Enxergar Oportunidades
Enxergar oportunidades “Um otimista vê
uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em
cada oportunidade.” Winston Churchill Ouço muitas pessoas dizendo “que
não dá”, “que não tem jeito”, “que não há oportunidades na empresa,
cidade, país”, enfim, “no mundo”.
Dizem, ainda, “só os que têm sorte
encontram oportunidades”. Existem ainda os que dizem que é a
oportunidade que vai atrás desses “sortudos”. Acham que a oportunidade
baterá à sua porta em forma de um belo presente, acompanhada de um
consultor, o qual dirá quais as oportunidades existentes e como
explorá-las.
Frases típicas são: “Fulano nasceu com
aquilo voltado prá lua”, “Pô, o cara tem estrela” e por aí afora. Um
ditado que está num livro de 1780 – “Adágios, Provérbios, Rifãos e
Anexins da Língua Portuguesa” – editado pela Real Casa Portuguesa, que
diz: “Andando na égua e perguntando por ela”. A situação que esse ditado
descreve é mais comum do que se imagina. Enxergar oportunidades é a
capacidade de fazer conexão entres as coisas que “passam batidas” pela
maioria das pessoas.Como diz a frase acima, às vezes a oportunidade está
bem próxima da gente, debaixo de nosso nariz, mas não a enxergamos.
Na nossa própria empresa ou profissão,
muitas vezes, deixamos de explorar sadiamente oportunidades de parceria,
cooperação, alianças estratégicas, associações, compra conjunta,
terceirização, com clientes e fornecedores que já conhecemos há anos.
Falando em clientes, vejo muitas empresas se preocupando em atrair novos
– o que requer alto investimento – e esquecendo-se de buscar a
fidelização dos antigos – o que normalmente requer baixo investimento –
ou seja, ganha-se de um lado e perde-se de outro. Ray Kroc não foi o
fundador da Mc Donalds. Ele era vendedor de máquinas de milkshake e teve
a capacidade de enxergar o que os irmãos Mc Donalds não estavam
enxergando. Associou-se a eles e tornou o modelo da pequena lanchonete
dos irmãos numa das maiores franquias do mundo.
A ditado que diz: “A oportunidade é um
cavalo que passa encilhado apenas uma vez na vida” não está
necessariamente certa, pois para os que têm a capacidade de enxergar o
que os outros não vêem “vários cavalos passam encilhados” todo dia. São
pessoas que estão sempre ligadas na idéia de expansão de negócios,
lançamento de novos produtos e serviços, novas maneiras de fazer as
coisas. Sabem tirar proveito de situações inusitadas para avançar nos
negócios.
Um exemplo simples: alguns empresários do
agronegócio, com visão de oportunidade, aproveitaram os incentivos do
governo federal – principalmente financiamentos mais baratos – para
investir no nordeste do Brasil. Para a maioria das pessoas, está região
não tinha futuro, só seca, calor e pobreza. Pois esses visionários
furaram poços e desviaram rios e estão produzindo frutas tipo exportação
e até vinho, transformando a região num oásis de prosperidade, ou seja,
onde a maioria esmagadora só via ameaças e problemas, alguns viram
oportunidades.
Prof. Heinz tem 22 anos de experiência
como profissional de RH, empresário, consultor e instrutor. É
palestrante nas áreas de motivação, vendas e liderança, diretor da Alfa
Educação Corporativa Ltda. e autor do livro e DVD Atitudes de Resultado.