sábado, 27 de julho de 2013

Endomarketing COMO FERRAMENTA PARA OTIMIZAR A GESTÃO DE PESSOAS, A COMUNICAÇÃO E OS RESULTADOS ORGANIZACIONAIS

ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA PARA OTIMIZAR A GESTÃO DE PESSOAS, A COMUNICAÇÃO E OS RESULTADOS ORGANIZACIONAIS AUTORES JOSÉ LUIZ TRINTA Veris Educacional - Faculdades Ibmec/RJ jtrinta@ibmecrj.br SÔNIA MARIA FERNANDES DE LUCENA IBMEC-RJ SONIALUCENA@PETROBRAS.COM.BR EDSON CORDEIRO DA SILVA UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ecordeirosilva@petrobras.com.br RESUMO Este trabalho pretende analisar a contribuição do endomarketing para a realização das políticas de recursos humanos e comunicação da área de Exploração e Produção de uma empresa de energia, identificando a contribuição efetiva para a realização da estratégia de negócio, com resultados sustentáveis. Para isto, um bom relacionamento com os empregados, calcado nos princípios de uma boa governança corporativa, como transparência, equidade e ética, torna-se fundamental. A partir dos conceitos de Endomarketing como estratégia de apoio a gestão, e considerando-se a percepção dos empregados, tanto os não ocupantes de funções gerenciais, quanto os gerentes que atuam mais diretamente para o alcance das metas definidas no Plano Estratégico da Empresa, serão utilizados dados da última Pesquisa de Satisfação dos Empregados aplicada no final de 2008/início 2009. Os dados prioritários da pesquisa para os fins deste estudo serão, mais especificamente, os fatores comunicação e liderança, que possibilitam uma melhor análise da percepção dos empregados em relação às políticas de comunicação e às práticas de Recursos Humanos. Partindo-se do princípio que Recursos Humanos é um prestador de serviços aos empregados, além dos conceitos de Endomarketing e comunicação, foram utilizados também os referenciais teóricos sobre o Modelo Integrado de Lacunas da Qualidade de Serviços. Palavras-chave: Endomarketing, Recursos Humanos, Modelo de Qualidade de Serviços ABSTRACT This paper aims to examine the Endomarketing contribution for the implementation of policies for human resources and communications in Exploration and Production area of an energy company, identifying the effective contribution to the achievement of business strategy, with sustainable results. To achieve the goals is fundamental a good relationship with employees, based on the principles of good corporate governance such as transparency, fairness and ethics. From the concepts of Endomarketing as support management strategy, and considering the employees perception, both managers who act more directly to achieving the goals defined in the Strategic Plan of the Company as non-occupants of managerial functions, data from the last Employee Satisfaction Survey implemented at the end of

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