sexta-feira, 17 de julho de 2015

Foco, atitude ou ferramenta administrativa?

RH » Desempenho » ArtigoEnviarComentarCompartilharImprimir

Foco, atitude ou ferramenta administrativa?

Ao empregar nossa capacidade em direcionar esforços para uma determinada atividade, estamos utilizando o que é chamado de FOCO. Contudo, muitas vezes nos distraímos e pensamos estar bem focados em determinado assunto e mais tarde quando os resultados não surgem, percebemos que faltou concentração, FOCO.
Desta maneira, gostaria de lembrar um empresário de sucesso que, em dado momento da história de sua empresa, teve que optar em manter toda uma linha de produção com muitos produtos diversificados, seguindo assim para um caminho de queda nas vendas, ou então direcionar esforços em poucos itens bem elaborados. Quero provocar uma discussão, assim, neste momento pergunto a você, qual seria sua decisão, manter a produção diversificada ou restringir para poucos produtos? Se você estiver lendo essas linhas imediatamente após a pergunta e não pensou em uma resposta, pare, volte e pense um pouco. É muito importante!
Agora, após sua analise, já posso informar que nosso personagem restringiu a produção para apenas quatro produtos, dos muitos anteriormente produzidos. Parece loucura, mas foi exatamente o que salvou sua empresa. É preciso pensar no que se pretende buscar. Outra situação se caracteriza por, você, iniciar uma atividade, interrompendo para realizar outra, e esta "outra" interrompida para iniciar uma terceira, etc., e quando percebe esta ao final de um dia com poucas ou nenhuma das tarefas finalizadas. Falo de atividades burocráticas, manuais, intelectuais e produtivas. Em todas as áreas existe o problema de se tentar fazer além para render.
Vamos pensar claramente, o que vale é fazer muito ou fazer bem feito? A palavra em questão é "FOCO". Para alcançarmos resultados interessantes precisamos direcionar esforços no que é importante. Mas você pergunta: José Augusto, como é possível identificar o que é importante e vai render dinheiro para mim e para a minha empresa? Eu te respondo, contando que o nome do empresário da história acima é STEVE JOBS, e a empresa é a APPLE. Em seu retorno fez aquilo que parecia uma loucura, mas salvou a empresa. Então, você me diz: Claro, mas ele conhecia os produtos que dariam mais retorno. Eu lhe respondo que não. O que foi realizado, realmente, é um trabalho de pesquisa, estudo de mercado, questionamento aos seus colaboradores e usuários. Assim, quando queremos direcionar o esforço para alguma atividade ou produto devemos pesquisar muito, afim de não direcionar energia de forma errada.
FOCO, é saber o que fazer, é ter a energia para realizar e com eficácia, sem desviar do objetivo.
Vamos lá, estude, pesquise e realize. FOCO em suas atividades.
CONQUISTE! Só depende de você.

Nenhum comentário: