domingo, 16 de março de 2014

COMO FICAR RICO EM 3 LIÇÕES

Lição de vida

Como ficar RICO em 3 Lições!

Por Ricardo Ventura
Edição 03/2014
Lembro-me quando assumi a loja de calçados de meu pai, não estávamos em boa situação.
Eu tinha 21 anos e cursava a faculdade à noite. A loja tinha muitos títulos protestados, dívidas e estoque defasado...
Este era o cenário, quando um dos fornecedores mais antigos, um português bem de vida, puxou o papo que segue abaixo:
– Você está estudando, né?!
– Sim, estou!
– O que você está estudando?
– Estou cursando faculdade de administração de empresas...
Percebi que ele estava com intenção de puxar papo e me dar alguns conselhos...
– Olha filho, administrar é fácil, você nem precisa ir à faculdade para ficar rico!
Em qualquer negócio você deve ter apenas 3 cuidados com o dinheiro:
  • Abra bem as torneiras (Ou seja, encontre tantos quanto forem às formas de ganhar dinheiro).
  • Feche todos os ralos (Ou seja, não desperdice. Pense muito quando for gastar e faça mais com menos! Sempre).
  • Tenha um padrão de vida defasado em 5 anos! (Ou seja, não viva com o que tem hoje! Viva como tivesse a grana de 5 anos antes. Claro, se você estiver numa escala evolutiva de ganhos!).
Cara!... Foram os três mais simples e eficazes ensinamentos que eu recebi sobre dinheiro!
Parecem fáceis de seguir... Mas não são! São simples, mas não fáceis!
Olhe para seu negócio, sua loja, seu roteiro de venda, seja o que for! Pois funciona para qualquer tipo de negócio!
Olhe para seu trabalho, sendo você patrão ou funcionário. E veja, onde pode utilizar estas 3 regrinhas:

Abra as torneiras!

Será que você está com as torneiras todas abertas em seu máximo? Será que você não conseguiria abrir mais? Será que seu negócio não pode ser turbinado com mais ofertas? Ou ainda enxergar, revelar umnicho de mercado que consumiria seu produto? Estou fazendo todas as visitas que sou capaz de fazer? Estou fazendo todas as ligações que sou capaz de realizar? E os novos contatos? Tenho no mês um dia inteiro focado em abrir clientes novos?! Abra as torneiras e deixe o fluxo cada vez mais amplo!

Feche os ralos!

Tenho uma planilha clara e precisa de meus gastos profissionais e pessoais? Consigo saber exatamente quanto eu gasto disto ou daquilo? O que consigo diminuir? O que posso minimizar? Meu dinheiro parado está rendendo? Como posso diminuir os gastos e manter a produção! Preocupa-se em diminuir os gastos de energia, limpeza, gráfica, locação e etc.? (Sei que não são meus objetivos de negócio, mas levam meu dinheiro embora). Posso gastar menos com seguro? Com bancos? Taxas e tarifas? Posso gastar menos com telefonia? Preciso mesmo trocar de carro? De computador? De celular? PRECISO MESMO DE UM IPAD? (Até hoje não precisei de um, mas entendo que tem gente que precisa...) Feche os ralos cada vez mais! Quanto mais dificuldade o dinheiro encontrar para sair, melhor!

Não eleve seu padrão de vida imediatamente ao aumento de seus ganhos. Espere 5 anos para fazê-lo!

Esta é fácil! Ou melhor, o título é o mais fácil de entender, mas é a mais “difícil” de se seguir... Somos tentados a gastar desde a hora que acordamos até a hora de dormir... E muitas vezes até nossos sonhos são consumistas! Antes de mudar de padrão de vida, mude de padrão de ganhos! Faça seu dinheiro trabalhar por você! Poupe hoje a quantia que gastaria mensalmente em “supérfluos”, até que este dinheiro vire um montante, onde os juros te paguem este depósito mensal. Ou seja, agora é o dinheiro que vai te “dar” este depósito mensal! Isso leva em torno de cinco a seis anos. Não, não! Você não vai viver como um monge tibetano... Poderá gastar seu rico dinheirinho com seus prazeres, mas com segurança e não de uma maneira que poderá se arrepender se “algo der errado”. Quando você vive com um padrão inferior aos ganhos “deste momento”, você sempre terá uma margem gigante de segurança!
Simples, mas não fácil! Nascemos em um modelo econômico onde comprar cada vez mais é “cool”, é legal! Pagar caro por uma caneta, pagar caro por um celular, andar com um carro caro, uma roupa cara, usar produtos caros é ser o “cara”.
Somos bombardeados a trabalhar cada vez mais, para comprar o que não queremos, com o dinheiro que ainda não temos, para impressionar quem nem conhecemos!
Hoje fica a lição do “patrício” que mudou minha vida! Até hoje cuido do meu din-din com estas três regras básicas! Espero que você também usufrua desta pequena história!
Visite a loja www.editoraquantum.com.br que hoje é destaque no que diz respeito a produtos que colaboram com o crescimento profissional.
São revistas, vídeos, livros, newsletters, eventos e treinamentos voltados para um público vasto de iniciantes, veteranos, gerentes e líderes – todos focados no mesmo objetivo.

Autor(a):
Ricardo Ventura

Ricardo Ventura!
Empresário e Palestrante www.ricardoventura.com.br

Nenhum comentário: