quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

liderança e a capacidade de influenciar pessoas




Avatar of admin
Administrador - já publicou 143 artigo(s) no blog Recursos Humanos.

Os artigos publicados pelo Administrador são de autores não cadastrados na Rede O Gerente. Veja no final do artigo os dados do autor. 

Divulgue este artigo nas redes sociais:
Liderança é a capacidade de influenciar um grupo de pessoas a seguir um caminho em direção à conquista de determinados objetivos. Com isso, a liderança se tornou algo essencial dentro das empresas. Os líderes assumem um papel importantíssimo nos processos diários das Organizações. Eles são os responsáveis por inspirar, motivar e conduzir seus colaboradores.
Por ser algo que gera grandes efeitos e benefícios, o poder da liderança é amplamente estudado e treinado dentro das empresas hoje em dia. Existem diversas teorias da liderançaque auxiliam as pessoas a ter uma melhor compreensão em relação a esse poder. As teorias da liderança apresentam as principais circunstâncias que levam um indivíduo a se tornar um verdadeiro líder.
A liderança é algo que pode ser tanto de ordem natural, como pode ser adquirida. Durante o passar dos anos surgiram diversas teorias da liderança, com o objetivo de entender, analisar e definir melhor como essa dinâmica funcionava. Com isso, a liderança se tornou alvo de estudos de especialistas em Recursos Humanos. Dentre essas teorias, as que mais se destacam são:
- Teoria da Atribuição:
Essa teoria determina que o líder seja colocado nesse papel de forma bem clara, com base na sua conduta e no reconhecimento dos demais integrantes do grupo. A responsabilidade de líder é dada a pessoa por atribuição, como forma de merecimento. O líder assume esse papel com o consentimento geral de seus liderados.
- Teoria Situacional:
Essa teoria afirma que, dentro de um grupo a ser liderado, existem diversas situações e diversos perfis de líderes diferentes. E o faz com que os padrões não se apliquem a todos da mesma forma. A situação faz o líder e determina sua forma de liderar. Dentre as teorias da liderança, a situacional é a mais ampla. Pois, acredita que é possível existir uma combinação entre os vários tipos de liderança e perfis de líderes.
- Teoria do Carisma:
A teoria do carisma afirma que o líder é o fator principal da liderança. O poder de liderança só é possível se o responsável por cumprir o papel de líder tenha, em sua essência, esse poder. É através do seu carisma que ele conquista a empatia de seus liderados e, desta forma, consegue influenciá-los a seguir a caminho certo. Sempre realizando e motivando-os da forma mais natural possível.
Autor: José Roberto Marques É um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com experiência de mais de 26 anos no Desenvolvimento de Pessoas. Fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é o único treinador, no Brasil, autorizado pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) a ministrar o treinamento – Advanced Coach Senior (Pós Master Coach).

Nenhum comentário: