A crença em Deus pode resultar em duas maneiras distintas de influência no comportamento, segundo estudo americano
Avalie esta notícia:
- Por APA tradução e adaptação: Kleyson Matos | Em Domingo, 30 Outubro 2011 17:03

"Cerca de 90% das pessoas no mundo concordam que existe um Deus ou um poder espiritual semelhante", disse o principal autor do estudo, Kristin Laurin, PhD, da Universidade de Waterloo no Canadá. “Esta é a primeira evidência empírica de que o simples ato de lembrar-se de Deus pode diminuir alguns tipos de auto-regulações, como a realização de objetivos e pode melhorar outras, como resistir as 'tentações'".
A pesquisa foi realizada em 353 estudantes universitários dos quais 186 eram mulheres, com idade média de 19 anos, no qual todos participantes realizaram 6 experimentos para tentar determinar a influência da idéia de Deus na motivação das pessoas, mesmo entre aqueles participantes que não eram religiosos.
Em um dos experimentos mais significantes, os participantes foram convidados a formar frases gramaticalmente corretas usando um grupo de palavras; para alguns estudantes foram fornecidas palavras como Deus e palavras relacionadas (divino, sagrado, espírito), enquanto isso outros participantes receberam grupos de palavras neutras (mesa, pista, caixa). Em seguida, cada aluno teve de formar quantas frases lógicas pudessem ser feitas no período de cinco minutos.
Os Pesquisadores determinaram o nível de motivação dos alunos pelo número de frases produzidas e pela qualidade delas, antes de entregarem o grupo de palavras para cada aluno foi informado que um bom desempenho naquele teste evidenciava um bom sucesso na carreira.
Várias semanas antes desta experiência, os estudantes tinham sido perguntados se eles acreditavam que fatores externos (outras pessoas, seres, forças além de seu controle) tinham influência em suas carreiras. Entre os participantes que disseram que fatores externos, como Deus podem influenciar o seu sucesso na carreira, foram aqueles relacionados com o pior desempenho no teste, comparado com aqueles que não consideravam ou acreditavam nesses fatores.
Um segundo conjunto de experimentos olhou para a habilidade dos participantes para resistir a uma 'tentação' depois de ser lembrado sobre Deus. Em um estudo, sobre a qualidade da alimentação dos participantes, aqueles que em um teste precisavam se alimentar, quando eram lembrados de passagens de livros sagrados sobre a alimentação e a solidariedade, comiam menos que os participantes que não eram lembrados a respeito.
Os participantes que leram uma curta passagem da bíblia relataram maior vontade de resistir às tentações para atingir um objetivo importante, como manter um peso saudável, encontrar uma relação de longo prazo ou de ter uma carreira de sucesso.
Este efeito foi encontrado apenas entre os participantes que haviam dito anteriormente que eles acreditam que uma entidade onisciente agia sobre eles e os repreendiam quando se comportassem de forma irregular.
O nível de devoção dos participantes religiosos não teve impacto sobre os resultados em qualquer um dos experimentos, de acordo com os pesquisadores.
Fonte: APA
Nenhum comentário:
Postar um comentário