O que é preciso para conquistar e manter uma equipe comprometida?
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Talento, capacidade, qualificação e habilidades técnicas são características importantes para a conquista do sucesso. Porém, uma equipe também precisa ter profissionais comprometidos com o trabalho, com vontade e motivação para desempenhar suas atividades. Contar com funcionários comprometidos é um desafio e representa um diferencial competitivo, além de significativa vantagem na busca por melhores resultados.
Mas como é possível convencer os funcionários a “vestirem a camisa” da empresa?
Não existe fórmula. Porém, no geral, o comprometimento é uma conquista que depende do modelo de gestão adotado. Nesse sentido é importante, por exemplo, ter:
- Papés e funções bem definidos e claros a todos. Afinal, difícil alguém se comprometer com o desconhecido;
- Metas e objetivos desafiadores (no entanto, possíveis de serem conquistados);
- Alinhamento de expectativas;
- Apoio ao crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, com treinamentos e cursos para reciclar o conhecimento e promover a troca de informações;
- Acompanhamento e monitoramento constante da satisfação e ambiente de trabalho;
- Liderança capacitada, capaz de orientar e direcionar o trabalho, além de reconhecer bons desepenhos.
Vale destacar ainda que o comprometimento precisa ser conquistado, não imposto. Para isso, é necessário um trabalho contínuo e pautado na cultura de cada empresa.
Agora, para saber se sua equipe é comprometida, reflita:
- Os profissionais demonstram vontade de aprender e crescer?
- Estão atentos aos detalhes e a qualidade do trabalho?
- Cumprem prazos, horários e não deixam nada pela metade?
- Apresentam soluções criativas e inovadoras?
- Preocupam-se não apenas com suas atividades, mas com os resultados gerais da área?
- Até que ponto entendem que sua atuação é importante não só para a organização, mas para suas próprias carreiras?
E você, qual a sua dica para motivar e manter uma equipe comprometida?
Mas como é possível convencer os funcionários a “vestirem a camisa” da empresa?
Não existe fórmula. Porém, no geral, o comprometimento é uma conquista que depende do modelo de gestão adotado. Nesse sentido é importante, por exemplo, ter:
- Papés e funções bem definidos e claros a todos. Afinal, difícil alguém se comprometer com o desconhecido;
- Metas e objetivos desafiadores (no entanto, possíveis de serem conquistados);
- Alinhamento de expectativas;
- Apoio ao crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, com treinamentos e cursos para reciclar o conhecimento e promover a troca de informações;
- Acompanhamento e monitoramento constante da satisfação e ambiente de trabalho;
- Liderança capacitada, capaz de orientar e direcionar o trabalho, além de reconhecer bons desepenhos.
Vale destacar ainda que o comprometimento precisa ser conquistado, não imposto. Para isso, é necessário um trabalho contínuo e pautado na cultura de cada empresa.
Agora, para saber se sua equipe é comprometida, reflita:
- Os profissionais demonstram vontade de aprender e crescer?
- Estão atentos aos detalhes e a qualidade do trabalho?
- Cumprem prazos, horários e não deixam nada pela metade?
- Apresentam soluções criativas e inovadoras?
- Preocupam-se não apenas com suas atividades, mas com os resultados gerais da área?
- Até que ponto entendem que sua atuação é importante não só para a organização, mas para suas próprias carreiras?
E você, qual a sua dica para motivar e manter uma equipe comprometida?
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