quarta-feira, 26 de setembro de 2012


Aprendendo com "Tim Connor"                      
4 passos para gerenciar melhor
   
    Gerentes têm um impacto tremendo na produtividade dos seus subordinados. Bons gerentes têm consciência da maneira em que influenciam,
diretamente ou indiretamente, os comportamentos, ações e decisões da sua
equipe. Além disso, bons gerentes usam essas armas não apenas para reforço
de seu pessoal de forma positiva, mas também para comunicar-se melhor. Entretanto, as decisões e  ações da gerência podem ser danosas tanto para os
funcionários quanto para a empresa como um todo.
    Tim Connor, do Connor Resource Group, aprendeu isso na prática,
nesses seus 25 anos de consultoria em empresas das mais diversas áreas,
com equipes em vários países. A diferença entre um bom gerente e um mau
está nas decisões que ele toma. Mas todos cometemos erros. Felizmente,
também podemos aprender com os erros dos outros. Estes são os 4 erros mais
comuns, levantados por Connor. Veja como evitá-los:
♦  Desenvolva uma cultura corporativa que premie os comportamentos que você quer:
A cultura da empresa desce – vai de cima para baixo. As regras escritas, as não escritas, costumes e filosofias da gerência ou da própria empresa
eventualmente encontram seu lugar nas atitudes e performances de todo mundo dentro da empresa.
    Culturas  premiam  atitudes  e  comportamentos diretamente e indiretamente. Pelas suas ações (ou falta de), você reafirma que certas atitudes e
comportamentos são aceitáveis, mesmo que você nem se dê conta.
    Uma  das  coisas  mais  importantes que você tem que se lembrar
quando lida com pessoas é que você estimula os comportamentos que premia.
Comportamentos reforçados são comportamentos repetidos.
Se você quer mudar alguns comportamentos, primeiro você precisa
avaliar o que é que está premiando ou reforçando o comportamento que você
vê agora. Se não gostar dos comportamentos que vê, não culpe os funcioná-
rios - procure analisar (e criticar também) seu próprio estilo de liderança, cultura corporativa e como você se comunica, para determinar onde exatamente
está o problema.
Premie comportamentos através  do reconhecimento e do feedback.
Você já foi uma vítima do gerente gaivota? Gerente gaivota é aquele que entra
voando na sala, batendo fortemente as asas enquanto faz um monte de barulho. Aí ele balança o rabo, dá uma volta para cá, outra para lá, e sai - não antes
de fazer um pouco de cocô.
    Em outras palavras, o estilo gaivota é altamente negativo - nunca elogia ou dá feedback positivo.
    Esse  estilo  de  gerência  é  altamente desmotivador. A maioria das
pessoas quer ser eficaz, fazer um bom trabalho, dentro do cronograma, etc. O
problema é que muitas empresas sabotam a performance dos funcionários,
recusando-se a olhar no espelho na busca dos culpados. Os funcionários querem saber como anda seu trabalho, estejam indo bem ou mal.

Nenhum comentário: