terça-feira, 11 de março de 2014

Força Mental

Força mental

Por João Alberto Costenaro
Edição 03/2014
Estava ouvindo uma entrevista com o grande cozinheiro catalão Ferran Adriá (51 anos), quando lhe perguntaram o quanto ele se cansava de fazer tantas atividades. “Isso depende de sua força mental”, disse ele. Para exemplificar, disse que Neymar e Messi são o que são por terem uma força mental poderosa. São perseguidos em campo e fora dele. Tem paulada de todo lado e eles continuam lá, fazendo melhor que a maioria dos outros.
Paulada, você que é vendedor leva todo dia, não é verdade? Então, como está a sua força mental?
Nos dias de hoje, os especialistas chamam essa “força mental” de resiliência.
Esse conceito foi tirado da física. Quando um material tem a capacidade de voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido uma tensão, ele é chamado de resiliente.
No mundo dos negócios, o termo resiliência é utilizado para caracterizar pessoas que têm a capacidade de retornar ao seu equilíbrio emocional após sofrer grandes pressões.
Os estudos mostram que as pessoas que têm uma boa resiliência fazem escolhas mais sábias de como pensar as contrariedades. No caso do vendedor sabemos o quanto isso é importante.
Imagine um vendedor que acabou de receber um cancelamento de pedido.
Ele pode pensar que foi uma vítima: “esse cliente nunca foi com minha cara”, “estou num inferno astral”, “esse mês não está para mim”, “deve ter levado bola do concorrente”. Assim não tem muito que fazer a não ser lamentar. Certo?
Ele pode assumir a culpa: “Acho que descuidei do negócio”, “nessa, o concorrente foi melhor do que eu”, “não usei todo o esforço que podia”, “tive excesso de confiança”.
Desta forma, pode buscar se corrigir e recuperar esse negócio ou o próximo.
Não interessa a verdade do fato, que no geral jamais saberemos, o que interessa é a versão que preferimos escolher. Portanto, treinar para pensar algo que lhe deixe em uma posição mais vantajosa para reagir às contrariedades é metade do caminho andado.
Muitos autores falam sobre como melhorar sua resiliência, aqui um pequeno compilado:
  • Comece por colocar objetivos para sua vida. Talvez para os próximos 5 anos. Sonhar com eles lhe fará bem.
  • Pratique exercícios. Uma boa força física lhe faz poderoso.
  • Se os problemas ficam remoendo em você, aprenda técnicas de relaxamento e meditação. Deixe o preconceito de lado.
  • Mantenha-se estudando. Dê preferência a alguma coisa ligada a seu trabalho ou aodesenvolvimento pessoal. Isso turbina sua autoestima.
  • Pratique o senso de humor. É um bom jeito de desarmar os pessimistas.
  • Use da criatividade. Quando algo não deu certo, tente de outra maneira. E de outra, outra, outra... Mesmo que isso lhe incomode, mude com frequência seus hábitos: caminhos, horários, alimentação, leituras, programas de TV e de diversão.
A lista toda de recomendações é enorme, mas você é inteligente e já percebeu o caminho.
Recupere sua “Força Mental” e boas vendas.
Visite a loja www.editoraquantum.com.br que hoje é destaque no que diz respeito a produtos que colaboram com o crescimento profissional.
São revistas, vídeos, livros, newsletters, eventos e treinamentos voltados para um público vasto de iniciantes, veteranos, gerentes e líderes – todos focados no mesmo objetivo.

Nenhum comentário: