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Vender bem dá trabalho! Fernando Lucena Trabalhosa é a rotina de quem tem a sincera intenção de satisfazer clientes e oferecer soluções, em vez de simplesmente vender produtos. Com certeza, é muito mais simples você esperar o cliente comprar do que tentar vender, superando resistências e objeções. O único problema é que, como atualmente existem mais opções para se adquirir algo, você corre o risco de ficar esperando – e sentado! Demonstrar para seus clientes segurança e preparo no atendimento, estando pronto para responder seus questionamentos, agrada e transmite confiança. Entretanto, isso exige uma constante atualização e busca de aprimoramento. E isso dá trabalho! Ou seja, na prática, ou você se torna diferente para o seu cliente ou ele se torna indiferentecom você. E, quando os clientes entram na sua loja, a pior coisa que você pode fazer é falar, nem que seja indiretamente: “Prezados clientes, marquem hora ou se organizem em fila para que eu possa atendê-los”. Estranho, não é? Pareceria até grosseiro de sua parte. No entanto, como atender mais de um cliente bem na mesma hora? Essa é uma questão de técnica e foco. O Grupo Friedman tem duas técnicas para essa situação:
Certas vezes, temos de nos desvencilhar de determinados clientes, não para ficar “livres deles e descansar”, mas para poder atender outros. Afinal, sempre precisamos aumentar nossa base de novos clientes, ao mesmo tempo em que mantemos os antigos. Mais uma vez, lance mão da técnica do passe ou do contrato verbal. É claro que é fundamental haver um treinamento (ensaio) prévio para que toda a equipe esteja bem orquestrada e os clientes não se sintam jogados de mão em mão. Além do que, se são tantos clientes, um atrás do outro, a ponto de não dar tempo nem de comer ou respirar, você tem um ótimo problema! Conheço outros vendedores e lojas que adorariam “ter esse problema”. Costumo dizer que, para padres, médicos e vendedores, é sempre hora de atender quem precisa! |
sábado, 15 de dezembro de 2012
Vender bem dá trabalho! Fernando Lucena
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