Shinyashiki
  1. Procure fazer algumas pausas durante o dia: “eu tento dormir, sempre que possível, 30 minutos após o almoço”. Isso ajuda a relaxar, além de aumentar sua concentração;
  2. Contrate pessoas competentes para trabalhar junto com você: gente incompetente tira qualquer um do sério e se preocupar com eles pode tirá-lo do seu equilíbrio;
  3. Seja organizado: a desorganização desgasta a nossa paz espiritual;
  4. Tenha um mentor que já tenha conquistado o que você quer conquistar, os campeões vão ensiná-lo caminho para ser também ser campeão;
  5. Reze todos os dias, pois pessoas espiritualizadas mantêm a confiança na vida.
Roberto Shinyashiki é formado como médico psiquiatra, mas fez pós-graduação em Administração de Empresas (MBA-USP), é doutor pela Faculdade de Administração da Universidade de São Paulo. Conferencista de renome internacional, já se apresentou para todos os tipos de plateias, como equipes nacionais de esportes, entidades privadas, convenções empresariais, ambientes acadêmicos e megaeventos. É autor de vários livros, entre eles Heróis de VerdadeO Sucesso É Ser FelizSem Medo de VencerAmar Pode Dar CertoO Poder da SoluçãoA Carícia Essencial e Tudo ou Nada, que já venderam mais de 6,5 milhões de exemplares no Brasil, na América Latina, na Europa e no Japão.

Realização e propósito

Qual é o seu objetivo?

Por Prof. Gretz
Qual é o seu objetivo? Essa pergunta não cabe apenas em situações de trabalho. É importante em todas as dimensões da vida. As crianças costumam ouvir: “o que você quer ser quando crescer?” Mas depois, tendo alcançado ou não o que queriam, muitos se esquecem daquela saudável pergunta. Digo “saudável” porque, tendo um objetivo, é muito maior a chance de realização pessoal e profissional.
Pergunte a si mesmo: Qual o seu sonho de vida? Não importa a sua idade hoje. Assuma a direção do seu futuro. Por que deixá-lo ao acaso? Cultivar um sonho de vida não é adotar um modelo de sucesso ou seguir passos de outra pessoa. É tornar sua vida melhor desde agora. Inclusive ajudar outras pessoas a realizarem seus sonhos também.
Quando você tem um grande propósito, suas pequenas decisões vão todas na mesma direção. Em tudo o que fizer no dia a dia, pense no objetivo, por menor que ele seja. Uma grande caminhada se faz a cada passo. Realizações que têm um propósito valem muito mais, porque têm rumo certo.
Prof. Gretz – Conferencista em todo o Brasil e em eventos internacionais, como a IV expo BUSINESS, no Japão, e na expo BUSINESS America – Brazilian Trade Show, na cidade de Boston, EUA. Tetracampeão do Prêmio Top of Mind Estadão – RH na categoria Palestrante do Ano. Autor de 13 livros, entre eles É Óbvio - Qualidade Real ao Alcance de Todos,  Viabilizando Talentos - Como Semear o Crescimento Pessoal e Profissional, O Prefeito de Jerusalém - Segredos de Neemias para os Líderes de Hoje, Vida Com Qualidade - Muitos querem, poucos conseguem, O Líder dos Líderes, A Força do Entusiasmo - Use a fonte de Energia que existe dentro de você, Voando como a Águia - A inteligência espiritual como fator de mudança.

Recursos Financeiros

Faça sua comissão durar mais que o Natal

Por Mauro Calil
A chegada de dezembro é muito comemorada pelos vendedores, Afinal, é um dos meses do ano em que, por venderem mais, ganham mais comissões.
Assim como aumentam os ganhos com as vendas, as despesas também seguem o mesmo caminho. Uma planilha de gastos e planejamento, além de ser eficiente, pode também ser o início de um futuro tranquilo. Estabelecer metas a curto, médio e longo prazo também contribuem para evitarmos os gastos desnecessários e auxiliam a decidir qual o melhor investimento. A dica é separar parte das comissões para os investimentos, como por exemplo, os fundos imobiliários, que são acessíveis aos vendedores e possuem boa sofisticação. Inicialmente, a educação financeira é o primeiro passo e o melhor investimento.
Primeiro, temos que aprender a fazer dinheiro com o trabalho. Depois antevemos os gastos e planejamos de forma inteligente as despesas. Em seguida, salvamos, poupamos o dinheiro e investimos. Por fim, turbinamos esse investimento, tornando o enriquecimento rápido e constante. Isso está ao alcance de todos.
Mauro Calil é palestrante, educador financeiro, fundador da Academia do Dinheiro, e autor dos livrosSepare uma verba para ser feliz e A receita do bolo.

Contribuição Social

Motivação Intrínseca

Por Claudiney Fullmann
Não vamos tratar do tributo compulsório que a União cria para custear os serviços de assistência e previdência social, como aconteceu com a CPMF. 
Falemos da contribuição do vendedor para valorização da sociedade, do respeito às pessoas e da ampliação da felicidade dos indivíduos. Durante sua atividade profissional o foco não está na comissão sobre a venda efetuada. Todo o ambiente criado no instante da venda é muito mais nobre do que isto, é sua motivação intrínseca.
Quantas vezes vendedores e vendedoras realizam sonhos dos compradores e compradoras? Não importa se são crianças ou idosos; compra é uma euforia psicológica, principalmente se vier a satisfazer um desejo curtido por algum tempo. O gesto do vendedor, no momento da entrega do objeto comprado, emana fluidos positivos da sua contribuição. É uma relação única de momentos de felicidade, tanto para quem entrega, quanto para quem recebe, emoldurados por sorrisos sinceros.
Além dos parâmetros racionais de técnicas e estratégias, deve haver uma aura emocional para que ocorra a contribuição social do amor ao próximo.
Claudiney Fullmann é consultor em estratégias empresariais, palestrante, mentor de executivos e engenheiro industrial especializado em qualidade, produtividade e desenvolvimento de executivos. É diretor-presidente da Educator e autor do livro O trabalho: mais resultado com menos esforço/custo. Visite o site: www.fullmann.com.br – E-mail: fullmann@aeducator.com.br

Família e Desenvolvimento Amoroso

10 dicas para fortalecer seus relacionamentos

Por Marcia Luz
Somos ilhas, afinal nascemos e morremos sozinhos. No entanto, não fomos feitos para permanecermos na solidão. Nosso desafio nesta vida é nos tornarmos seres humanos melhores e só existe uma forma de fazer isso: construindo relações de intimidade, o que implica num compartilhamento completo e irrestrito do EU.
Só as pessoas com quem estabelecemos intimidade são capazes de nos fornecer os espelhos necessários para nos conhecermos e crescermos.
Mas construir relações de intimidade exige empenho e dedicação. O mundo está cheio de pessoas morando juntas, porém sozinhas. Veja então algumas dicas para fortalecer seus relacionamentos:
  1. Comprometa-se a passar 24 horas sem reclamar. Reclamações envenenam relacionamentos e em sua maioria são insignificantes, mostrando ingratidão.
  2. Elogie quem compartilha a vida com você pelo menos uma vez por semana. Nada incentiva mais as pessoas a darem o melhor de si mesmas do que a valorização. Quando foi a última vez que você olhou com reverência para seu ser amado?
  3. Planeje em sua agenda o “tempo livre” para ficar com as pessoas que ama.Relacionamentos necessitam de tempo livre para florescer. As coisas mais importantes da vida raramente são urgentes e acabam sendo preteridas. Reserve data e hora para dedicar-se às pessoas que ama, garantindo que estes momentos ocorrerão.
  4. Ouça as opiniões do outro com respeito e apresente seus argumentos com serenidade.Esteja aberto para novas ideias.
  5. Descarte a ilusão de que todos os problemas podem ser resolvidos. Relacionamentos têm problemas e alguns insolúveis. O que fazer? Reconheça-os, encontre maneiras de se adaptar a eles e, com o tempo, aprenda a achar graça deles.
  6. Evite julgamentos. Antes de abrir a boca, pergunte-se: será que o que vou dizer vai ajudar essa pessoa a se tornar melhor? Pouco importa o passado de uma pessoa; ajude-a a construir seu futuro.
  7. Revele e descubra os sonhos um do outro. Sonhos trazem clareza e foco aos relacionamentos.
  8. Compartilhe seus sentimentos. Isso demonstra confiança no outro, permite que ele lhe conheça melhor e ainda pode fornecer à você um alívio poderoso.
  9. Aprenda a pedir ajuda. Não espere que o outro adivinhe. A capacidade de reconhecer que precisa de ajuda, que tem medo ou que errou é sinal de grande maturidade.
  10. Riam juntos das próprias gafes. O humor pode ser libertador, sobretudo em momentos de pressão ou crise. O riso é uma válvula de escape contra o estresse.
Ao construir relações de intimidade você se transforma num ser humano melhor, numa ilha mais bonita. Ótimos relacionamentos pertencem àqueles que decidem se esforçar e fazem deles uma prioridade.
Foto - Marcia Luz - Psicóloga, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. É professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena,Construindo um Futuro de Sucesso e Agora é pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI (Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF (International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda.

Vida Social – Criatividade, Hobbies e Diversão

Seis razões para investir na vida social e em criatividade, hobbies e diversão em 2013

Por Leila Navarro
  1. Reflita e adote como estilo de vida um novo comportamento: tudo o que você investir para o seu bem-estar, para que o fortaleça e o faça crescer, volta para você em dobro e, aí, as pessoas ao seu redor também serão beneficiadas com “os seus ganhos”.
  2. Em 2013 simplifique a vida! Adote a Lei do Minimalismo, o que representa mais qualidade de vida e menos consumismo. Você pode fazer coisas extraordinárias com muito pouco!
  3. No início dos tempos Deus criou Adão e, em seguida, Eva, porque viu que o homem não poderia viver bem sozinho. Seja sempre o seu melhor amigo, mas priorize manter bons relacionamentos, ter vida social ativa, encontrar amigos e familiares para conversar, rir e relembrar coisas. Isso faz um bem enorme!
  4. Seja criativo nas pequenas coisas do seu dia a dia. Transforme situações comuns em algo inusitado. Invente, recrie, experimente e faça coisas diferentes! Surpreenda a si mesmo.
  5. Encare o seu trabalho como um “espaço” para você se divertir. Seja qual for a sua área de atuação é importante que tenha prazer em dedicar a maior parte do seu tempo em algo que tenha relevância para você.
  6. Ame. Respeite o próximo, seja generoso, comprometido e solidário!
Foto - Leila Navarro é palestrante motivacional com reconhecimento no Brasil e no Exterior. Autora de 14 livros, entre eles, Talento para ser FelizTalento à prova de criseA vida não precisa ser tão complicada e, mais recentemente, O poder da superação e Obrigado, equipe. Saiba mais nowww.leilanavarro.com.br

Plenitude e Felicidade

Dez dicas para alcançar a plenitude e a felicidade em 2013

Por Prof. Heinz
  1. Tenha sonhos: é o primeiro passo para chegar onde quer.
  2. Aprenda com o passado: visualize o futuro, mas, principalmente, coloque toda a inteligência e sua força no presente;
  3. Tenha foco no que é importante para sua felidade: faça uma lista de coisas que o deixam feliz e procure faze-las;
  4. Simplifique sua vida: ás vezes menos é mais. É muito fácil nos tornarmos escravos do que conquistamos;
  5. Aceite as diferenças: lembre que as pessoas são diferentes e que não podemos mudá-las. Portanto, procure não julgar ninguém. Você não precisa concordar com todo mundo, mas pode respeitar;
  6. Pergunte o que não souber:  lembre que a humildade é sempre apreciada e é perguntando que se aprende e cresce;
  7. Tenha admiração por alguém: eleja um modelo ou referência. Mas cuidado para não confundir com inveja, inimiga mortal da felidade;
  8. Reconheça seus pontos fortes: fortaleça-os ainda mais, acredite sempre em si e siga em frente;
  9. Seja grato: a Deus e a vida.
  10. Ame.
Prof. Heinz tem 24 anos de experiência como profissional de RH, é empresário, consultor e instrutor. Palestrante nas áreas de motivação, vendas e liderança, diretor da Alfa Educação Corporativa e autor do livro Atitudes de resultado e dos DVDs Atitudes de resultado e Atitudes do vendedor campeão. Site: www.heinz.adm.br E-mail: contato@heinz.adm.br

Espiritualidade

7 dicas extraordinárias para ter sucesso e ser feliz

Por Daniel Godri
  1. Ame a si mesmo – Aumente sua autoestima, cuide mais de você, invista em você, invista na sua saúde física, invista na sua formação profissional e intelectual. Acredite em você. Acredite que você é uma obra prima do Criador. Você nasceu para vencer e para ajudar este mundo a ser pelo menos um pouco melhor.
  2. Ame a sua família – Por mais difícil que seja, ame sua família, é ela que será seu porto seguro de partida e porto seguro de chegada, dedique tempo e atenção a sua família, ame e permita-se ser amado. É na família onde podemos renovar nossas forças e é lá na família que descobrimos o quanto somos necessários e importantes uns para os outros.
  3. Ame seus amigos – Lembre-se de seus amigos, os que você conquistou recentemente e os que você conquistou há muito tempo, eles são ótimos para partilhar suas alegrias e suas dores. Os amigos depois da família são aqueles que mais aceitam você do jeito que você é, são aqueles que torcem sempre por seu sucesso e querem que você consiga o melhor de você.
  4. Ame seu trabalho – Por mais simples que seja seu trabalho, ame-o. Lembre que é o trabalho que dignifica o ser humano. É o trabalho digno que fará você ter realizações pessoal e profissional. Com o teu trabalho você pode ajudar muitas pessoas e melhor ainda, o seu trabalho ajudará a alcançar também o seu sucesso e a sua prosperidade. Porém, sempre que possível aproveite o domingo para recarregar suas baterias e lembre que o trabalho foi feito para o ser humano, não o ser humano para o trabalho.
  5. Ame o seu país – Ame o Brasil, ame seu país. Ninguém jamais conseguiu realizar o seu melhor num país onde não se acredita. Acredite no Brasil. Nunca confunda política com nação. O Brasil é muito maior e muito melhor do que todos as mazelas conhecidas. Transforme-se num fervoroso defensor de sua pátria, descubra as grandes oportunidades que o Brasil oferece.
  6. Ame a Deus – Embora todos nós sejamos finitos, temos mais do que nunca que acreditar no infinito. Acredite no criador de todas as coisas. Acredite no Deus que pode e quer fazer você ser feliz. Acredite no Deus do perdão, no Deus da misericórdia. Acredite no Deus que conhece suas dores, suas angústias, seus medos e suas aflições. Acredite no Deus que pode tirar você do fundo do poço. Acredite no Deus que quer lhe ensinar como chegar ao topo. Acredite no Deus que quer fazer você chegar onde seus mais ousados sonhos jamais imaginaram. Acredite no Deus que é o médico e o remédio, acredite no Deus do impossível. Ou seja, aumente sua fé.  E só para concluir...
  7. Ame ao Deus verdadeiro, ame a Deus verdadeiramente – Fique alerta para com o modismo que tenta nos convencer que tudo é a mesma coisa, que  todos os caminhos levam ao mesmo lugar e que tudo é Deus. Claro que nem tudo é igual e muito menos que todos os caminhos levam ao Deus verdadeiro. Deixe-me dar um exemplo: Imagine que sua meta é chegar a Belém do Pará, no norte do Brasil e com uma boa conversa conseguem convencer você a pegar um voo que vai para Porto Alegre no sul do Brasil. Observe que o  avião é igual, a companhia aérea pode até ser a mesma, observe que os tripulantes são parecidos, mas com certeza você não chegará a Belém do Pará e sim acabará chegando ao destino oposto de onde  você queria ir.Então permita-me lembrar algumas verdades: EU NÃO SOU DEUS , VOCÊ NÃO É DEUS,SUA FAMILIA NÃO É DEUS, SEUS AMIGOS NÃO SÃO DEUS, SEU TRABALHO NÃO É DEUS, SEU PAÍS NÃO É DEUS .Deus é maior e melhor do que tudo que podemos imaginar ou criar.Deus é maior que o próprio universo,por isso temos que amá-lo acima de todas as coisas. Então meu amigo, minha amiga, alegre-se ,rejubile, cante, sinta-se profundamente amado, mas não pouco amado não, sinta-se muito, mas muito amado mesmo, sabe por quê? Por que conforme nos ensinou Jesus Cristo, o Deus verdadeiro é amor, então a coisa mais simples e extraordinária  que podemos fazer para ser feliz  é seguir as orientações do próprio  Jesus Cristo e amá-lo verdadeiramente.
Daniel Godri - Palestrante motivacional. Coapresentador do Programa Desenvolvendo Talentos na TV Canção Nova e TV Século 21. Autor dos livros Conquistar e Manter Clientes e Sou Alguém Muito Especial. Autor mais de 50 vídeos sobre motivação e vendas. www.godri.com.br

Saúde e Disposição

5 dicas para ter mais saúde e disposição em 2013

Por Tom Coelho
  1. Repouso - Procure descansar bem, mantendo regularidade no horário de dormir e no número de horas de sono.
  2. Alimentação - Cultive o hábito de tomar um bom café da manhã, almoço e jantar, intercalando estas refeições principais com pequenos lanches de modo a não ficar mais do que três horas em jejum.
  3. Atividade física - Exercite-se ao menos três vezes por semana por, no mínimo, 30 minutos. Escolha uma atividade que lhe seja prazerosa para que tenha regularidade.
  4. Gerencie sua energia - Faça pausas estratégicas de apenas 30 segundos a cada meia hora, e pausas essenciais de dois a cinco minutos no meio da manhã e à tarde para aumentar sua energia e concentração.
  5. Administre a transição de seu ambiente profissional para o familiar - Ao chegar em casa, estabeleça uma zona intermediária de até 15 minutos, cumprimentando carinhosamente seus familiares com até 25 palavras. Desacelere. Tome um banho, troque suas roupas, beba algo. Situações de conflito e argumentos prejudiciais começam ou se intensificam nos primeiros minutos após o regresso ao lar.
Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 países. É autor deSomos Maus Amantes – Reflexões sobre carreira, liderança e comportamento, Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional e coautor de outras cinco obras. Contatos através do e-mailtomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.

Desenvolvimento Intelectual

6 dicas para aprimorar o desenvolvimento intelectual em 2013

Por Maurício Gois
Como aprimorar seu desenvolvimento intelectual? Vejamos seis dicas essenciais:
  1. Transforme saberes em saber. Saberes é o que já “está sabido” e é só você ir atrás, é o que o mercado já sabe; saber é o que você precisa saber do que já está nos saberes.
  2. Tenha espírito de análise e síntese. Exemplo: Olhe para a árvore e enxergue a floresta e, depois, olhe para a floresta e enxergue a árvore. Em 2013 terá mais resultados quem olhar para uma simples gota de água e ver um mar de oportunidades. E também para quem olhar para o oceano de concorrência e ver a “sua” gota de chance.
  3. Aceite que o intelecto se alimenta de ideias. Mas entenda que as ideias se alimentam das palavras. Então, o velho segredo para 2013 é você aplicar o método LIR (Ler, Interpretar e Resenhar), pois o velho adágio que valia em 1932 ainda vale em 2013: “Quem não lê, mal fala, mal ouve e mal vê”.
  4. Faça do Google uma das colunas de seu desenvolvimento intelectual, mas: entenda que ele é referência de citação, não de autenticidade. É preciso ir atrás para conferir originalidade e veracidade do que você vê lá.
  5. Transforme seu desenvolvimento intelectual em sabedoria intelectual. Estamos voltando à Era da Experiência, pois até agora se valorizou muito a Competência. Muitas empresas estão contratando pessoas mais velhas, porque o intelecto desenvolvido tem mais sabedoria.
  6. Use o que você já sabe para gerenciar as incertezas. Como será 2013? O mesmo que foi 2012: Incertezas. É preciso gerenciá-las usando as cinco dicas anteriores. Fortaleça ainda mais seu desenvolvimento intelectual.
Maurício Góis é empresário, palestrante, autor e estrategista. Apontado no meio empresarial como um dos palestrantes de maior conteúdo e um dos mais criativos pensadores da área de business. É consultor filiado ao IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização desde 1983. Ficou conhecido nacionalmente como autor da obra Chefia e Liderança da IOB- Informações Objetivas, umbestseller na área por quase uma década. www.mauriciogois.com.br
Visite a loja www.editoraquantum.com.br que hoje é destaque no que diz respeito a produtos que colaboram com o crescimento profissional.
São revistas, áudios, vídeos, livros, newsletters, eventos e treinamentos voltados para um público vasto de iniciantes, veteranos, gerentes e líderes – todos focados no mesmo objetivo.

Autor(a):
Karina Magolbo
Karina Magolbo

Nenhum comentário: