sábado, 15 de dezembro de 2012

Editorial Agradecer, mandar amor e seu mantra do sucesso Por Raúl CandeloroEdição 12/2012


Revista VendaMais
Editorial

Agradecer, mandar amor e seu mantra do sucesso

Por Raúl Candeloro
Edição 12/2012
Para alguém que cresceu fazendo artes marciais e provas de resistência como o Ironman do Hawaii, que aprendeu que homem não chora e que a vida é uma grande batalha onde você consegue aquilo pelo qual luta, falar de amor, carinho e gratidão não é uma coisa fácil. Pelo contrário, levei anos para entender a verdadeira importância disso tudo. Sabe quando finalmente comecei a prestar atenção nisso? Foram duas coisas que aconteceram.
Primeiro, a constatação inegável de que não era feliz. Por mais que alcançasse os objetivos que me propunha, aquelas conquistas não significavam absolutamente nada. Sempre joguei meus troféus fora, por exemplo. Não guardo certificados nem diplomas. Nunca sei quanto dinheiro tenho na conta. Não sei nem a senha da conta…
O que realmente valia para mim não era a conquista, mas o próximo desafio. E como o próximo desafio ainda não havia sido conquistado, vivia em permanente frustração. É uma sensação muito estranha essa, de ter muitas pessoas à sua volta lhe dando os parabéns, mas você por dentro sentindo-se sozinho, vazio e frustrado. Essa foi minha primeira grande constatação.
A segunda foi a constatação de que no fundo estava sendo covarde. Pular de paraquedas, mergulhar, fazer triathlons e maratonas, falar em público… Tudo isso é fácil comparado com a coragem necessária para ser sincero e honesto consigo mesmo. Eu era durão e agressivo não porque fosse corajoso, mas justamente pelo contrário.  É preciso muita coragem para assumir sentimentos – é muito, mas muito mais fácil escondê-los (mas muito mais desgastante também). E essa foi minha segunda grande constatação.
Não posso dizer, nem de longe, que tenha resolvido as duas coisas. Trabalho nisso todos os dias e ainda escorrego com frequência. Mas só o fato de ter constatado isso, ganhei um novo rumo e um novo olhar sobre a vida. Mais do que isso, criei novos hábitos que gostaria de compartilhar com você. São exercícios que faço ao final do dia, antes de dormir e que me ajudam muito.
Sei que terá gente dizendo “que frescura”, mas eu falava exatamente a mesma coisa sobre meditar, e hoje sei o bem fantástico que me faz. Então mesmo que algumas pessoas critiquem por ser muito ‘soft’, corro esse risco sabendo que ajudo a cumprir minha missão de ajudar muitos a melhorarem seus resultados. Os três exercícios que eu faço e recomendo são:
  1. Agradecer: Agradecer tem uma série de benefícios, mas o principal deles é que cria imediatamente uma energia positiva. Dá foco também (o que está bom e o que precisa melhorar – embora aqui eu só me concentre no que está bom). Os mais organizados podem criar uma lista de agradecimentos (família, saúde, amigos, trabalho, dinheiro etc.). 
  1. Mandar amor: Quando li esta dica, foi numa entrevista de um multimilionário que eu nunca na vida definiria como ‘soft’. Mas ele disse que, ao deitar na cama para dormir, fechava os olhos e escolhia uma ou duas pessoas para ‘mandar amor’. Fiquei dando risada sozinho, mas… Resolvi experimentar. Funciona e recomendo.
  1. Crie seu próprio “mantra do sucesso”: escolha seis palavras que você usaria para se autodefinir. As minhas são: alegria, saúde, foco, bem-estar, força e energia. E repita-as para si mesmo sempre que puder (eu repito duas vezes por dia – tomando banho ao acordar e antes de dormir).
Agradecer, mandar amor, mantra do sucesso. São três exercícios muito simples que, através da repetição, podem trazer resultados positivos muito interessantes. Na verdade, fica muito parecido com a oração que muitos fazem antes de dormir (embora este meu exercício, especificamente, não tenha um cunho religioso). Particularmente, por preferências pessoais, eu recomendaria separar as duas coisas. Mas entendo perfeitamente quem quiser aliar os exercícios com sua oração.
Resultado dos três exercícios: um ritual pré-sono que garante que eu durma melhor, acorde melhor e viva melhor. Aliás, acho que fazem com que eu seja uma pessoa melhor.
Aproveito então a oportunidade de encerrar este editorial de Dezembro para já exercitar as três coisas:
  • Agradeço seu apoio como leitor da VendaMais e cliente da Quantum.
  • Amo o que faço e espero transmitir para você esse amor através das minhas palavras, do meu trabalho e do meu exemplo.
  • Espero que você tenha muita alegria, saúde, foco, bem-estar, força e energia para conseguir os resultados, desafios, dinheiro, reconhecimento e impacto positivo que você se propuser a alcançar com as pessoas importantes da sua vida.
Abraço, boas festas e um excelente final de ano,
P.S. Essas são as minhas palavras… Mas não me copie: crie as suas!
Visite a loja www.editoraquantum.com.br que hoje é destaque no que diz respeito a produtos que colaboram com o crescimento profissional.
São revistas, áudios, vídeos, livros, newsletters, eventos e treinamentos voltados para um público vasto de iniciantes, veteranos, gerentes e líderes – todos focados no mesmo objetivo.

Autor(a):
Raúl Candeloro
Raúl Candeloro é palestrante e editor das revistas VendaMais e Liderança. Autor de vários livros, é também diretor executivo da Small Giants Community, diretor do Instituto VendaMais e sócio-diretor da empresa de consultoria Solução Comercial.

Mapa da mina A maneira de dizer as coisas Por João Alberto CostenaroEdição 12/2012

Mapa da mina

A maneira de dizer as coisas

Por João Alberto Costenaro
Edição 12/2012
Certa vez um poderoso sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse o seu sonho:
— Que desgraça, senhor! Exclamou o adivinho. – Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade.
— Mas que insolente! – Gritou o sultão, enfurecido. Como se atreve a dizer-me tal coisa? Fora daqui!
Assim como hoje, naquele tempo uma palavra dita podia atrair o acontecimento. Chamou os seus guardas e ordenou que lhe dessem cem açoites.
Mandou que trouxessem outro adivinho e lhe contou sobre o sonho. Este, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe:
— Excelso senhor! Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.
A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho.
Em vendas há muitas situações que cabe um comportamento equivalente ao do segundo adivinho.
A mais importante delas se refere ao momento em que o cliente pede ao vendedor qualquer coisa que não ele pode atender. Pode ser um preço, um prazo, uma quantidade, uma cor, uma forma de entrega ou pagamento, um produto etc. No lugar de dizer: Não é..., Não posso..., Não dá..., Não temos..., Não consigo..., podemos dizer algo mais proativo. A alternativa seria dizer o que temo que éo que podeo que consegue etc.
Veja as negativas do vendedor no seguinte diálogo reativo:
Cliente: Posso pagar isso em 60 dias?
Vendedor: Não posso fazer.
Cliente: Qual o maior prazo que você pode?
Vendedor: Só no máximo em 30 dias.
Cliente: Não dá para fazer em 45 dias?
Vendedor: Não, no máximo em 30 dias.
Depois de negar tanto, o vendedor não se acha no direito de pedir algo ao cliente. É como se ele estivesse devendo. Muitos nem pedem pelo pedido.
Agora um diálogo proativo, veja como o vendedor contorna o uso do “Não”:
Cliente: Posso pagar isso em 60 dias?
Vendedor: Eu lhe consigo 30? Vamos fazer o pedido?
Cliente: Me consegue 45 dias?
Vendedor: Eu consigo 30, que é o prazo médio de mercado.
Cliente: Qual o maior prazo que você pode?
Vendedor: 30 dias, que é um bom prazo.
Cliente: Não dá para fazer em 45 dias?
Vendedor: 30 dias é um bom prazo. Vamos fazer o pedido.
Com a ausência de negação, o vendedor pede pelo pedido com naturalidade.
Simples? – Acho que exige aprendizado e prática. Malabarismo verbal? Um pouco. O nosso treino de comunicação humana nos ensinou a negar primeiro e depoisdizer o que dá para fazer, a alternativa viável. Eu chamo isso de gangorra emocional. No primeiro momento em que é negada alguma coisa que o cliente solicitou, ele se desmotiva (deprime) em fazer negócio com você. Em seguida, uma vez que o vendedor diga o que pode ser feito, ele tem que sair do motivacional negativo para o positivo, que é uma subida longa. Além do que, a alternativa passa a ser encarada como se fosse um prêmio de consolação.
Quando evitamos o uso da negação, não ocorre uma variação emocional grande. Tudo é mais plano e suave para o vendedor e o cliente.
Se você acha que precisa evoluir em vendas, esse é um treino bom de fazer: Como oferecer as alternativas que você dispõe, sem primeiro ter usado a negação ao cliente.
Boa sorte!
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Autor(a):
João Alberto Costenaro
João Alberto Costenaro é palestrante, consultor e instrutor nas áreas de vendas, liderança e coaching. É trainer licenciado pela Corporate Coach U Internacional. Visite:  www.seleta.com.br
E-mail: seleta@seleta.com.br

Criatividade Feliz Ano Novo Por Fernando Adas

Criatividade

Feliz Ano Novo

Por Fernando Adas
Edição 12/2012
“Adeus ano velho... Feliz ano novo...”
Nunca entendi muito bem, por que se despedir do ano que terminou e saudar o recém-chegado com tanta felicidade.
Para mim, deveríamos manter as boas lembranças do que vivemos e aprender com os erros. Dar “adeus” assim, subitamente, nos coloca em risco de prosseguirmos nas mesmas práticas, sem as melhorias da boa reflexão.
Ao mesmo tempo, assumir um feliz ano novo, sem planejamento e diretrizes, assemelha-se às conversas regadas a vinho ou cerveja, na noite do réveillon, cujo único resultado certo no dia seguinte é a ressaca.
Antes de se despedir de 2012, avalie as suas realizações.
Como foram feitos seus planos de vendas? Eles incorporaram benefícios reais aos seus clientes ou resultaram de uma promoção passageira?
Você termina o ano com uma clara percepção da concorrência? Sabe qual é o seu diferencial perante ela?
E o seu cliente? Consegue citar três características dele? Seus pontos fracos e fortes?
Você fez o 2012 dele, feliz? Ou o “adeus ano velho” dele inclui a sua marca?
O ano de 2013 será feliz para a sua empresa, se conseguirmos responder:
Sua marca é promocional ou conceitual?
Você se relaciona regularmente com seus melhores?
Quais os três principais benefícios de seus produtos ou serviços?
Será que os seus “prospects” receberam mais investimentos publicitários que seus clientes?
Você tem clientes dormentes, aqueles que não compraram em 2012, mas permanecem ativos no mercado? Por que será que eles se afastaram de você?
“Que tudo se realize, no ano que vai nascer...”
2013 pode gerar muitas realizações a você. Mas o início desse projeto começa bem antes.
Certifique-se sobre o grau de satisfação dos seus clientes. Que ações de pós-venda você realiza? Seus clientes são advogados da sua marca?
Precisamos seduzir clientes através das emoções vindas de um bom atendimento, do reconhecimento e da recompensa à fidelidade deles. Seduções promocionais, vindas de descontos ou brindes, são passageiras e não garantem vínculos de longo prazo.
“Muito dinheiro no bolso... Saúde pra dar e vender..”
Sei que você não é assim, mas vamos concordar que muitos empresários exibem uma visão exclusivamente financeira de seus clientes.
A relação ocorre pelo bolso, ou seja, a empresa está interessada na conta bancária do cliente e este, nos descontos que pode obter. Ambos querem muito dinheiro no bolso e quase nada é feito para a manutenção da saúde comercial de uma boa relação.
Se a sua marca diferencia-se das demais pelos aspectos quantitativos, preços, planos de pagamento ou descontos, ela pode adoecer no longo prazo.
A tal “saúde pra dar e vender” é conquistada através de benefícios diferenciados, em geral ligados a uma gestão do relacionamento com os clientes.
“Dar e vender” talvez seja a síntese dessa prática comercial. Uma clara separação entre o que damos e o que vendemos aos clientes.
Você dá (ou pelo menos deveria) bom atendimento, boa percepção das suas necessidades, serviços agregados, comunicação pertinente e relevante, acolhimento pós-venda.
E você vende o quê? Nada.
Um bom plano comercial não vende nada. Simplesmente motiva as pessoas a comprarem.
E se as pessoas se motivarem a comprar de você, seu ano será digno de comemorações.
Que o seu 2013 seja de paz, amor, sucesso e clientes!
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Autor(a):
Fernando Adas
Fernando Adas é diretor de atendimento e planejamento da Fine Marketing e especialista em comunicação dirigida e varejo. Atua também como consultor em treinamento de equipes comerciais.
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Gestão da Carteira de Clientes - os clientes são da empresa ou dos vendedores? Por Aroldo MacielEdição 12/2012



Gestão da Carteira de Clientes - os clientes são da empresa ou dos vendedores?

Por Aroldo Maciel
Edição 12/2012
Você é um Gestor Comercial? Então, responda as questões:
Os clientes para os quais a sua empresa vende são da empresa ou dos vendedores?
Quando um vendedor vai para a concorrência, você fica preocupado com a possibilidade de perder clientes que eram atendidos por esse vendedor?
Quando você contrata um vendedor, fornece as informações necessárias para que o mesmo possa fazer um trabalho com qualidade?
Se você pensou muito ou ficou em dúvida para responder qualquer uma das questões acima, fique muito alerta, pois, possivelmente, sua empresa perderá clientes logo ali na frente. A importância de fazermos a Gestão da Carteira de Clientes está diretamente relacionada em você saber responder as questões acima, ou seja, independente do vendedor ser antigo na empresa ou estar iniciando agora as suas atividades, as informações relativas aos clientes dessa região deverão ser de conhecimento, gestão e “propriedade” da empresa.
Quando falamos em Gestão da Carteira de Clientes, muitos já pensam nos investimentos necessários para a compra de software próprio para essa tarefa. Na verdade, quando se quer fazer da Gestão da Carteira de Clientes uma ferramenta para maximizar o resultado, podemos usar até mesmo o Excel ou baixar um CRM disponível na internet. Aqui, vale lembrar aquele ditado que “o ótimo é inimigo do bom”. Apesar das diferenças entre as empresas e, em função disso, as informações necessárias para a Gestão da Carteira de Clientes serem distintas, algumas informações são básicas e de fundamental importância, tais como (informação por cliente):
  • Valor médio faturado, margem das vendas – total e por produto, quantidade faturada.
  • Mix (determinado cliente compra “todos” os produtos de você ou somente aqueles que você tem preços mais competitivos)?
  • Qual a data da primeira venda? Há quanto tempo esse cliente não compra da sua empresa – tempo entre a última compra e a data atual
  • Percentual de inadimplência.
  • Qual é a sua participação nas compras do cliente – share of pocket? E outras informações que você julgue importante na sua empresa.
Após definir as premissas para a análise da sua carteira de clientes, mesmo com a utilização do Excel, não se esqueça de inserir comandos de alerta, ou seja, se a avaliação é mensal e um cliente deixa de comprar num determinado mês, a sua ferramenta deverá alertá-lo. Importante salientar que, sempre que pensamos em Gestão da Carteira de Clientes, temos que avaliar também como atendemos esses clientes, ou seja, como está distribuída a nossa força de vendas. Sob esse aspecto, temos o seguinte:
  • Quantos clientes cada vendedor possui em “sua” carteira – ativos e inativos? Lembrem-se do artigo sobre o “Tamanho do Mercado”, ou seja, será que sabemos exatamente quantos suspect, prospect e clientes temos numa determinada região? - quantos clientes A, B e C cada vendedor possui na sua região?
  • Qual é a periodicidade que os vendedores visitam os clientes – importante você estabelecer uma periodicidade diferente para cada tipo de cliente?
  • Você sabe exatamente quem compra e quem decide a compra em cada cliente. A empresa e os vendedores conseguiram construir um relacionamento forte com essas pessoas?
  • Existe uma sistemática diferenciada para atender os grandes clientes? O Gestor não precisa estar em todos os clientes, mas nos mais importantes – A e B talvez – pois a presença de outros profissionais da empresa transmite um sentimento mais forte para esses clientes. Aqui vale usar a Curva de Pareto – (80 – 20), ou seja, a presença do gestor junto com os vendedores pode ser naqueles 20% dos clientes que representam 80% do faturamento. Só não esqueça que os pequenos de hoje poderão ser os grandes de amanhã.
Agora, transforme os dados disponíveis na sua empresa em informações e zele pela sua carteira de clientes, pois se você não fizer, outros farão. Lembre-se também que informação de qualidade deve estar disponível para todos aqueles que precisam e podem usar a mesma.
Boas vendas!
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Autor(a):
Aroldo Maciel
Aroldo Maciel é consultor independente. Especialista em Marketing e MBA em Gestão Comercial na FGV. Com passagens por organizações de relevância nos seus mercados, tais como: AGCO do Brasil Ltda, Recrusul S. A., Agrofel Agrocomercial Ltda. e Shark Máquinas para Construção Ltda.

Como elaborar rotas de vendas inteligentes

Competências

Como elaborar rotas de vendas inteligentes

Por César Frazão
Edição 12/2012
Todos sabem dos muitos problemas enfrentados pelos vendedores. Trânsito pesado, congestionamentos cada vez piores, desastres naturais, enchentes, acidentes e o preço do combustível cada vez maior, beirando o insuportável.
Tudo isso torna vital um bom planejamento para um roteiro de vendas eficientes. A seguir, algumas dicas para a elaboração de uma rota de vendas produtiva.
  1. Conheça os horários de preferência de seus clientes. Dos seus clientes!  Não os seus, ok? Tem cliente que prefere receber o vendedor bem cedinho e outros no final do expediente. Verifique com seus clientes quais são as preferências
  2. Procure colocar os clientes que se encontram em locais de congestionamentos nos horários intermediários, entre os horários de pico, se for possível.
  3. Para prospecção de novos clientes, certifique-se da atualização dos endereços e contatos para evitar perder a viagem.
  4. Tenha sempre em mãos um plano B para o caso de seu cliente, naquela rota, não estar no horário planejado.
  5. Agende suas visitas sempre que possível, para evitar dar com a cara na porta.
  6. Trabalhe por setores ou por bairro. Atender um cliente na zona sul e outro na zona norte pode ser muita perda de tempo, dependendo do caso.
O foco deve ser sempre evitar a perda de tempo. Agendar visitas sempre ajuda a otimizar o tempo de uma rota de vendas. Justamente aí começa a grande dificuldade, pois raramente as pessoas querem ou têm tempo para atender os vendedores. O vendedor fica em uma verdadeira encruzilhada, se for direto, sem marcar hora, não é atendido ou, se ligar, não consegue agendar a visita.
Grande parte dos vendedores fracassa no agendamento porque tenta vender o produto por telefone antes de vender a entrevista. Não tente vender o produto ou serviço ao cliente e sim a entrevista, a reunião. Chamo isso de “a venda antes da venda”. Venda a ideia da necessidade de seu cliente atendê-lo e não o produto em si, pois o objetivo é agendar. Deixe para iniciar a venda somente quando estiver à frente do cliente.
Uma dica boa é usar a técnica da hora quebrada, assim: quando agendar um horário com o cliente, nunca marque em uma hora cheia, isto é, onze horas, dez horas, dez e meia, pois na cabeça do cliente você irá tomar uma hora do tempo dele e ele não aceitará a visita. Então, marque horários quebrados como: nove e quarenta, oito e trinta e cinco, na imaginação do cliente você irá tomar do tempo dele de 20 a 25 minutos.
Isso não significa que sua entrevista terá que acabar após esse tempo. A duração será determinada pelo clima da conversa. Mas passa a impressão de maior objetividade e organização do tempo, além de aumentar a credibilidade.
Resumindo, organização, planejamento, foco na administração do tempo e trânsito devem ser levados em consideração para a melhor otimização de uma boa rota de vendas.
Boas Vendas e Sucesso!
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São revistas, áudios, vídeos, livros, newsletters, eventos e treinamentos voltados para um público vasto de iniciantes, veteranos, gerentes e líderes – todos focados no mesmo objetivo.

Autor(a):
César Frazão
César Frazão é palestrante e instrutor de vendas, especializado em técnicas de vendas e motivação.
Site: www.cersarfrazao.com.br
E-mail: cesarfrazao@cesarfra

Motivação Gigantes da Motivação Por Karina MagolboEdição 12/2012


Motivação

Gigantes da Motivação

Por Karina Magolbo
Edição 12/2012
Gigantes da Motivação
"Se você quer construir um navio, não reúna as pessoas para as tarefas e trabalhos; ensine-as a almejar a infinita imensidão do mar."
Antoine de Saint-Exupery
A forma como cada um encara a vida, tanto pessoal como profissional, interfere diretamente nas experiências vivenciadas e nos resultados alcançados.
Embora a felicidade não seja um estado permanente, ela pode ser buscada ao darmos atenção às diferentes esferas que compõe nossa existência. Pensando nisso, os hindus desenvolveram um sistema de autoavaliação chamado Roda da Vida.
Este sistema é composto por um círculo com divisões. Em cada uma delas é definida uma esfera da vida considerada fundamental para a conquista do equilíbrio pessoal: Equilíbrio Emocional, Realização e Propósito, Recursos Financeiros, Contribuição Social, Família, Desenvolvimento Amoroso, Vida Social, Criatividade, Hobbiers & Diversão, Plenitude e Felicidade, Espiritualidade, Saúde e Disposição e Desenvolvimento Intelectual.
A ideia é que as pessoas façam reflexões periódicas sobre a atenção dispensada a cada uma destas áreas e desenvolvam um plano de ação para melhorar o que não está satisfatório.
Baseados na Roda da Vida, convidamos 10 renomados especialistas para darem dicas para você fazer uma reflexão e começar 2013 muito mais motivado.

Equilíbrio Emocional

5 dicas para Manter o Equilíbrio Emocional em 2013

Por Roberto Shinyashiki
  1. Procure fazer algumas pausas durante o dia: “eu tento dormir, sempre que possível, 30 minutos após o almoço”. Isso ajuda a relaxar, além de aumentar sua concentração;
  2. Contrate pessoas competentes para trabalhar junto com você: gente incompetente tira qualquer um do sério e se preocupar com eles pode tirá-lo do seu equilíbrio;
  3. Seja organizado: a desorganização desgasta a nossa paz espiritual;
  4. Tenha um mentor que já tenha conquistado o que você quer conquistar, os campeões vão ensiná-lo caminho para ser também ser campeão;
  5. Reze todos os dias, pois pessoas espiritualizadas mantêm a confiança na vida.
Roberto Shinyashiki é formado como médico psiquiatra, mas fez pós-graduação em Administração de Empresas (MBA-USP), é doutor pela Faculdade de Administração da Universidade de São Paulo. Conferencista de renome internacional, já se apresentou para todos os tipos de plateias, como equipes nacionais de esportes, entidades privadas, convenções empresariais, ambientes acadêmicos e megaeventos. É autor de vários livros, entre eles Heróis de VerdadeO Sucesso É Ser FelizSem Medo de VencerAmar Pode Dar CertoO Poder da SoluçãoA Carícia Essencial e Tudo ou Nada, que já venderam mais de 6,5 milhões de exemplares no Brasil, na América Latina, na Europa e no Japão.

Realização e propósito

Qual é o seu objetivo?

Por Prof. Gretz
Qual é o seu objetivo? Essa pergunta não cabe apenas em situações de trabalho. É importante em todas as dimensões da vida. As crianças costumam ouvir: “o que você quer ser quando crescer?” Mas depois, tendo alcançado ou não o que queriam, muitos se esquecem daquela saudável pergunta. Digo “saudável” porque, tendo um objetivo, é muito maior a chance de realização pessoal e profissional.
Pergunte a si mesmo: Qual o seu sonho de vida? Não importa a sua idade hoje. Assuma a direção do seu futuro. Por que deixá-lo ao acaso? Cultivar um sonho de vida não é adotar um modelo de sucesso ou seguir passos de outra pessoa. É tornar sua vida melhor desde agora. Inclusive ajudar outras pessoas a realizarem seus sonhos também.
Quando você tem um grande propósito, suas pequenas decisões vão todas na mesma direção. Em tudo o que fizer no dia a dia, pense no objetivo, por menor que ele seja. Uma grande caminhada se faz a cada passo. Realizações que têm um propósito valem muito mais, porque têm rumo certo.
Prof. Gretz – Conferencista em todo o Brasil e em eventos internacionais, como a IV expo BUSINESS, no Japão, e na expo BUSINESS America – Brazilian Trade Show, na cidade de Boston, EUA. Tetracampeão do Prêmio Top of Mind Estadão – RH na categoria Palestrante do Ano. Autor de 13 livros, entre eles É Óbvio - Qualidade Real ao Alcance de Todos,  Viabilizando Talentos - Como Semear o Crescimento Pessoal e Profissional, O Prefeito de Jerusalém - Segredos de Neemias para os Líderes de Hoje, Vida Com Qualidade - Muitos querem, poucos conseguem, O Líder dos Líderes, A Força do Entusiasmo - Use a fonte de Energia que existe dentro de você, Voando como a Águia - A inteligência espiritual como fator de mudança.

Recursos Financeiros

Faça sua comissão durar mais que o Natal

Por Mauro Calil
A chegada de dezembro é muito comemorada pelos vendedores, Afinal, é um dos meses do ano em que, por venderem mais, ganham mais comissões.
Assim como aumentam os ganhos com as vendas, as despesas também seguem o mesmo caminho. Uma planilha de gastos e planejamento, além de ser eficiente, pode também ser o início de um futuro tranquilo. Estabelecer metas a curto, médio e longo prazo também contribuem para evitarmos os gastos desnecessários e auxiliam a decidir qual o melhor investimento. A dica é separar parte das comissões para os investimentos, como por exemplo, os fundos imobiliários, que são acessíveis aos vendedores e possuem boa sofisticação. Inicialmente, a educação financeira é o primeiro passo e o melhor investimento.
Primeiro, temos que aprender a fazer dinheiro com o trabalho. Depois antevemos os gastos e planejamos de forma inteligente as despesas. Em seguida, salvamos, poupamos o dinheiro e investimos. Por fim, turbinamos esse investimento, tornando o enriquecimento rápido e constante. Isso está ao alcance de todos.
Mauro Calil é palestrante, educador financeiro, fundador da Academia do Dinheiro, e autor dos livrosSepare uma verba para ser feliz e A receita do bolo.

Contribuição Social

Motivação Intrínseca

Por Claudiney Fullmann
Não vamos tratar do tributo compulsório que a União cria para custear os serviços de assistência e previdência social, como aconteceu com a CPMF. 
Falemos da contribuição do vendedor para valorização da sociedade, do respeito às pessoas e da ampliação da felicidade dos indivíduos. Durante sua atividade profissional o foco não está na comissão sobre a venda efetuada. Todo o ambiente criado no instante da venda é muito mais nobre do que isto, é sua motivação intrínseca.
Quantas vezes vendedores e vendedoras realizam sonhos dos compradores e compradoras? Não importa se são crianças ou idosos; compra é uma euforia psicológica, principalmente se vier a satisfazer um desejo curtido por algum tempo. O gesto do vendedor, no momento da entrega do objeto comprado, emana fluidos positivos da sua contribuição. É uma relação única de momentos de felicidade, tanto para quem entrega, quanto para quem recebe, emoldurados por sorrisos sinceros.
Além dos parâmetros racionais de técnicas e estratégias, deve haver uma aura emocional para que ocorra a contribuição social do amor ao próximo.
Claudiney Fullmann é consultor em estratégias empresariais, palestrante, mentor de executivos e engenheiro industrial especializado em qualidade, produtividade e desenvolvimento de executivos. É diretor-presidente da Educator e autor do livro O trabalho: mais resultado com menos esforço/custo. Visite o site: www.fullmann.com.br – E-mail: fullmann@aeducator.com.br

Família e Desenvolvimento Amoroso

10 dicas para fortalecer seus relacionamentos

Por Marcia Luz
Somos ilhas, afinal nascemos e morremos sozinhos. No entanto, não fomos feitos para permanecermos na solidão. Nosso desafio nesta vida é nos tornarmos seres humanos melhores e só existe uma forma de fazer isso: construindo relações de intimidade, o que implica num compartilhamento completo e irrestrito do EU.
Só as pessoas com quem estabelecemos intimidade são capazes de nos fornecer os espelhos necessários para nos conhecermos e crescermos.
Mas construir relações de intimidade exige empenho e dedicação. O mundo está cheio de pessoas morando juntas, porém sozinhas. Veja então algumas dicas para fortalecer seus relacionamentos:
  1. Comprometa-se a passar 24 horas sem reclamar. Reclamações envenenam relacionamentos e em sua maioria são insignificantes, mostrando ingratidão.
  2. Elogie quem compartilha a vida com você pelo menos uma vez por semana. Nada incentiva mais as pessoas a darem o melhor de si mesmas do que a valorização. Quando foi a última vez que você olhou com reverência para seu ser amado?
  3. Planeje em sua agenda o “tempo livre” para ficar com as pessoas que ama.Relacionamentos necessitam de tempo livre para florescer. As coisas mais importantes da vida raramente são urgentes e acabam sendo preteridas. Reserve data e hora para dedicar-se às pessoas que ama, garantindo que estes momentos ocorrerão.
  4. Ouça as opiniões do outro com respeito e apresente seus argumentos com serenidade.Esteja aberto para novas ideias.
  5. Descarte a ilusão de que todos os problemas podem ser resolvidos. Relacionamentos têm problemas e alguns insolúveis. O que fazer? Reconheça-os, encontre maneiras de se adaptar a eles e, com o tempo, aprenda a achar graça deles.
  6. Evite julgamentos. Antes de abrir a boca, pergunte-se: será que o que vou dizer vai ajudar essa pessoa a se tornar melhor? Pouco importa o passado de uma pessoa; ajude-a a construir seu futuro.
  7. Revele e descubra os sonhos um do outro. Sonhos trazem clareza e foco aos relacionamentos.
  8. Compartilhe seus sentimentos. Isso demonstra confiança no outro, permite que ele lhe conheça melhor e ainda pode fornecer à você um alívio poderoso.
  9. Aprenda a pedir ajuda. Não espere que o outro adivinhe. A capacidade de reconhecer que precisa de ajuda, que tem medo ou que errou é sinal de grande maturidade.
  10. Riam juntos das próprias gafes. O humor pode ser libertador, sobretudo em momentos de pressão ou crise. O riso é uma válvula de escape contra o estresse.
Ao construir relações de intimidade você se transforma num ser humano melhor, numa ilha mais bonita. Ótimos relacionamentos pertencem àqueles que decidem se esforçar e fazem deles uma prioridade.
Foto - Marcia Luz - Psicóloga, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. É professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena,Construindo um Futuro de Sucesso e Agora é pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI (Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF (International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda.

Vida Social – Criatividade, Hobbies e Diversão

Seis razões para investir na vida social e em criatividade, hobbies e diversão em 2013

Por Leila Navarro
  1. Reflita e adote como estilo de vida um novo comportamento: tudo o que você investir para o seu bem-estar, para que o fortaleça e o faça crescer, volta para você em dobro e, aí, as pessoas ao seu redor também serão beneficiadas com “os seus ganhos”.
  2. Em 2013 simplifique a vida! Adote a Lei do Minimalismo, o que representa mais qualidade de vida e menos consumismo. Você pode fazer coisas extraordinárias com muito pouco!
  3. No início dos tempos Deus criou Adão e, em seguida, Eva, porque viu que o homem não poderia viver bem sozinho. Seja sempre o seu melhor amigo, mas priorize manter bons relacionamentos, ter vida social ativa, encontrar amigos e familiares para conversar, rir e relembrar coisas. Isso faz um bem enorme!
  4. Seja criativo nas pequenas coisas do seu dia a dia. Transforme situações comuns em algo inusitado. Invente, recrie, experimente e faça coisas diferentes! Surpreenda a si mesmo.
  5. Encare o seu trabalho como um “espaço” para você se divertir. Seja qual for a sua área de atuação é importante que tenha prazer em dedicar a maior parte do seu tempo em algo que tenha relevância para você.
  6. Ame. Respeite o próximo, seja generoso, comprometido e solidário!
Foto - Leila Navarro é palestrante motivacional com reconhecimento no Brasil e no Exterior. Autora de 14 livros, entre eles, Talento para ser FelizTalento à prova de criseA vida não precisa ser tão complicada e, mais recentemente, O poder da superação e Obrigado, equipe. Saiba mais nowww.leilanavarro.com.br

Plenitude e Felicidade

Dez dicas para alcançar a plenitude e a felicidade em 2013

Por Prof. Heinz
  1. Tenha sonhos: é o primeiro passo para chegar onde quer.
  2. Aprenda com o passado: visualize o futuro, mas, principalmente, coloque toda a inteligência e sua força no presente;
  3. Tenha foco no que é importante para sua felidade: faça uma lista de coisas que o deixam feliz e procure faze-las;
  4. Simplifique sua vida: ás vezes menos é mais. É muito fácil nos tornarmos escravos do que conquistamos;
  5. Aceite as diferenças: lembre que as pessoas são diferentes e que não podemos mudá-las. Portanto, procure não julgar ninguém. Você não precisa concordar com todo mundo, mas pode respeitar;
  6. Pergunte o que não souber:  lembre que a humildade é sempre apreciada e é perguntando que se aprende e cresce;
  7. Tenha admiração por alguém: eleja um modelo ou referência. Mas cuidado para não confundir com inveja, inimiga mortal da felidade;
  8. Reconheça seus pontos fortes: fortaleça-os ainda mais, acredite sempre em si e siga em frente;
  9. Seja grato: a Deus e a vida.
  10. Ame.
Prof. Heinz tem 24 anos de experiência como profissional de RH, é empresário, consultor e instrutor. Palestrante nas áreas de motivação, vendas e liderança, diretor da Alfa Educação Corporativa e autor do livro Atitudes de resultado e dos DVDs Atitudes de resultado e Atitudes do vendedor campeão. Site: www.heinz.adm.br E-mail: contato@heinz.adm.br

Espiritualidade

7 dicas extraordinárias para ter sucesso e ser feliz

Por Daniel Godri
  1. Ame a si mesmo – Aumente sua autoestima, cuide mais de você, invista em você, invista na sua saúde física, invista na sua formação profissional e intelectual. Acredite em você. Acredite que você é uma obra prima do Criador. Você nasceu para vencer e para ajudar este mundo a ser pelo menos um pouco melhor.
  2. Ame a sua família – Por mais difícil que seja, ame sua família, é ela que será seu porto seguro de partida e porto seguro de chegada, dedique tempo e atenção a sua família, ame e permita-se ser amado. É na família onde podemos renovar nossas forças e é lá na família que descobrimos o quanto somos necessários e importantes uns para os outros.
  3. Ame seus amigos – Lembre-se de seus amigos, os que você conquistou recentemente e os que você conquistou há muito tempo, eles são ótimos para partilhar suas alegrias e suas dores. Os amigos depois da família são aqueles que mais aceitam você do jeito que você é, são aqueles que torcem sempre por seu sucesso e querem que você consiga o melhor de você.
  4. Ame seu trabalho – Por mais simples que seja seu trabalho, ame-o. Lembre que é o trabalho que dignifica o ser humano. É o trabalho digno que fará você ter realizações pessoal e profissional. Com o teu trabalho você pode ajudar muitas pessoas e melhor ainda, o seu trabalho ajudará a alcançar também o seu sucesso e a sua prosperidade. Porém, sempre que possível aproveite o domingo para recarregar suas baterias e lembre que o trabalho foi feito para o ser humano, não o ser humano para o trabalho.
  5. Ame o seu país – Ame o Brasil, ame seu país. Ninguém jamais conseguiu realizar o seu melhor num país onde não se acredita. Acredite no Brasil. Nunca confunda política com nação. O Brasil é muito maior e muito melhor do que todos as mazelas conhecidas. Transforme-se num fervoroso defensor de sua pátria, descubra as grandes oportunidades que o Brasil oferece.
  6. Ame a Deus – Embora todos nós sejamos finitos, temos mais do que nunca que acreditar no infinito. Acredite no criador de todas as coisas. Acredite no Deus que pode e quer fazer você ser feliz. Acredite no Deus do perdão, no Deus da misericórdia. Acredite no Deus que conhece suas dores, suas angústias, seus medos e suas aflições. Acredite no Deus que pode tirar você do fundo do poço. Acredite no Deus que quer lhe ensinar como chegar ao topo. Acredite no Deus que quer fazer você chegar onde seus mais ousados sonhos jamais imaginaram. Acredite no Deus que é o médico e o remédio, acredite no Deus do impossível. Ou seja, aumente sua fé.  E só para concluir...
  7. Ame ao Deus verdadeiro, ame a Deus verdadeiramente – Fique alerta para com o modismo que tenta nos convencer que tudo é a mesma coisa, que  todos os caminhos levam ao mesmo lugar e que tudo é Deus. Claro que nem tudo é igual e muito menos que todos os caminhos levam ao Deus verdadeiro. Deixe-me dar um exemplo: Imagine que sua meta é chegar a Belém do Pará, no norte do Brasil e com uma boa conversa conseguem convencer você a pegar um voo que vai para Porto Alegre no sul do Brasil. Observe que o  avião é igual, a companhia aérea pode até ser a mesma, observe que os tripulantes são parecidos, mas com certeza você não chegará a Belém do Pará e sim acabará chegando ao destino oposto de onde  você queria ir.Então permita-me lembrar algumas verdades: EU NÃO SOU DEUS , VOCÊ NÃO É DEUS,SUA FAMILIA NÃO É DEUS, SEUS AMIGOS NÃO SÃO DEUS, SEU TRABALHO NÃO É DEUS, SEU PAÍS NÃO É DEUS .Deus é maior e melhor do que tudo que podemos imaginar ou criar.Deus é maior que o próprio universo,por isso temos que amá-lo acima de todas as coisas. Então meu amigo, minha amiga, alegre-se ,rejubile, cante, sinta-se profundamente amado, mas não pouco amado não, sinta-se muito, mas muito amado mesmo, sabe por quê? Por que conforme nos ensinou Jesus Cristo, o Deus verdadeiro é amor, então a coisa mais simples e extraordinária  que podemos fazer para ser feliz  é seguir as orientações do próprio  Jesus Cristo e amá-lo verdadeiramente.
Daniel Godri - Palestrante motivacional. Coapresentador do Programa Desenvolvendo Talentos na TV Canção Nova e TV Século 21. Autor dos livros Conquistar e Manter Clientes e Sou Alguém Muito Especial. Autor mais de 50 vídeos sobre motivação e vendas. www.godri.com.br

Saúde e Disposição

5 dicas para ter mais saúde e disposição em 2013

Por Tom Coelho
  1. Repouso - Procure descansar bem, mantendo regularidade no horário de dormir e no número de horas de sono.
  2. Alimentação - Cultive o hábito de tomar um bom café da manhã, almoço e jantar, intercalando estas refeições principais com pequenos lanches de modo a não ficar mais do que três horas em jejum.
  3. Atividade física - Exercite-se ao menos três vezes por semana por, no mínimo, 30 minutos. Escolha uma atividade que lhe seja prazerosa para que tenha regularidade.
  4. Gerencie sua energia - Faça pausas estratégicas de apenas 30 segundos a cada meia hora, e pausas essenciais de dois a cinco minutos no meio da manhã e à tarde para aumentar sua energia e concentração.
  5. Administre a transição de seu ambiente profissional para o familiar - Ao chegar em casa, estabeleça uma zona intermediária de até 15 minutos, cumprimentando carinhosamente seus familiares com até 25 palavras. Desacelere. Tome um banho, troque suas roupas, beba algo. Situações de conflito e argumentos prejudiciais começam ou se intensificam nos primeiros minutos após o regresso ao lar.
Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 países. É autor deSomos Maus Amantes – Reflexões sobre carreira, liderança e comportamento, Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional e coautor de outras cinco obras. Contatos através do e-mailtomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.

Desenvolvimento Intelectual

6 dicas para aprimorar o desenvolvimento intelectual em 2013

Por Maurício Gois
Como aprimorar seu desenvolvimento intelectual? Vejamos seis dicas essenciais:
  1. Transforme saberes em saber. Saberes é o que já “está sabido” e é só você ir atrás, é o que o mercado já sabe; saber é o que você precisa saber do que já está nos saberes.
  2. Tenha espírito de análise e síntese. Exemplo: Olhe para a árvore e enxergue a floresta e, depois, olhe para a floresta e enxergue a árvore. Em 2013 terá mais resultados quem olhar para uma simples gota de água e ver um mar de oportunidades. E também para quem olhar para o oceano de concorrência e ver a “sua” gota de chance.
  3. Aceite que o intelecto se alimenta de ideias. Mas entenda que as ideias se alimentam das palavras. Então, o velho segredo para 2013 é você aplicar o método LIR (Ler, Interpretar e Resenhar), pois o velho adágio que valia em 1932 ainda vale em 2013: “Quem não lê, mal fala, mal ouve e mal vê”.
  4. Faça do Google uma das colunas de seu desenvolvimento intelectual, mas: entenda que ele é referência de citação, não de autenticidade. É preciso ir atrás para conferir originalidade e veracidade do que você vê lá.
  5. Transforme seu desenvolvimento intelectual em sabedoria intelectual. Estamos voltando à Era da Experiência, pois até agora se valorizou muito a Competência. Muitas empresas estão contratando pessoas mais velhas, porque o intelecto desenvolvido tem mais sabedoria.
  6. Use o que você já sabe para gerenciar as incertezas. Como será 2013? O mesmo que foi 2012: Incertezas. É preciso gerenciá-las usando as cinco dicas anteriores. Fortaleça ainda mais seu desenvolvimento intelectual.
Maurício Góis é empresário, palestrante, autor e estrategista. Apontado no meio empresarial como um dos palestrantes de maior conteúdo e um dos mais criativos pensadores da área de business. É consultor filiado ao IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização desde 1983. Ficou conhecido nacionalmente como autor da obra Chefia e Liderança da IOB- Informações Objetivas, umbestseller na área por quase uma década. www.mauriciogois.com.br
Visite a loja www.editoraquantum.com.br que hoje é destaque no que diz respeito a produtos que colaboram com o crescimento profissional.
São revistas, áudios, vídeos, livros, newsletters, eventos e treinamentos voltados para um público vasto de iniciantes, veteranos, gerentes e líderes – todos focados no mesmo objetivo.

Autor(a):
Karina Magolbo
Karina Magolbo

A riqueza está na base da pirâmide - na saúde também


A riqueza está na base da pirâmide - na saúde também

Classe C chega aos planos e saúde e superlota prontos-socorro
A edição do Valor Econômico da última segunda-feira, três de dezembro, chamou atenção para a expansão da participação da classe C nos planos de saúde. A movimentação vem aumentando a lotação e as filas em hospitais particulares, onde pacientes têm que enfrentar esperas de até duas horas para serem atendidos no pronto-socorro. Além disso, faltam vagas para internação nos dias mais movimentados.
Conforme apresentado durante o 17º Congresso da Abramge, realizado em 23 de novembro, A classe C já representa 49% do mercado de saúde privado. A informação foi dada por Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular.Os reflexos da lotação podem ser verificados em pesquisa da consultoria Aon HewittBrasil: entre 2006 e 2012 houve um aumento de 29% no número de solicitação de exames para cada consulta realizada e o crescimento no número de consultas e internações foi de 8,3% e 7,4%, respectivamente.
O principal motivo da expansão é a entrada da classe C nos planos de saúde que, até então não tinha acesso às redes privadas. Outro motivo para a lotação são os clientes de planos de saúde que preferem procurar um pronto-socorro para casos mais simples do que enfrentar a demora para agendar uma consulta de consultório. Segundo dados da Formato Clínico, em 2011 foram realizados cerca de 700 milhões de exames, evidenciando um aumento de 11,8% em relação a 2010.
Buscando uma solução para o crescimento da demanda, o Grupo Fleury, presente no mercado de alta renda criou a bandeia a+, destinadas as classe B e C. Além disso, o grupo pretende abrir novas unidades nos próximos anos.
Essa tendência já foi captada por outras estrategistas de negócios em saúde. As evidências  são a entrada de investidores estrangeiros nos planos de saúde brasileiros - recente compra da Amil -  e o avanço de investidores como o BTG Pactual na aquisição de hospitais. 
Veja mais sobre o mercado da classe média:

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