domingo, 21 de outubro de 2012

Questão de Caráter


Questão de Caráter
Era a entrevista da vida dele. Depois de seis meses amargurando as dificuldades do desemprego, o homem havia passado por seleção de curriculum, dinâmicas de grupo, e faltava apenas a última fase: entrevista com os dois sócios da empresa.
Não era um local convencional. O bate papo aconteceria em um almoço. O local escolhido foi um restaurante simples, no mesmo bairro em que a empresa se situava.

Então, ao meio-dia em ponto estavam os todos lá: dois sócios (vestidos com calça jeans e camiseta pólo) e o candidato (com terno, gravata e abotoaduras).

Pediram o prato, e veio então a primeira pergunta:

- Se você realmente deseja trabalhar conosco neste cargo importante, porque veio ao almoço com uma roupa melhor que a nossa? Quer parecer melhor do que a gente?

O homem respirou fundo. A esposa havia escolhido a melhor roupa e seu guarda-roupas.

- Não - respondeu ele - É que não sabia como vocês estariam vestidos, e vim aqui com a mesma roupa que usaria se fosse visitar um cliente da sua empresa, pois neste caso, estaria representando vocês.

- Outra pergunta: você seria capaz de mentir por nós em caso de necessidade?

O homem pensou um pouco. Lembrou o quanto era duro ficar desempregado, sem dinheiro para quase nada, carro com parcelas atrasadas e aluguel em vias de despejo. Então, desapontado, respondeu com sinceridade:

- Desculpem a minha honestidade, mas meus valores não permitem que eu minta nem neste caso.

- Esta é a resposta que queríamos ouvir. Se você não é capaz de mentir por nós, também não seria capaz de mentir para nós. A vaga é sua.

"O caráter se manifesta em grandes momentos, mas é construído em pequenas oportunidades".

Nenhum comentário: