Por: Mauricio Louzada
 Pode ser que aconteça todos os dias. Você chega ao trabalho com uma boa disposição, planejando seu dia, mapeando as metas que pretende alcançar e o que você pode fazer para melhorar os resultados da sua área, mas de repente, eis que surge aquela pessoa capaz de desmotivar qualquer um! Seus passos parecem pesados e ela traz consigo um clima sombrio - é a pessoa que anda com uma nuvem negra sobre a cabeça. Tudo está lindo, ensolarado e florido, mas quando ela chega o tempo fecha e é fácil acreditar que a qualquer momento uma tempestade vai desabar.
Ela (ou ele) pode ter um cargo de liderança, pode ser o gestor ou gerente de uma área, mas também pode ser qualquer outra pessoa: um colega de mesmo nível hierárquico ou até mesmo o estagiário, mas sua desmotivação, sua falta de objetivos e seu desinteresse são contagiantes. Então, só de olhar, você perde a vontade de fazer tudo e não vê a hora de ir para casa. Se essa pessoa for seu superior imediato então, aí que que o "caldo azeda" mesmo. Por esta pessoa você não é capaz de mover uma palha por vontade própria...
Bem, nestes casos, já que não é possível mudar a pessoa, você vai ter que escolher: ou se entrega ao desânimo ou vai em busca do "coração blindado" - aquele que jamais permite que seu futuro seja colocado em risco por causa de pessoas que escolheram ficar de mal com a vida.
Em outras palavras, ter o coração blindado significa que você não permite que seu padrão de motivação seja rebaixado só porque a outra pessoa não quer elevar o dela. Mas como "blindar o coração"? Aí vão algumas dicas práticas:
1) Saiba que você é você, e as outras pessoas são as outras pessoas. Quando você entrega para outras pessoas o poder de te desmotivar, está entregando também o seu futuro, pois o que você fizer (ou deixar de fazer) hoje vai ter um grande impacto nas oportunidades que aparecerão amanhã. Portanto, faça o seu melhor, mesmo que ao seu lado as pessoas não estejam fazendo o mesmo. Acredite: a vida tem maneiras surpreendentes de reconhecer e recompensar seu esforço ao longo do tempo.
2) Filtre as informações. Pessoas desmotivadas misturarão propositalmente informações que você precisa com outras que só te colocarão para baixo. Ative o filtro da sua mente, aproveitando o que interessa e desprezando aquilo que tem como objetivo te desmotivar. Não deixe que informações negativas atinjam o seu coração e sua vontade de crescer.
3) Não insista demasiadamente em tentar mudar os outros. Você pode até aconselhar, dar dicas e toques e tentar ajudar quem vive "pra baixo", mas a verdadeira mudança só acontece quando cada um percebe no seu íntimo a necessidade desta mudança. Enquanto isso não acontece com quem precisa, concentre-se em você - a única pessoa que pode contribuir diariamente para o seu sucesso.
4) Mostre resultados e expresse sua motivação. As pessoas desmotivadas tendem a se afastar daquelas que contrariam aquilo em que elas mais acreditam: que tudo vai dar errado. Se você se mostrar motivado e entregar excelentes resultados, os "nuvens negras" procurarão se afastar de você pelo simples fato de que você é a maior prova de que são eles que estão errados.
Lembre-se que por mais escuro que esteja o céu, sempre há o sol brilhando atrás das nuvens, portanto blinde o seu coração e o transforme em um sol radiante de energia e positivismo e com o tempo você nem perceberá que há nuvens ao seu redor.
(Permitida a reprodução desde que citado o autor) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário