sábado, 16 de novembro de 2013
DICAS RELACIONAMENTO COM CLIENTES
Dicas de como melhorar seu relacionamento com os clientes
Postado em Gestão Pense Nisso por Canal do Empreendedor
O que as empresas precisam entender é que o relacionamento é a única moeda de troca para fazer os negócios acontecerem.
Aquela frase de transformar passantes em entrantes, entrantes em compradores e fidelizar, tão famosa no varejo, só pode ser concluída com relacionamento, mas, todos os dias, muitas empresas se esquecem disso, e só lembram do relacionamento depois da venda.
Muito se fala sobre a importância do relacionamento no pós-venda, mas muita gente esquece que é o relacionamento o elemento mais importante na prospecção.
Não apenas na prospecção, mas na qualificação, na negociação, no fechamento e, assim por diante…
O relacionamento precisa evoluir conforme as relações entre empresa e cliente.
Sim. O relacionamento inicia-se junto com as etapas da venda, quer você queira, quer não!
Porque querer iniciar o relacionamento depois de um atendimento frustrado é quase impossível.
Ao contrário do que muitas empresas pensam – e praticam – o relacionamento é a porta de entrada da sua empresa, e não o cartão de visitas, a sua loja bonita, nem nada do tipo.
Quando o atendimento não é satisfatório, dificilmente os clientes prosseguem na compra, e, quando prosseguem, já começam com um pé atrás.
Sendo assim, o esforço para demonstrar que sua empresa e produto são confiáveis será dobrado, pois a primeira impressão pode até não ser a que fica, mas é a que fica por mais tempo.
Tendo isto em vista, apresentamos algumas dicas para transformar o atendimento do seu negócio na porta de entrada para o relacionamento com o cliente:
1. Atendimento empático.
Se você fosse o cliente, gostaria de ser tratado da maneira com que a sua empresa o trata?
É preciso atender e se relacionar com o cliente, pensando no cliente, e não apenas pensando em como a sua empresa é maravilhosa e seria ótimo para o cliente fazer negócios com você.
Sente-se na cadeira do cliente e veja se o seu discurso está focado na sua empresa, como um folheto falante, ou se está focado na real necessidade em servir o cliente.
Não pressione o cliente durante o atendimento.
2. Foco no longo prazo.
Relacionamento é sempre algo de longo prazo.
Se, no primeiro atendimento, a sua empresa tentar empurrar algo para o cliente, certamente ele irá assustar. As empresas não podem sair empurrando um produto ou serviço para o cliente, sem ter a certeza de que é isso que ele precisa. Muito menos sem a certeza de que o produto que ela tem, fará uma diferença positiva na vida dele.
3. Tudo se resume, ou se prolonga, por conta do atendimento.
O atendimento pode ser um atalho ou um vínculo permanente. É possível perder clientes e continuar com bom relacionamento, da mesma maneira que é possível ter um cliente por muito tempo te odiando.
O atendimento é a porta de entrada em uma empresa. É através dele que negócios podem ser encurtados ou prolongados. Portanto, o atendimento, o serviço ao cliente e a cultura da empresa são as grandes ferramentas no dia-a-dia dos negócios.
Faça desses itens um ciclo vicioso de relacionamento.
Todo relacionamento precisa ser focado no longo prazo.
O relacionamento pode até chegar ao fim, mas a sua vontade de se relacionar com o cliente e superar as suas expectativas e necessidades, precisa ser eterna. Essa força de vontade vai transformar a forma que a empresa se comporta junto aos clientes.
Que tal começar a praticar um atendimento focado no relacionamento de longo prazo a partir de hoje?
Por:Gustavo Paulillo, Co-fundador da Agendor, via Blog do Agendor
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