quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

COMO ENSINAR A SUA EMPRESA A APRENDER?


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COMO ENSINAR A SUA EMPRESA A APRENDER?
Atos como ouvir, orientar, dar feedback, tomar decisões, motivar, trabalhar em e com equipes é um dos caminhos para gerar resultados.
por Márcio Zenker

Cada vez mais as organizações têm percebido a importância de contarem no seu corpo diretivo de lidestores, ou seja, de profissionais que somam as competências de líder com as de gestor. Assim, ouvir, orientar, dar "feedback", delegar, corrigir, tomar decisões, motivar, trabalhar em e com equipes, dedicar-se para o sucesso, desenvolver as pessoas e ter talento social surgem como mola propulsora advinda da liderança e gerência e voltada para um resultado global. A dimensão da aprendizagem institucional, alavancada pelos lidestores, passou a ser um elemento diferenciador de sua existência e um importante fator de competitividade.

O ato de aprender, o "jeitão" ou a "cara" da organização "aprendente", o como essa organização compartilha o conhecimento, o que faz sentido e gera significado para as pessoas que trabalham juntas, tudo isso tem sido posto como questões do que podemos chamar de Psicopedagogia nas Organizações. Os lidestores destas precisam, cada vez mais, saber desenvolver suas equipes para gerar os resultados esperados com satisfação dos envolvidos. O que poucos se perguntam é como conduzir o processo de aprendizagem individual e de equipe para que as pessoas entendam as mudanças e saibam reagir a elas de forma produtiva e inovadora.

A psicopedagogia, segundo uma perspectiva inovadora, trabalha com processos de mentoring e coaching, com o uso de várias linguagens, com a gestão de competências, a gestão de mudanças, com a visão da cultura e clima organizacional e com outros processos oferecendo métodos, técnicas e instrumentos para que a aprendizagem individual, grupal e organizacional ocorra de forma mais efetiva.

Muitas vezes as organizações fazem uso do processo de treinamento e desenvolvimento para preparar e atualizar os seus colaboradores. Mas, ainda, a forma principal de se fazer isso é através de exposições com excesso do uso da palavra e, mais recentemente, com o uso do power point. Pesquisas recentes mostram a necessidade de se usar o lado direito e esquerdo do cérebro, onde razão e emoção dialogam. Quem lida com o desenvolvimento humano conduz um trabalho em que se faz uso alternativo de atividades que estimulam o lado direito e o lado esquerdo de forma alternada e, com isso, obtém um resultado melhor?

Um outro aspecto que as organizações devem pensar, e os lidestores transformar em ação, refere-se às inovações nas formas de se lidar com a educação de adultos. A inovação consiste em grande parte em saber fazer com que as pessoas evoluam frente a desafios reais através de formas diversificadas de aprendizagem. O uso de perguntas, metáforas, raciocínio analógico, intuição, imaginação são essenciais para mobilizar pessoas na superação de obstáculos e geração de algo novo, diferente e impactante. Essa abordagem é conhecida pelos gestores, líderes e profissionais de recursos humanos?

Experiências em organizações de vários segmentos tornam-se casos de referências na forma como se conduz o processo de aprender, de descobrir, de apropriar-se e disseminar conhecimento. Uma nova perspectiva da psicopedagogia nas organizações implica em partir da realidade concreta do seu entorno e saber dar respostas baseadas nos vários campos do saber: Psicologia, Andragogia, Heutagogia, Economia, Administração, Sociologia, Antropologia Cultural, Marketing, Tecnologia de Informação e da Comunicação e outros.

Nessa perspectiva, o conhecimento de práticas de gestão torna-se necessário: Planejamento Estratégico, Mapeamento e Gestão de Processos, Benchmarking, Endomarketing, Gestão Participativa, Rede de Aprendizagem, Gestão por Competências, Jogos de Empresa, Aprendizagem Organizacional, Gestão da Informação e do Conhecimento, Meios Eletrônicos Interativos em Educação e outros. Cabe à organização provocar um movimento de renovação cultural, aproveitando-se de toda essa riqueza de informações. Isso implica na constituição de equipes de trabalho, com talentos diferenciados, alinhadas com propósitos comuns.

Vale dizer que o impacto da Psicopedagogia no mundo corporativo pode levar a organização e seus lidestores a se reinventarem, atuando em num conjunto de situações variadas. Alguns desafios de profissionais alinhados aos processos de aprendizagem:

- Atuar como mediador de aprendizagem numa diversidade de situações por ter competências desenvolvidas nesse campo;

- Orientar as equipes envolvidas em campanhas de endomarketing; de humanização do trabalho, de qualidade de vida e outras;

- Assessorar a organização no campo humano, pedagógico. social e cultural nos vários momentos do ciclo de implementação de gestão por projetos, gestão de processos, gestão por competências, gestão de mudanças, pesquisas de clima organizacional e outros;

- Aconselhar pessoas e equipes quanto a metodologias e ferramentas para melhor lidar com o processo de aprendizagem em ambientes de transição;

- Apoiar planos de implementação de novos sistemas de trabalho como Gestão do Conhecimento, Ambientes Tecnológicos e outros do ponto de vista da Psicopedagogia em geral, e da gestão de mudanças em particular.

- Ajudar a organização a criar um clima de satisfação interna na realização do seu trabalho tendo como base teorias recentes sobre a relação entre felicidade e negócios ( teoria do fluxo). O foco é o estado subjetivo das pessoas na realização de atividades desafiantes e condizentes com suas competências. O foco é o que faz sentido para a pessoa e para o grupo.

Fonte: www.insadi.org.br
Data Publicação: 22/7/2007
Márcio Zenker
Graduação em Psicologia pela USP. Especialização em Recursos Humanos pela FGV.   Consultor Técnico do SENAC no desenvolvimento de projetos de cursos e preparação de material de disciplinas - presencial e a distância.   É professor de pós-graduação da FEI, SENAC, FAPSS, UMC e FGV. Mestrando em Administração na FEI: Gestão da Inovação.   Prestou serviços de consultoria, workshops e palestras para Abbott, Aboissa, Alpargatas, Anaconda, Cantão, CESP, Ericsson, Hoechst, Holambra, Hewlett-Packard, Mercedes-Benz, Nestlé, Petrobrás, Petroquímica União, Randon, Plza Inn, Saint-Gobain, Sem Parar, Telemar, Unimed, Vaspex, Viação Cometa e outras.   É membro da equipe multidisciplinar do INSADI, voltada a implementação de 

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