segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Blog PROFISSÃO ATITUDE: A TRAGÉDIA DA INCOMPETÊNCIA

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domingo, 14 de outubro de 2012

Dica para trabalhar a competência certa.


Dica para trabalhar a competência certa.

12 de maio, 2011 | Autor: Amauri Nóbrega | Tópicos: Carreira
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Primeiro quero pedir desculpas pelo tempo “off”, muito em razão de agenda apertada, mas é com grande felicidade que retorno a esse espaço que adoro para transmitir a vocês o conhecimento que adquiri nessa minha caminhada.

Hoje, gostaria de falar um pouco sobre competência. Virou “febre” todo mundo fazer um MBA. Sim, acredito ser de grande importância, entretanto fazer por fazer?!?!? Para ter apenas um título no currículo?!?!? Acredito não ser interessante.

Você precisa ter um Norte, a sua Visão e Missão Pessoal (VMP) irá lhe dizer essa direção. De posse dela, identifique os seus pontos fortes e fracos. Com eles mapeados, procure trabalhar para acentuar ainda mais os seus pontos fortes e/ou transformar os seus pontos fracos em oportunidade de crescimento, com todas essas informações em mãos, procure um MBA que irá lhe ajudar nessa evolução.

Volto a dizer, a sua VMP é a bússola que irá nortear as suas decisões, na dúvida, consulte-a, e de tempos em tempos faça uma avaliação. Somos frutos das nossas experiências, é nela que evoluímos ou regredimos, o importante é não parar, ao final de um ciclo se inicia outro e assim é a Vida.

Apenas um ponto para terminar, a evolução sempre será difícil no início, pois não estamos preparados para fazer esforço, temos tendência à inércia, ao descanso, entretanto, essa “dor” logo irá passar e você estará em um ponto que nunca havia alcançado.

Boa sorte!!!


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dez

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Identifique e Foque o estilo do seu Coachee.

08 de dezembro, 2009 | Autor: Carlos Hilsdorf | Tópicos: Profissão: Coach
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Tenha sempre em mente que o processo de coaching jamais equivale a ouvir continuamente sua própria voz. Há momentos para falar, momentos para ouvir, e outros, essenciais, para perguntar e instigar. Coaching é interação, não somente exposição.

Há quatro estilos básicos de orientação para a aprendizagem em coaching:
  1. Orientados para a atividade: motivados pelo fazer, estes coacheesaprendem melhor com a interação. Exposições e explanações que os coloquem em posição passiva, não funcionam bem com eles.
  2. Orientados para a reflexão: são motivados por entender em maior profundidade o que acabaram de aprender e por isso são um pouco mais lentos para entrar em ação. Primeiro digerem e refletem e só então começam a agir.
  3. Orientados para a teoria: motivados para entender o universo conceitual de onde parte e se fundamenta o que estão aprendendo, são mais voltados aos aspectos intelectuais da aprendizagem. Perguntam mais e com mais frequência que os demais estilos.
  4. Orientados para o pragmatismo: motivados pelos aspectos práticos, imediatamente aplicáveis daquilo que estão aprendendo.

Considere que estes quatro estilos costumam ocorrer aos pares, variando o percentual com que cada um aparece em seus coachees.

Frequentemente, você irá encontrar pessoas orientadas para a atividade e pragmáticas e, outras, orientadas para a teoria e reflexão. Estes são os tipos mais evidentes porque são complementares, mas outros tipos podem surgir e o percentual com que cada característica se manifesta, transforma toda a interação.
 
Lembre-se: bons coaches adequam seu trabalho ao estilo de seus coachees, e não o contrário.

Se você cruzar os quatro tipos de orientação de seus coachees com os quatro estilos de comportamento social: meticulosos (detalhistas); apoiadores (relacionais);realizadores (busca de resultados); expressivos (obtenção de status), terá descoberto um poderoso caminho para adequar suas orientações.

O comprometimento e, consequentemente, os resultados são tanto maiores quanto maior for a adequação dos estilos entre o coache e seus coachees. Identifique e foque o estilo do seus coachees.

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