sexta-feira, 21 de março de 2014

O Segredo das Equipes de Alta Performance



O Segredo das Equipes de Alta Performance

1 de junho de 2011 

Um dos maiores desafios da liderança contemporânea é a formação e a retenção de uma equipe de alta performance. Mas qual é, então, o segredo das equipes de alta performance? O que está por trás deste desempenho tão mais satisfatório do que as equipes tidas como “mornas”?
Na verdade não está por trás, está é bem dentro dos membros desta equipe e da liderança que os conduz. Em primeiro lugar, é fato que o mercado passou a buscar profissionais cujas características pessoais incluam a facilidade de relacionamento interpessoal e de exercer atividades em grupo. Quer dizer então que não basta mais contratar talentos, é preciso ter sinergia.
Mas há muito o que se saber sobre uma equipe sinérgica e vencedora. É preciso transformar um grupo de trabalho em um time altamente sincronizado. Esse processo não é fácil, nem simples, mas perfeitamente possível.
O líder dos tempos atuais possui uma visão ampla, ele enxerga além de resultados e tem claro que é dele a missão de motivar, inspirar e envolver a sua equipe em um objetivo comum. A grande sacada do líder está em saber enxergar individualmente os membros de sua equipe, levando em consideração os perfis comportamentais e respeitando os limites de cada um. O autoconhecimento é um fator “chave” para os membros da equipe, afinal é através dele que será identificado se os valores, crenças, visão e missão individual estão alinhados ao objetivo pelo qual estão engajados. E isso é muito importante por um simples, mas crucial fator: o que diferencia um grupo de pessoas de uma equipe de alta performance é que esta última possui definição clara do objetivo a ser alcançado e trata-se de um desafio tão forte a ponto de virar uma paixão do grupo.
O papel do líder na formação de equipes de alta performance compreende também três práticas importantes: Feedback , compartilhamento dos norteadores da organização e o incentivo ao Empowerment.
A prática forte do feedback aberto e honesto entre os integrantes da equipe e sua liderança é a “linha mestra” de rápido desenvolvimento e produção de resultados efetivos. Através desta ferramenta, os integrantes da equipe de alta performance conseguem atingir a melhoria constante. Trata-se do nosso espelho comportamental. Ora, se todos os dias antes de sair de casa para o trabalho nos olhamos no espelho para que este nos dê feedbacks sobre se a nossa aparência física esta adequada, a ferramenta de feedback espelha diretamente se os nossos comportamentos estão adequados à função a que nos propomos. Recurso altamente poderoso e o melhor: é grátis!
Já o compartilhamento dos norteadores (missão, visão e valores) da organização sinaliza o objetivo macro a que esta equipe se propõe. É o direcionamento principal. Pilares. Em várias empresas este tripé só é dividido com a cúpula da organização, deixando o restante da empresa sem rumo e os profissionais desalinhados. Como conseqüência: risco alto de talentos subaproveitados, cada um “puxando a corda” para o seu lado.
Outra característica muito importante é a presença do Empowerment, onde os integrantes da equipe são estimulados a trazer sua inteligência para o trabalho e usam seu conhecimento, experiência e motivação para criar resultados saudáveis.
Por fim, dentro das empresas, a cobrança em cima dos executivos por resultados acima da média está sendo cada vez mais constante. Isto independe do tamanho da organização . Por este motivo é muito importante que estes executivos saibam desenvolver e reter equipes de alta performance. Passamos por algumas características importantes de uma equipe de alta performance, porém de nada adianta todo esse conhecimento se o líder não tiver a atitude para fazer, ou seja, colocar este aprendizado em prática.
Se você se considera apto para ser um membro de uma equipe de alta performance, não tolere organizações e lideranças que não propiciem um clima e um ambiente favorável à obtenção deste desempenho. E faça a sua parte! Ou não espere ser reconhecido por isto.
Carolina Lucas Fuhrmeister – Diretora da Equilibrium Gestão de Pessoas

domingo, 16 de março de 2014

COMO FICAR RICO EM 3 LIÇÕES

Lição de vida

Como ficar RICO em 3 Lições!

Por Ricardo Ventura
Edição 03/2014
Lembro-me quando assumi a loja de calçados de meu pai, não estávamos em boa situação.
Eu tinha 21 anos e cursava a faculdade à noite. A loja tinha muitos títulos protestados, dívidas e estoque defasado...
Este era o cenário, quando um dos fornecedores mais antigos, um português bem de vida, puxou o papo que segue abaixo:
– Você está estudando, né?!
– Sim, estou!
– O que você está estudando?
– Estou cursando faculdade de administração de empresas...
Percebi que ele estava com intenção de puxar papo e me dar alguns conselhos...
– Olha filho, administrar é fácil, você nem precisa ir à faculdade para ficar rico!
Em qualquer negócio você deve ter apenas 3 cuidados com o dinheiro:
  • Abra bem as torneiras (Ou seja, encontre tantos quanto forem às formas de ganhar dinheiro).
  • Feche todos os ralos (Ou seja, não desperdice. Pense muito quando for gastar e faça mais com menos! Sempre).
  • Tenha um padrão de vida defasado em 5 anos! (Ou seja, não viva com o que tem hoje! Viva como tivesse a grana de 5 anos antes. Claro, se você estiver numa escala evolutiva de ganhos!).
Cara!... Foram os três mais simples e eficazes ensinamentos que eu recebi sobre dinheiro!
Parecem fáceis de seguir... Mas não são! São simples, mas não fáceis!
Olhe para seu negócio, sua loja, seu roteiro de venda, seja o que for! Pois funciona para qualquer tipo de negócio!
Olhe para seu trabalho, sendo você patrão ou funcionário. E veja, onde pode utilizar estas 3 regrinhas:

Abra as torneiras!

Será que você está com as torneiras todas abertas em seu máximo? Será que você não conseguiria abrir mais? Será que seu negócio não pode ser turbinado com mais ofertas? Ou ainda enxergar, revelar umnicho de mercado que consumiria seu produto? Estou fazendo todas as visitas que sou capaz de fazer? Estou fazendo todas as ligações que sou capaz de realizar? E os novos contatos? Tenho no mês um dia inteiro focado em abrir clientes novos?! Abra as torneiras e deixe o fluxo cada vez mais amplo!

Feche os ralos!

Tenho uma planilha clara e precisa de meus gastos profissionais e pessoais? Consigo saber exatamente quanto eu gasto disto ou daquilo? O que consigo diminuir? O que posso minimizar? Meu dinheiro parado está rendendo? Como posso diminuir os gastos e manter a produção! Preocupa-se em diminuir os gastos de energia, limpeza, gráfica, locação e etc.? (Sei que não são meus objetivos de negócio, mas levam meu dinheiro embora). Posso gastar menos com seguro? Com bancos? Taxas e tarifas? Posso gastar menos com telefonia? Preciso mesmo trocar de carro? De computador? De celular? PRECISO MESMO DE UM IPAD? (Até hoje não precisei de um, mas entendo que tem gente que precisa...) Feche os ralos cada vez mais! Quanto mais dificuldade o dinheiro encontrar para sair, melhor!

Não eleve seu padrão de vida imediatamente ao aumento de seus ganhos. Espere 5 anos para fazê-lo!

Esta é fácil! Ou melhor, o título é o mais fácil de entender, mas é a mais “difícil” de se seguir... Somos tentados a gastar desde a hora que acordamos até a hora de dormir... E muitas vezes até nossos sonhos são consumistas! Antes de mudar de padrão de vida, mude de padrão de ganhos! Faça seu dinheiro trabalhar por você! Poupe hoje a quantia que gastaria mensalmente em “supérfluos”, até que este dinheiro vire um montante, onde os juros te paguem este depósito mensal. Ou seja, agora é o dinheiro que vai te “dar” este depósito mensal! Isso leva em torno de cinco a seis anos. Não, não! Você não vai viver como um monge tibetano... Poderá gastar seu rico dinheirinho com seus prazeres, mas com segurança e não de uma maneira que poderá se arrepender se “algo der errado”. Quando você vive com um padrão inferior aos ganhos “deste momento”, você sempre terá uma margem gigante de segurança!
Simples, mas não fácil! Nascemos em um modelo econômico onde comprar cada vez mais é “cool”, é legal! Pagar caro por uma caneta, pagar caro por um celular, andar com um carro caro, uma roupa cara, usar produtos caros é ser o “cara”.
Somos bombardeados a trabalhar cada vez mais, para comprar o que não queremos, com o dinheiro que ainda não temos, para impressionar quem nem conhecemos!
Hoje fica a lição do “patrício” que mudou minha vida! Até hoje cuido do meu din-din com estas três regras básicas! Espero que você também usufrua desta pequena história!
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São revistas, vídeos, livros, newsletters, eventos e treinamentos voltados para um público vasto de iniciantes, veteranos, gerentes e líderes – todos focados no mesmo objetivo.

Autor(a):
Ricardo Ventura

Ricardo Ventura!
Empresário e Palestrante www.ricardoventura.com.br

RAIO X VENDA MAIS

ENTRE NÓS

Raio X VendaMais

Por Redação VendaMais
Edição 03/2014
Os Laboratórios Duprat, que há 23 anos fabricam e comercializam produtos veterinários, organizaram um evento em Curitiba, no qual disponibilizou dois dias para escutar sua equipe. Em janeiro, reuniu todos os vendedores, das regiões na qual a empresa atua, para escutar e mapear o trabalho de todos. Para isso, contaram com o apoio do Raio X VendaMais, um projeto da VendaMais que além de ouvir a equipe, através de diversas ferramentas, também analisa o perfil, desempenho e atuação de cada um. Através desse mapeamento, as empresas podem analisar pontos de melhoria e avaliar o que pode ser feito para obter resultados ainda melhores em vendas.
Além de diversas atividades, a equipe ainda teve a oportunidade de assistir a uma palestra de MarceloCaetano, especialista em vendas e sócio-diretor da VendaMais, que abriu o evento mostrando à equipe a importância da Venda de Valor!

Confira o depoimento de Mylena Monteiro, Gerente de Vendas da Duprat

Olá meus queridos!
Não tenho palavras para externar os meus sentimentos. A emoção ainda é muito forte! E senti-la é ummomento mágico no qual não queremos que vá embora. Estes dias que passamos juntos foram simplesmente mágicos e surpreendentes. O meu muitooo obrigada a todos vocês que deram um show de profissionalismo e nos fizeram extremamente felizes com a confiança e a credibilidade que depositaram em todos nós.
Parabéns a cada um de vocês pelo belo trabalho que vem desenvolvendo e acima de tudo por ACREDITAR na nossa empresa! Solicito por gentileza que transmita o meu abraço e o meuencantamento ao Marcelo Caetano pela bela palestra que nos foi dada. Ah! e diga a ele que eu não me esqueci da professora de datilografia que ele tanto falou..rsrs
Beijo a todos!
Mylena Monteiro de Carvalho de Paula
Farmacêutica-Bioquímica
Gerente de Vendas

60 dicas para um marketing pessoal eficiente

Eugênio Sales Queiroz, um dos palestrantes mais requisitados do país, acaba de lançar, pela Qualitymark Editora, o livro “60 dicas para um marketing pessoal eficiente”. Com capítulos curtos e textos em formato de pílula, 60 dicas é um livro de cabeceira para ser consultado em todos os momentos. O autor ultrapassa as barreiras do marketing profissional e mostra como aplicar o marketing também na vida pessoal. “Comporte-se bem em uma entrevista de emprego”; “Frequente os lugares dos seus clientes”; “Aproveite as férias com inteligência” são alguns dos capítulos do livro, em uma clara intenção do autor de mostrar que as pessoas são integrais. É preciso que a balança esteja equilibrada entre a vida pessoal e a vida profissional, pois se a primeira estiver em desequilíbrio, a outra também estará. 60 dicas para um marketing pessoal eficiente servirá também como um guia para lembrar conceitos que, embora muitas vezes pareçam óbvios, acabam ficando esquecidos na correria do dia a dia.
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Autor(a):
Redação VendaMais
"Este texto foi desenvolvido pela equipe de redatores da revista VendaMais. Para sugestões de pauta, informações e dúvidas sobre o conteúdo editorial da VendaMais, escolha a opção Editorial, no Fale Conosco deste site."

terça-feira, 11 de março de 2014

CUIDADO

Cuidado
Cuidado com "é". Pode ser muito limitante.
Pensar e dizer que algo "é" de certa forma, coloca em perigo de ignorar todas as outras possibilidades.
Quando você faz uma afirmação como "isso é impossível", cortam-se todas as opções.
Muitas coisas que antes eram considerados impossíveis já se tornaram rotina e você já vivenciou muitas situações assim.
Ao invés de concluir que "isso é impossível", pergunte, "o que torna isso possível?"
A próxima vez que você dizer "isto é" ou "são" ou "eu estou" considere que possa realmente existir muitas outras possibilidades.
Reformule a declaração em uma pergunta e observe como ele abre a sua mente.
Em vez de dizer "eu não sou bom em nesta atividade" pergunte:
"Como posso melhorar minhas habilidades?
" Em vez de pensar "Eu sou um especialista neste serviço" pergunte:
 "O que mais eu poderia aprender para melhorar?"
Em um mundo onde a mudança é uma das poucas certezas, não se deixe ser aprisionado por "é".
Abra-se para as possibilidades.
Narciso Machado

A PESSOA CERTA NO LUGAR CERTO

ENTREVISTA

A pessoa certa, no lugar certo

Por Júlio Clebsch
Edição 03/2014
A pessoa certa, no lugar certo
No ano passado, a Oster, uma das maiores empresas do segmento de eletroportáteis no mundo e subsidiária da Jarden Corporation (EUA), decidiu aumentar consideravelmente o seu portfólio no Brasil. Atualmente, ela é líder nos mercados norte-americano e mexicano.
Como parte desse plano, a empresa reforçou seu time de executivos. Entre as aquisições que efetuou, destaca-se Rafael Farah, novo gerente nacional de vendas da companhia e responsável pela estratégia comercial da companhia.
Com formação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e MBA Executivo pelo Insper, Farah acumula 15 anos de experiência na área de vendas, sendo oito deles dedicados ao varejo físico e online nas categorias de linha marrom e branca em empresas como Philips Walita e Samsung.
Profissionais bem-sucedidos em vendas sempre estão no foco desta publicação. E foi justamente por isso que decidimos conversar com Rafael. Nas páginas a seguir, um pouco da visão, experiência e do conhecimento que fizeram dele um alto executivo de uma grande empresa.
VendaMais – Por que você se especializou na área comercial?
Rafael Farah – Em minha opinião, a área comercial é o motor de qualquer empresa. É uma área muitodinâmica, na qual lidamos o tempo todo com pessoas. Além disso, é um setor que nos traz a possibilidade de interlocução com as demais áreas da companhia, como trade (relação entre a fábrica e seus canais de vendas), financeiro, logística e produção, entre outras.
VM – Vender eletroportáteis é fácil? Por quê?
RF – Eu diria que, como em todas as categorias, o mais importante é demonstrar quais são os diferenciais dos seus produtos, da sua marca. Nós tentamos sempre destacar a qualidade dos nossos produtos e os principais atributos deles para o consumidor.
VM – Quais as peculiaridades desse negócio?
RF – Cito algumas: a) mercado e categorias estáveis; b) alto índice de penetração (principalmente liquidificadores e batedeiras); e c) compras sobre necessidades.
VM – Como e por que você foi contratado pela Oster?
RF – Cheguei até a Oster pela minha experiência no varejo, ou seja, por ter atendido diversos canais importantes, como varejo nacional, hyper, regional e varejo online
VM – Você recebeu (ou elaborou) uma estratégia comercial da Oster. Qual é e como está sendo a implantação dela? Você teve de formar uma nova equipe?
RF  A implantação tem sido um desafio interessante. A empresa é americana e tem diversos projetos de expansão no Brasil, no curto prazo. O time foi remodelado. Aproveitamos alguns profissionais com experiência em canais, como o de presenteiros, e complementamos com alguns profissionais para atendimento do varejo e de contas estratégicas.
VM – O que te mantém motivado? Pensou, alguma vez, em desistir da área comercial?
RF – O que me motiva é ter objetivos claros sobre as nossas metas de 2014 e 2015. Já temos uma estratégia de crescimento traçada até 2016. Todos os dias aprendemos algo com os clientes, com o mercado, com a concorrência. A dinâmica da área comercial é bem atraente. Hoje, a relação comercial é mais transparente do que há alguns anos. O foco da indústria está no “sell out”, ou seja, em encantar o cliente no ponto de venda.
VM – Quais os conhecimentos, habilidades e atitudes um Gerente Nacional de Vendas deve ter?
RF – Liderança, comprometimento com a equipe e os clientes, resiliência e foco em resultado.
VM – Qual o seu perfil de liderança?
RF – Trabalho em equipe. Sempre com foco em superar as metas.
VM – Você tem alguma rotina (semanal, quinzenal ou mensal) de acompanhamento de sua equipe?
RF – Acompanho semanalmente as vendas (“sell in” e ‘’sell out”), faço reuniões periódicas com os clientes, tenho relação direta com time de trade marketing e com decisões estratégicas de produtos.
VM – Alguma dica sobre como você faz para gerir eficientemente sua carteira de clientes? Você presta atenção em algum indicador específico?
RF – Sim. Estoque x Venda por cliente.
VM – Esta entrevista é especial para uma revista dedicada a vendas. Que conselho você dá a nossos leitores?
RF – Observar sempre o comportamento do mercado, a concorrência, os hábitos de compra dos consumidores e, a partir daí, definir e seguir uma estratégia. Foco sempre no ponto de venda.
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Autor(a):
Júlio Clebsch
Júlio Clebsch é formado em Administração e pós graduação em Propaganda e Marketing, gerente editorial das revistas VendaMais e Liderança
E-mail: julio@editoraquantum.com.br

Força Mental

Força mental

Por João Alberto Costenaro
Edição 03/2014
Estava ouvindo uma entrevista com o grande cozinheiro catalão Ferran Adriá (51 anos), quando lhe perguntaram o quanto ele se cansava de fazer tantas atividades. “Isso depende de sua força mental”, disse ele. Para exemplificar, disse que Neymar e Messi são o que são por terem uma força mental poderosa. São perseguidos em campo e fora dele. Tem paulada de todo lado e eles continuam lá, fazendo melhor que a maioria dos outros.
Paulada, você que é vendedor leva todo dia, não é verdade? Então, como está a sua força mental?
Nos dias de hoje, os especialistas chamam essa “força mental” de resiliência.
Esse conceito foi tirado da física. Quando um material tem a capacidade de voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido uma tensão, ele é chamado de resiliente.
No mundo dos negócios, o termo resiliência é utilizado para caracterizar pessoas que têm a capacidade de retornar ao seu equilíbrio emocional após sofrer grandes pressões.
Os estudos mostram que as pessoas que têm uma boa resiliência fazem escolhas mais sábias de como pensar as contrariedades. No caso do vendedor sabemos o quanto isso é importante.
Imagine um vendedor que acabou de receber um cancelamento de pedido.
Ele pode pensar que foi uma vítima: “esse cliente nunca foi com minha cara”, “estou num inferno astral”, “esse mês não está para mim”, “deve ter levado bola do concorrente”. Assim não tem muito que fazer a não ser lamentar. Certo?
Ele pode assumir a culpa: “Acho que descuidei do negócio”, “nessa, o concorrente foi melhor do que eu”, “não usei todo o esforço que podia”, “tive excesso de confiança”.
Desta forma, pode buscar se corrigir e recuperar esse negócio ou o próximo.
Não interessa a verdade do fato, que no geral jamais saberemos, o que interessa é a versão que preferimos escolher. Portanto, treinar para pensar algo que lhe deixe em uma posição mais vantajosa para reagir às contrariedades é metade do caminho andado.
Muitos autores falam sobre como melhorar sua resiliência, aqui um pequeno compilado:
  • Comece por colocar objetivos para sua vida. Talvez para os próximos 5 anos. Sonhar com eles lhe fará bem.
  • Pratique exercícios. Uma boa força física lhe faz poderoso.
  • Se os problemas ficam remoendo em você, aprenda técnicas de relaxamento e meditação. Deixe o preconceito de lado.
  • Mantenha-se estudando. Dê preferência a alguma coisa ligada a seu trabalho ou aodesenvolvimento pessoal. Isso turbina sua autoestima.
  • Pratique o senso de humor. É um bom jeito de desarmar os pessimistas.
  • Use da criatividade. Quando algo não deu certo, tente de outra maneira. E de outra, outra, outra... Mesmo que isso lhe incomode, mude com frequência seus hábitos: caminhos, horários, alimentação, leituras, programas de TV e de diversão.
A lista toda de recomendações é enorme, mas você é inteligente e já percebeu o caminho.
Recupere sua “Força Mental” e boas vendas.
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14 DICAS INFALÍVEIS PARA SE DR MAL EM 2014


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

14 dicas infalíveis para se dar mal em 2014

Quando pensamos em resoluções para termos um bom ano e muitas realizações, muitas vezes focamos no que acertar. Porém, muitas vezes, não precisamos ir "tão longe" e o simples fato de evitarmos erros já bastam para atingirmos boa parte das metas que traçamos.

Assim, selecionamos um ótimo texto de Paulo Emediato, jornalista e especialista em gestão, publicado no blog Mochileiros com uma lista de 14 dicas infalíveis para você se dar mal em 2014. Portanto, leia com atenção e tente não repetir nenhum dos itens abaixo ao longo de 2014.

1. Planejar, planejar, planejar

Atividade cada vez mais valorizada. Gasta-se boa parte do tempo refletindo, detalhando tarefas intermináveis, sempre no gerúndio. Nada de tomar decisões e partir para a prática. Logo na primeira falha planeja-se tudo novamente. Reconhece esse comportamento? É fundamental determinar objetivos, organizar e distribuir o trabalho, mas importante mesmo é fazer as coisas. Pode apostar que muito vai mudar ao longo da execução. Dedicar sua energia planejando demais merece nosso destaque #NOT em 2014.

2. Grupos de discussão pelo celular

É impressionante como a disponibilidade para esses aplicativos e redes é capaz de drenar nosso tempo. Temos a sensação de que estamos perdendo informações valiosas por não acompanhar cada comentário. Fala-se muito, inclusive o desnecessário. Se prender a grupos e discussões intermináveis é certeza de fracasso no ano que vem. É raro que algo útil e importante surja desse blábláblá.

3. Excesso de opções

Nada como ter muitas alternativas e escolhas para questões importantes, certo? Errado! A abundância tende a nos confundir e provoca acomodação. O ideal é priorizar entre 2 e 3 cenários/opções para uma escolha. Como a dica é para se dar mal, cultive inúmeras possibilidades e passe o ano especulando.

4. Competir ao invés de colaborar 
Atitude e vontade para seguir em frente são fundamentais. Mas se isso inibe sua capacidade de colaborar e formar redes, tá aí um caminho infalível para tudo dar errado. Cada vez mais, os indivíduos e organizações estão mudando o modelo da competição para a “coopetição” ou “cocriação”, que os torna mais fortes, sustentáveis e próximos das pessoas, gerando maiorengajamento com seus produtos e serviços.

5. 2014 é ano de Copa do Mundo

Lembre-se, um dos eventos de maior repercussão mundial acontece por aqui em 2014. Valereforçar, no entanto, que tratar o futebol e a festa como prioridade é erro na certa! Lembre-se, temos eleições em outubro e com certeza, esse resultado faz muito mais diferença para sua vida. “Imagina na copa” ou imagine os próximos quatro anos?

6. O diploma é o que importa

conhecimento tradicional vem perdendo espaço para experiências e práticas alternativas. É cada vez mais relevante e divertido aprender experimentando novas formas e ferramentas, na prática. Ficar preso ao modelo formal de educação pode provocar uma defasagem em relação ao que está acontecendo de mais interessante por aí.

7. Sempre a mesma coisa

Nosso cérebro, assim como nosso corpo, tendem a se acomodar e repetir rotinas muito facilmente. Quanto mais habituados às mesmas atividades, lugares, pessoas, assuntos, menos exercitamosnovas conexões e formas de pensar. Faça sempre a mesma coisa, do mesmo jeito, com as mesmas pessoas e desperdice 2014.

8. Seguir “o mercado”

O mercado existe e se alimenta dele mesmo. Cria suas próprias necessidades, regras e comportamentos. Seguir essas tendências te deixam cada vez mais igual aos outros. Como diria Cesar Hidalgo, do MIT Media Lab, “se você trabalha com uma ideia que parece boa hoje, (nos parâmetros atuais do mercado) você já está atrasado. Uma boa ideia é algo que parece ruim hoje, mas pode ser muito bom no futuro”.

9. Viver para o trabalho 

Mesmo com toda a valorização e possível reconhecimento do estilo workaholic, seu tempo é muito valioso e está acontecendo agora. 2014 acontece apenas uma vez, por isso dedicar todo seu tempo e energia com o trabalho pode ser seu único saldo para o ano que vem, e ele não vale a pena.

10. Se preocupar em ter a ideia genial

Não faltam boas ideias por aí. Elas estão em busca das melhores condições e de pessoas capazes de desenvolvê-las em conjunto. Deixa-las passar por querer ser (sozinho) o mentor intelectual de algo inovador aumentam significativamente a sua chance de fracasso.

11. Ter ao invés de ser

O foco excessivo em consumir e acumular muitas vezes reflete o desejo de sermos reconhecidos como gostaríamos de ser. As relações são construídas e cultivadas pelo que somos e não pelo que temos. A vida pode ser mais simples e original. E aí, prefere continuar investindo no desnecessário?

12. O salário é o que importa 

Certos cargos remuneram bem e até acima do mercado em troca do seu tempo, da sua saúde e da sua mente. Desenvolver uma segunda carreira que esteja associada ao seu propósito de vida para se permitir, aos poucos, uma transição profissional pode ser um caminho. Ficar preso a segurança do salário é algo que pode funcionar por algum tempo, mas torna-se insustentável.

13. Resultadoa qualquer preço 

Muitos líderes se vangloriam de bater as suas metas e não se importam com a forma de alcança-las. Quando observamos suas respectivas equipes é fácil notar um desgaste nos relacionamentos, no ambiente e principalmente no engajamento das pessoas. Em alguns casos, atingir o resultado esperado tem um preço e pode ser justamente o que vai te atrapalhar no ano que vem.

14. Se preocupe com que os outros pensam de você

Boa parte da nossa energia é desperdiçada com interpretações e suposições sobre o que os outros pensam de nós. Seja autentico, procure ser um arquétipo e não um estereótipo. Absorver feedbacks é fundamental para o desenvolvimento, ler o ambiente também. O problema é deixar que isso te fragilize demais ou se transforme em paranoia.

E aqui vai uma dicaduka: Não levar essa lista a sério é 100% de fracasso para seu ano de 2014, e levá-la ao pé da letra também.

Esse post teve a colaboração do meu amigo Paulo Emediato que é jornalista e especialista em gestão. Assessor-chefe de Comunicação do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas, já passou alguns anos na iniciativa privada e hoje atua no desenvolvimento de estratégias de comunicação e marketing, gerenciamento de reputação corporativa e processos de inovação. No twitter: @pauloemediato e br.linkedin.com/in/pauloemediato/ . Xará obrigado pelas ideias, desafios e cumplicidade.