segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

“Não deseje menos desafios, deseje mais sabedoria” Jim Rohn

voz-de-lideranca
Não deseje menos desafios, deseje mais sabedoria” Jim Rohn
Sabedoria só vem com o tempo, à medida em que refletimos sobre nossas experiências, sintetizamos nosso aprendizado, praticamos a paciência e elevamo-nos a um novo começo. A jornada de liderança é uma busca interior para descobrir quem você realmente é e o que você gosta.
É um processo de autoexame em que você encontra a sua voz autêntica necessária para conduzir os outros. A sua voz de liderança tem que vir de dentro para fora. O especialista em liderança, Stephen Covey disse que precisamos ganhar as vitórias particulares antes que possamos ganhar as vitórias públicas. A liderança é um trabalho interno!
Pergunte-se diariamente:
  • Por que eu quero ser um líder?
  • Quem sou eu na condição de líder?
  • Por que eu me comporto como eu me comporto?
O líder que compreende a si mesmo e que não teme compartilhar seus pontos fortes, pontos fracos e dons, está no caminho para se tornar um grande líder. Sua autodescoberta é realmente a consciência e a fé em seu próprio poder de liderar a si mesmo em primeiro lugar.
Esses poderes pessoais só se tornam-se claros e fortes se você estiver disposto a desenvolver e trabalhar com eles. A maestria e o crescimento do seu impacto de liderança é o domínio de sua voz interior. Quando você está disposto a desenvolver e explorar seus dons, seja dentro do sucesso ou fracasso, você está fazendo um compromisso de crescer como um líder.
Você pode e deve moldar o seu próprio futuro, porque se não o fizer alguém o fará.
Tornar-se um líder é um processo interno de autodescoberta. Se você quer ser um líder, é essencial que você comece a articular uma visão edificante e princípios fortes que você desenvolveria para liderar os outros.
Você deve começar com uma reflexão sobre os valores de caráter e princípios atemporais que irão determinar a sua autenticidade de liderança. Ao tornar-se um líder, você está dando o tom para seus relacionamentos. Seus relacionamentos em casa, no trabalho e na comunidade serão em grande parte determinados pela maneira como você liderar a si mesmo. Nossos relacionamentos são o espelho da nossa liderança. Se liderarmos de forma carinhosa, gentil e compassiva, assim serão as nossas relações.
As pessoas que você lidera querem saber quem você é como pessoa é como líder. As pessoas querem saber os seus valores e princípios, o que você realmente gosta e o que te mantém energizado como um líder. Elas querem saber sua história. Como você se tornou um líder e por que você quer liderá-las. Elas querem saber o que impulsiona você, o que te faz feliz, e que te irrita. Compartilhar as experiências que moldaram a sua atitude e te prepararam para se tornar um líder é uma prática que cada líder em potencial deve tentar.
Mais importante, você tem que ser autêntico. As pessoas não gostam de um farsante! As pessoas querem saber qual é seu esporte favorito, se você gosta de ir ao cinema ou desfrutar de atividades ao ar livre. Elas querem saber sobre sua família, o que você fez e para onde você viajou. Em outras palavras, elas querem saber a sua história pessoal. Afinal, por que elas deveriam segui-lo?
Desenvolver a sua capacidade de liderança não é coletar de um monte de informação sobre liderança e gestão. É levar para fora o que já existe em seu coração e alma. Trata-se de capacitar o líder dentro de você. Trata-se de encontrar a sua verdadeira voz e compartilhá-la com outras pessoas. Trata-se de ouvir o seu coração e fazer a coisa certa.
Ao explorar a sua voz interior, você pavimenta o caminho para um autêntico eu superior que só pode inspirar e motivar os outros a fazerem o mesmo. Não tenha medo de dar os primeiros passos ao longo desta jornada  e de fazer a diferença em um mundo que precisa disto.
Ao explorar a sua voz interior, você preparar o caminho para o autêntico eu superior que só pode inspirar e motivar os outros a fazer o mesmo. Não tenha medo de dar os primeiros passos ao longo desta jornada de fazer a diferença em um mundo que precisa disso.
À medida que você encontra a sua voz de liderança, ajude os outros a encontrar a deles. De acordo com John Maxwell, especialista em liderança, ajudar as outras pessoas a liderar significa:
  • Eu os valorizo
  • Eu dedico tempo a eles
  • Eu os oriento
  • Eu os equipo
  • Eu os capacito
Autor: Tal Shnall

Nenhum comentário: