sábado, 27 de julho de 2013
Endomarketing COMO FERRAMENTA PARA OTIMIZAR A GESTÃO DE PESSOAS, A COMUNICAÇÃO E OS RESULTADOS ORGANIZACIONAIS
ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA PARA OTIMIZAR A GESTÃO DE
PESSOAS, A COMUNICAÇÃO E OS RESULTADOS ORGANIZACIONAIS
AUTORES
JOSÉ LUIZ TRINTA
Veris Educacional - Faculdades Ibmec/RJ
jtrinta@ibmecrj.br
SÔNIA MARIA FERNANDES DE LUCENA
IBMEC-RJ
SONIALUCENA@PETROBRAS.COM.BR
EDSON CORDEIRO DA SILVA
UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ecordeirosilva@petrobras.com.br
RESUMO
Este trabalho pretende analisar a contribuição do endomarketing para a realização das
políticas de recursos humanos e comunicação da área de Exploração e Produção de uma
empresa de energia, identificando a contribuição efetiva para a realização da estratégia de
negócio, com resultados sustentáveis. Para isto, um bom relacionamento com os empregados,
calcado nos princípios de uma boa governança corporativa, como transparência, equidade e
ética, torna-se fundamental. A partir dos conceitos de Endomarketing como estratégia de
apoio a gestão, e considerando-se a percepção dos empregados, tanto os não ocupantes de
funções gerenciais, quanto os gerentes que atuam mais diretamente para o alcance das metas
definidas no Plano Estratégico da Empresa, serão utilizados dados da última Pesquisa de
Satisfação dos Empregados aplicada no final de 2008/início 2009. Os dados prioritários da
pesquisa para os fins deste estudo serão, mais especificamente, os fatores comunicação e
liderança, que possibilitam uma melhor análise da percepção dos empregados em relação às
políticas de comunicação e às práticas de Recursos Humanos. Partindo-se do princípio que
Recursos Humanos é um prestador de serviços aos empregados, além dos conceitos de
Endomarketing e comunicação, foram utilizados também os referenciais teóricos sobre o
Modelo Integrado de Lacunas da Qualidade de Serviços.
Palavras-chave: Endomarketing, Recursos Humanos, Modelo de Qualidade de Serviços
ABSTRACT
This paper aims to examine the Endomarketing contribution for the implementation of
policies for human resources and communications in Exploration and Production area of an
energy company, identifying the effective contribution to the achievement of business
strategy, with sustainable results. To achieve the goals is fundamental a good relationship
with employees, based on the principles of good corporate governance such as transparency,
fairness and ethics. From the concepts of Endomarketing as support management strategy,
and considering the employees perception, both managers who act more directly to achieving
the goals defined in the Strategic Plan of the Company as non-occupants of managerial
functions, data from the last Employee Satisfaction Survey implemented at the end of
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