domingo, 16 de setembro de 2012


COACHING E MENTORING NASCERAM PARA DESPERTAR O POTENCIAL HUMANO

Por Verônica de Lyra Maranhão

O cenário organizacional está passando por momentos de grandes transformações nas últimas décadas, mais precisamente, com o advento da Globalização. As mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas estão caminhando a passos largos e sem chance de retroceder. Como impacto de tudo isso, inúmeras exigências técnicas e comportamentais estão sendo feitas às pessoas que habitam as empresas, levando-as a um elevado nível de estresse, desgaste e comprometendo negativamente sua performance profissional.

A cada dia que passa, as empresas aumentam as solicitações em termos de qualificação, visando, sempre, o bom desempenho de suas funções e criação de valor agregado para o negócio. No entanto, sofrem com o chamado “Apagão da mão de obra”, ou seja, há uma imensa escassez de profissionais bem preparados, falo de aspectos técnicos e comportamentais, para o exercício de suas atividades. Por um lado, há uma competição e busca por resultados acirrados. De outro, o fato de seus líderes e demais profissionais não apresentarem competências e habilidades suficientemente desenvolvidas para superarem todos os desafios propostos. Caracteriza-se um conflito a ser solucionado...

Quando falamos de Lideranças, independente do nível hierárquico, e diante desse cenário efervescente e mutante, percebe-se que o Líder está perdendo o seu centro e não está conseguindo encontrar um equilíbrio e maior qualidade de vida. E esta falta de foco faz com que ele não atinja o seu ápice profissional, entrando em uma esfera de desencontros, desmotivação e baixa auto-estima, comprometendo, muitas das vezes, sua vida familiar e círculos de amizades.

Neste contexto, o Coaching é eficaz por sua imensa capacidade de conectar as necessidades individuais com o desempenho empresarial. O processo de Coaching proporciona ao seu Cliente a ampliação de sua visão e, consequentemente, a abertura de mentalidade, onde cabe ao Coach (profissional que conduz o processo de Coaching) fazer as perguntas e colocações adequadas, levando-o à reflexão e busca de respostas que o ajudarão a despertar para uma nova consciência. Tal despertar faz com que essa pessoa comece a transformar toda a sua trajetória de vida, dando a ela um novo sentido, tornando este Ser mais feliz e pleno de suas potencialidades. Havendo esta transformação interna, o profissional, que é submetido ao processo de Coaching, consegue melhorar sua performance, mas ciente e consciente do caminho do meio entre vida profissional e vida pessoal.

O Coaching Executivo e Corporativo é aplicável em profissionais oriundos de quaisquer segmentos de negócios, bem como em empresas de pequeno, médio e grande porte.

Dentro desse universo novo e aquecido, a atividade de Coaching está crescendo e podendo proporcionar oportunidades de melhorias de desempenho, descobertas de potenciais adormecidos, estabelecimento do equilíbrio e harmonia física e mental e, acima de tudo, contribuir para que o Ser Humano possa encontrar sua real FELICIDADE, principal objetivo de VIVER, mostrando, também, que é possível construir e atuar em empresas felizes, uma vez que estas são constituídas por pessoas e seu clima organizacional está diretamente ligado ao grau de satisfação do profissional.

Um forte abraço e seja FELIZ!

“O mundo é construído por nós e nossa visão de mundo.” (Marcos Wunderlich)

CASE DE SUCESSO: SONIA MARIA RAZ

Sonia é psicopedagoga autônoma e moradora de São Paulo. Mora em condomínio, onde criaram um grupo de pessoas que se reúnem para a prática de Coaching do Sistema ISOR®.



Como foi seu contato com Coaching?



Uma paciente adulta contou-me que esse trabalho de Coaching era realizado em empresas, conheceu o método através de conhecidos nos EUA. Chegando ao Brasil comprou um livro e informou-me que através de agendamentos era realizado um trabalho de autoconhecimento, que ajudava às pessoas a aprenderem a administrar conflitos, melhorando o desempenho profissional e pessoal daqueles que realizavam.



Quando e como você conheceu o sistema ISOR®? O que chamou sua atenção?



Interessada em realizar o curso Coaching & Mentoring um amigo comentou que conhecia o Instituto Holos, e que iria fazer a primeira etapa do curso, (Life e Self) em novembro de 2009. Pesquisei o conteúdo do mesmo, pois me chamou a atenção a proposta diferenciada do Instituto Holos. Quando entrei em contato com o Sistema ISOR®, complementou minha crença e minha busca por instrumentação prática para Coaching e Desenvolvimento de Pessoas.



Finalmente, quando conheci as agendas sequenciadas do ISOR®, percebi que retratavam um excelente roteiro de trabalho.



Você aplica o sistema ISOR® no seu cotidiano profissional e pessoal?



Sim. Esse novo paradigma que propõe o Sistema ISOR® é profundo. E diz: “O mundo é o que somos”, me coloco no lugar que ocupo no mundo. Sem dúvida que as minhas crenças estão mudando, pois estar desperta e viver minha integridade, vendo o mundo como um espelho, e não como uma janela, é difícil e fascinante. Torno-me a única responsável pelas minhas criações. Profissionalmente, nas agendas vou trabalhando essas percepções e operações mentais com o Coachee. Até o sujeito sentir e pensar que ele cria a realidade e agir sabendo que a responsabilidade é dele próprio.



Como surgiu a ideia de aplicar Coaching no seu condomínio? Funciona?



Funciona bastante. Na medida em que minha visão de mundo está mudando, surgiu a ideia de aproximar as pessoas, pois sinto que sou um instrumento que pode ajudá-las a se tornarem melhores. Sou prestadia e compassiva, tudo o que faço para o outro, estarei fazendo também para mim, me torno um pouco mais sábia. A paixão pelo que faço me fortalece.



O que a prática de Coaching dentro do seu condomínio trouxe de benefícios para você e os moradores?



Está acontecendo lentamente um processo de união e colaboração entre os moradores. As pessoas estão mais focadas na Vida, e as soluções para os conflitos no condomínio estão mais negociáveis. Sinto uma melhor energia entre as pessoas. Acredito que o amor vibra uma energia poderosa que contamina tudo e a todos. Também faço esse trabalho para pais e professores em duas escolas. O caminho está sendo o mesmo, as pessoas estão relaxando e participando. Sentem que ninguém é melhor que ninguém, que estamos todos no mesmo barco.



O sistema alavancou os seus resultados profissionais?



Sim, me abriu mais a mente no que se refere aos princípios e a prática. Começando pelos instrumentos de “perguntas sábias”, pois tenho consciência que através delas, abro uma possibilidade de uma nova consciência.



A sua opinião. Qual o diferencial do sistema ISOR®?



Já que 80% do sucesso de uma organização é o fator Humano, só tenho a acrescentar que o sistema ISOR® deveria ser mais difundido em outras áreas da sociedade. Pode ser um forte instrumento de mudança, mentalização (dinâmica racional, operacional e intuitivo) e liderança (o poder prestadio e compassivo), centramento, na administração de conflitos. Percebi que o Sistema ISOR® é um instrumento claro e eficaz nos resultados!



Você recomenda? Para quem e para qual finalidade?



Eu recomendo para pessoas ou grupos que queiram evoluir e se desenvolverem, tornando-se Seres Humanos melhores, não só nas organizações, mas na vida em sociedade de modo geral. A finalidade é oferecer possibilidades às pessoas de se conhecerem e se tornarem mais despertas e conscientes, facilitando a mudança de paradigma.



O sistema ISOR® te dá instrumentos, cria condições para com o compromisso com a Vida. É um instrumental excelente para quem quer praticar o Coaching e a Mentoring de pessoas.

CASE DE SUCESSO: MÔNICA ALVARENGA

Hoje confira o case de sucesso, com Mônica Alvarenga.

Como foi o seu primeiro contato com Coaching e com o Sistema ISOR®?

Aconteceu no curso para formação de Coaches e Mentores ISOR® – Life, Self & Professional Coaching. Escolhi o Sistema ISOR® por ser convergente às metodologias com que trabalho no desenvolvimento de habilidades de comunicação em lideranças e nos processos de transformação e integração organizacionais. Quando fiz o curso tive a certeza de que havia feito a escolha acertada. O Sistema integra não só as metodologias que suportam o meu trabalho, mas também minhas pesquisas na área holística, em que também tenho formação. Os referenciais ISOR®possibilitaram que eu aprofundasse o trabalho que desenvolvo com gestores em diferentes organizações.

Em quais aspectos a sua formação em Coaching do Sistema ISOR®auxiliou no desenvolvimento pessoal ou da sua empresa?

Em todos os serviços de consultoria que presto as relações organizacionais sempre merecem um enfoque especial. Ao agregar o coaching aos processos que conduzo, pude trabalhar com mais eficácia e de uma maneira mais integral os aspectos que influenciam o clima dentro das empresas, indo além da comunicação interna, que é minha área de especialidade.

Além disso, quando trabalho com o outro, seja individualmente ou em grupo, estou também trabalhando a mim mesma, já que todos estamos integrados. Fazemos parte de um mesmo Universo, portanto, acelero meu próprio processo de desenvolvimento contínuo, na medida em que contribuo com o desenvolvimento do outro. Compartilho esse pensamento com os meus clientes, para que eles também possam contribuir de alguma forma, com a evolução de suas equipes e de todas as pessoas que os cercam, fortalecendo, assim, sua trajetória de desenvolvimento pessoal e profissional.

Após a formação, o que mudou na sua vida profissional e pessoal?

Pude agregar os referenciais e a prática do coaching ao trabalho que já realizava dentro de organizações, possibilitando transformações mais profundas a nível individual e coletivo, através de uma ampliação da consciência, que permite novas percepções e consequentemente novas atitudes em todos os âmbitos da vida.

Em quais situações você utiliza os instrumentais ISOR®? Por quê?

O Sistema ISOR® mudou a minha vida profissional, porque inseriu em meus programas com equipes e gestores uma possibilidade realmente transformadora. Os referenciais tocam em pontos realmente importantes para as pessoas com que trabalho, facilitando a conquista de novas percepções. Trabalho com líderes, buscando o desenvolvimento de potenciais, uma gestão mais eficaz e condução de relacionamentos mais satisfatórios com seus liderados. Também utilizo a metodologia para grupos que podem ser equipes que buscam melhorar a integração, alavancar a performance e inovar.

Outra experiência interessante que tem superado as expectativas de todos os envolvidos são os grupos de mulheres, que venho chamando de coaching feminino. O Sistema ISOR® oferece uma estrutura de trabalho perfeita para condução desses grupos, a medida em que permite a análise e o aprofundamento de situações pertinentes ao Universo Feminino.

Qual o principal aprendizado dentro do sistema ISOR®?

O de que estamos integrados a um contexto muito maior e de que todas as nossas atitudes têm reflexos muito maiores do que aqueles que percebemos. Perceber a amplitude de nossas conexões torna-nos capazes de atitudes mais saudáveis e coerentes com os colegas de trabalho e familiares, só para citar dois grupos com os quais interagimos todo o tempo.

Você recomenda? Para quem e para que?

Sim. Para todos que desejam evoluir em suas vidas, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal.

Você trabalha com o Coaching Feminino, qual o perfil dessas mulheres, algum específico?

O Coaching Feminino é realizado em pequenos grupos e aposta na habilidade feminina de conversar e no apoio e no encorajamento comprovadamente encontrados ente integrantes de grupos com interesses comuns. Os grupos são integrados por mulheres com vidas e perfis muito diferentes, mas todas encontram muitos pontos em comum entre si, contribuindo para o sucesso da experiência.

Como surgiu a ideia de trabalhar com esse público?

O trabalho voltado para mulheres surgiu a partir da observação dos resultados obtidos pelas participantes em diferentes grupos formados dentro e fora dos ambientes organizacionais.

Qual o diferencial do Coaching Feminino?

Pequenas mudanças começam a ocorrer a partir do primeiro encontro, mas isso só acontece em virtude das habilidades inatas de conversar, integrar e acolher de cada uma das integrantes do grupo. Tanto que muitas usam a palavra “mágica” para descrever os resultados obtidos ao longo do processo. O meu papel é o de conduzi-las, com apoio do Sistema ISOR®, pelo caminho das questões relevantes, dos pontos convergentes e de tudo mais que surge em cada encontro, tornando cada agenda realizada singular.

Como o coaching pode mudar a vida dessas mulheres?

A junção da metodologia de coaching e da tradição ancestral de círculos de diálogos tem resultados excelentes e rápidos na superação de desafios, em períodos de mudanças e diante da necessidade de traçar e alcançar objetivos mais ambiciosos. O mais importante, no entanto, é a possibilidade de resgate do feminino, da intuição e da vontade genuína de fazer bem ao próximo. A retomada das ‘conversas de comadres’, que faziam parte da vida de nossas antepassadas, à luz dos referenciais ISOR®, traz novas perspectivas para as questões contemporâneas, fazendo com que cada coachee siga adiante em suas vidas com mais força, confiança e determinação.

Depoimento de uma Coachee

“Buscava acelerar meu desenvolvimento profissional e, durante os encontros, percebi, através dos problemas de outras pessoas, os meus próprios. Consegui perceber dificuldades e conflitos que jamais me passaram pela cabeça existirem. Nessa troca de experiências, ajudava às demais, com a minha visão de fora, e a mim mesma. Assim, obtive mais segurança e motivação para traçar novas metas e tomar iniciativas mais ousadas para alcançá-las.”

Cláudia Janoni, secretária-executiva de uma multinacional.



*Mônica Alvarenga é Certificada internacionalmente em Coaching, Mentoring e Holomentoring® ISOR®, é diretora da Múltipla Comunicação, graduada em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela UFRJ, e bacharel em Letras (FEUC), com especialização em Marketing pela FGV, RJ, e em Comunicação Corporativa pela Syracuse University, NY. É colunista da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE) e do portal Nós na Comunicação e integra o conselho fiscal da Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM). Também possui formação em terapias alternativas reconhecidas mundialmente, como Reiki e Alinhamento Energético.

COMPETÊNCIAS PARA A LIDERANÇA



Quando exercemos uma posição de liderança lidamos com um fenômeno complexo, um palco onde se movimentam vários atores, na maioria das vezes com interesses distintos e finalidades não tão convergentes quanto seria o ideal, em cenários que mudam cada vez mais rapidamente a partir de vários aspectos.

Nessa cena complexa, o líder precisa colocar em sua balança inúmeros fatores que, no final, não devem pender para nenhum dos lados. É exigido dele que equilibre continuamente energia, capacidade pessoal, organização, a opinião de outros lideres e os recursos que tem à disposição.

Por isso, nenhuma organização ou empresa pode viver e prosperar sem equilibrar duas exigências: de um lado, a atenção ao crescimento econômico, pela expansão do mercado e otimização dos lucros e, de outro, os aspectos intangíveis ligados ao tipo de liderança, ao capital humano que opera no estabelecimento, à cultura organizacional e ao capital de relacionamentos.

A atenção ao capital humano, ao conhecimento, as experiência e competências das pessoas na organização é fundamental para a concretização de resultados. O reconhecimento de um ideal, de um sonho, a capacidade de estimular nas pessoas entusiasmo, criatividade, dedicação, o sentimento de pertencer a algo, enfim, os valores chamados intangíveis, não passíveis de serem medidos com números e calculadoras, são considerados fundamentais na construção e na manutenção de empresas sólidas e bem sucedidas.

As lideranças que nos marcaram de forma positiva, que deixaram resultados perenes e transmitiram de forma inequívoca valores e ideais, foram resultado da ação de líderes que conseguiram partilhar com os colaboradores uma identidade comum que direcionou atitudes e catalisou energias.

Esses são alguns, dos muitos desafios dos líderes no contexto atual: manter vivas nos colaboradores as extraordinárias forças vitais, criativas, inovadoras e sinérgicas capazes de fazer planos saírem do papel.

O líder indica a direção e verifica a rota, transmite a missão e o significado da tarefa e das ações, tentando assim, harmonizar e equilibrar as vontades e metas individuais com a coletiva, sendo este equilíbrio, a principal fonte de impulso para o desenvolvimento empresarial e pessoal.


Nenhum comentário: