domingo, 14 de outubro de 2012



08
dez

3

Comentários

Identifique e Foque o estilo do seu Coachee.

08 de dezembro, 2009 | Autor: Carlos Hilsdorf | Tópicos: Profissão: Coach
Tags: 

Tenha sempre em mente que o processo de coaching jamais equivale a ouvir continuamente sua própria voz. Há momentos para falar, momentos para ouvir, e outros, essenciais, para perguntar e instigar. Coaching é interação, não somente exposição.

Há quatro estilos básicos de orientação para a aprendizagem em coaching:
  1. Orientados para a atividade: motivados pelo fazer, estes coacheesaprendem melhor com a interação. Exposições e explanações que os coloquem em posição passiva, não funcionam bem com eles.
  2. Orientados para a reflexão: são motivados por entender em maior profundidade o que acabaram de aprender e por isso são um pouco mais lentos para entrar em ação. Primeiro digerem e refletem e só então começam a agir.
  3. Orientados para a teoria: motivados para entender o universo conceitual de onde parte e se fundamenta o que estão aprendendo, são mais voltados aos aspectos intelectuais da aprendizagem. Perguntam mais e com mais frequência que os demais estilos.
  4. Orientados para o pragmatismo: motivados pelos aspectos práticos, imediatamente aplicáveis daquilo que estão aprendendo.

Considere que estes quatro estilos costumam ocorrer aos pares, variando o percentual com que cada um aparece em seus coachees.

Frequentemente, você irá encontrar pessoas orientadas para a atividade e pragmáticas e, outras, orientadas para a teoria e reflexão. Estes são os tipos mais evidentes porque são complementares, mas outros tipos podem surgir e o percentual com que cada característica se manifesta, transforma toda a interação.
 
Lembre-se: bons coaches adequam seu trabalho ao estilo de seus coachees, e não o contrário.

Se você cruzar os quatro tipos de orientação de seus coachees com os quatro estilos de comportamento social: meticulosos (detalhistas); apoiadores (relacionais);realizadores (busca de resultados); expressivos (obtenção de status), terá descoberto um poderoso caminho para adequar suas orientações.

O comprometimento e, consequentemente, os resultados são tanto maiores quanto maior for a adequação dos estilos entre o coache e seus coachees. Identifique e foque o estilo do seus coachees.

Nenhum comentário: