sábado, 27 de julho de 2013
ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE POLITICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
O ENDOMARKETING COMO
FERRAMENTA DE GESTÃO PARA A
IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Cristiane Ellwanger (UFSM)
cristianeellwanger@yahoo.com.br
Raul Ceretta Nunes (UFSM)
ceretta@inf.ufsm.br
Rudimar Antunes da Rocha (UFSC)
rrudimar@hotmail.com
As políticas de segurança da informação gerencial são consideradas
essenciais para o sucesso competitivo das organizações. Três fatores
são considerados fundamentais para este sucesso: o ambiente físico
utilizado, a tecnologia empregada e oos recursos humanos envolvidos.
No entanto, os recursos humanos são apontados como os principais
responsáveis pelos incidentes gerados à segurança da informação
organizacional. Com vistas à redução dessa problemática este artigo
traz o debate para a relevância em se utilizar nas organizações
ferramentas de endomarketing no processo de implementação de
políticas de segurança da informação com vistas à redução desses
incidentes. Dez fases são propostas abordando o endomarketing na
implementação de políticas de segurança da informação. Elas podem
servir como alicerces para a mudança da cultura organizacional e o
conseqüente comprometimento dos recursos humanos para com o
sistema de segurança de informações indispensáveis à competitividade
das organizações hodiernas
Palavras-chaves: Política de Segurança da Informação,
Endomarketing, Recursos Humanos
XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
A integração de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentável.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008
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