sábado, 27 de julho de 2013

ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE POLITICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

O ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Cristiane Ellwanger (UFSM) cristianeellwanger@yahoo.com.br Raul Ceretta Nunes (UFSM) ceretta@inf.ufsm.br Rudimar Antunes da Rocha (UFSC) rrudimar@hotmail.com As políticas de segurança da informação gerencial são consideradas essenciais para o sucesso competitivo das organizações. Três fatores são considerados fundamentais para este sucesso: o ambiente físico utilizado, a tecnologia empregada e oos recursos humanos envolvidos. No entanto, os recursos humanos são apontados como os principais responsáveis pelos incidentes gerados à segurança da informação organizacional. Com vistas à redução dessa problemática este artigo traz o debate para a relevância em se utilizar nas organizações ferramentas de endomarketing no processo de implementação de políticas de segurança da informação com vistas à redução desses incidentes. Dez fases são propostas abordando o endomarketing na implementação de políticas de segurança da informação. Elas podem servir como alicerces para a mudança da cultura organizacional e o conseqüente comprometimento dos recursos humanos para com o sistema de segurança de informações indispensáveis à competitividade das organizações hodiernas Palavras-chaves: Política de Segurança da Informação, Endomarketing, Recursos Humanos XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO A integração de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentável. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008

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