sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Tops Ferramentas de Coaching para RH


Inscreva-se para a 2ª turma da Jornada de Liderança.





05/11/2014
RH » Desenvolvimento » Coluna IBCEnviarComentarCompartilharImprimir

Tops Ferramentas de Coaching para RH

O profissional de Recursos Humanos possui um papel fundamental para levar a organização no qual faz parte a um patamar de sucesso, através do desenvolvimento contínuo do quadro de colaboradores.
Entre tantas missões, uma delas é propiciar um ambiente organizacional favorável, colaborativo e produtivo para que resultados extraordinários possam ser alcançados.
É possível atingir esse estado desejado, despertando nos profissionais a consciência da importância do papel que cada um possui, trabalhando a visão de que a empresa é uma parceira em seu desenvolvimento profissional.
Para conseguir obter tal efetividade em suas múltiplas funções é necessário ter como aliado técnicas e ferramentas que propiciem assertividade nas ações realizadas e direcionadas para o alcance de objetivos almejados.
Sabemos que o coaching é a mais poderosa metodologia de desenvolvimento humano da atualidade, portanto, veja abaixo as ferramentas de coaching mais buscadas pelos profissionais de RH.
Coaching Assessment 
Esta é uma ferramenta de mapeamento de tendências comportamentais, exclusiva do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC, que apoia os profissionais de Recursos Humanos em praticamente todos os processos de seu trabalho, desde o recrutamento, desenvolvimento contínuo dos colaboradores, melhoria do clima organizacional até a retenção de talentos.
O Coaching Assessment proporciona informações de como uma pessoa comporta-se em determinadas situações, seus pontos fortes e os de desenvolvimento, entre outras dezenas de dados, destacando aspectos importantes da personalidade de um indivíduo e mostrando como trabalhá-los de maneira efetiva e assertiva em busca de maiores resultados.
Analista 360º
Trata-se de um software desenvolvido pelo IBC, que vem sendo muito utilizado pelas organizações, para avaliar com efetividade o desempenho dos colaboradores. Tem o objetivo de desenvolver as competências necessárias para o alcance da alta performance.
Esta avaliação propicia uma visão sistêmica sobre o colaborador, no qual este receberá feedbacks simultâneos das pessoas que trabalham ao seu redor, além de analisar a si mesmo. Vale ressaltar que o avaliado terá acesso ao resultado final, porém todas as respostas são confidenciais, para que haja o máximo de comprometimento e transparência por parte dos envolvidos, realizando, assim, um processo favorável para o desenvolvimento do profissional.
Roda da Liderança
A roda da liderança é uma ferramenta de mapeamento dos diferentes contextos que influenciam o exercício da atividade de um líder como, por exemplo, comunicação, tomada de decisão, desenvolvimento de equipe, planejamento estratégico, entre outros. Cada tópico é avaliado de 0 a 10 pelo próprio líder, e ao final escolhe-se um tópico específico, geralmente o de menor nota, a fim de desenvolvê-lo, para afetar positivamente os demais aspectos da liderança.
Rapport
Uma das mais poderosas ferramentas do coaching é o rapport, uma técnica que permite gerar a sensação de ambiente seguro e confortável para as pessoas que estabelecem uma conversa. Sabemos que o profissional de RH, precisa estar sempre aberto e disponível para dialogar com o colaborador. Logo, ao utilizar a técnica de rapport, o mesmo conseguirá criar uma conexão e instituir uma relação de confiança para que a conversa seja produtiva e eficiente.
Perguntas Poderosas
Uma das bases do coaching é sempre instigar a pessoa que está passando pelo processo a buscar suas respostas internas. Isso porque o ideal é que o indivíduo alcance o seu desenvolvimento a partir de suas próprias conclusões e escolhas, tendo a certeza assim de estar trilhando o caminho certo e alinhado com seus objetivos. Ao utilizar esta técnica no contexto profissional, obtém-se o mesmo resultado, uma vez que o colaborador terá maior consciência sobre suas ações, direcionando-as para as conquistas desejadas.

Palavras-chave: | coaching | aprendizagem | assessment |

    domingo, 19 de outubro de 2014

    instruções antes da negociação e roteiro de planejamento

    -A +A

    Instruções antes da negociação e roteiro de planejamento

    Este intercapítulo apresenta um roteiro para seu planejamento e sua estratégia e acrescenta alguns conhecimentos novos. Serão mencionados alguns conceitos e técnicas que você conhecerá mais adiante, com relação ao jogo da negociação, sua condução e encerramento.
    Roteiro de planejamento
    A – Organização das informações
    1 – Que informações devo reunir sobre meu oponente (cliente) e sua empresa? Como obtê-las?
    2 – Quais são as necessidades de meu cliente que poderei satisfazer? E as minhas necessidades?
    3 – Que produtos ou serviços espero oferecer como soluções?
    4 – Quais são minha primeira proposta, preços e condições (minimax)?
    5 – Que perguntas farei para identificar as necessidades do oponente e apresentar a melhor solução para elas?
    6 – De que maneira pretendo conduzir a apresentação (que ambiente e atmosfera vou preparar)?
    7 – Quais os benefícios de minha solução ao oponente enquanto pessoa e empresa?
    8 – Que materiais apresentar para reforçar meus argumentos (prospectos, catálogos, audiovisuais, vídeos, tabelas de preço)?
    9 – Que testemunhos fornecerei para atestar a validade de minha solução?
    10 – Que tipo de resistência devo esperar do oponente? Que fazer para superá-la?
    11 – Que concessões, relacionadas ou não a preço, posso fazer e quais pedirei em troca?
    12 – Que tópicos serão discutidos (agenda)?
    13 – Que táticas pretendo utilizar e em que fase da negociação?
    14 – Que táticas devo esperar do oponente e como neutralizá-las?
    Observações
    Testemunhos – São pessoas ou empresas que já negociaram temas semelhantes com você anteriormente e poderão ser apontadas como referências positivas ao oponente para aumentar seu cacife. Exemplos: se você é um vendedor, apresente como referências clientes que possam dar bons testemunhos de seu produto ou serviço.
    Agenda, concessões e táticas serão objeto de atenção em capítulos posteriores.
    B- Metas e objetivos
    1 – Quais são meus objetivos tangíveis e intangíveis e quais são os mais importantes (dos dois tipos)?
    2 – Quais são, de acordo com as informações de que disponho, as preocupações tangíveis do oponente e em que ordem de importância?
    3 – Qual seria a melhor transação que eu poderia esperar da negociação? E a pior?
    4 – O que seria um transação justa e razoável (ganha-ganha)?
    5 – Quais aspectos são relacionados entre si e, portanto, mais fáceis de agrupar?
    C- Análise do oponente
    1 – Quais as principais características de meu oponente e sua empresa?
    2 – Qual seu estilo de comportamento – sociável, afável, diretivo ou metódico- e qual sua reputação no mercado?
    3 – O que devo conhecer ou aprender sobre ele (pessoa e empresa) para tornar a negociação bem-sucedida?
    D- Mercado e vantagens competitivas
    1 – Quais são os pontos fortes de minha argumentação e minha solução (produto ou serviço)? Quais as vantagens a meu favor?
    2 – Quais os pontos fortes de meu oponente? Quais as vantagens a seu favor?
    3 – Qual o ponto mais fraco de minha posição? E o ponto mais fraco do oponente?
    4 – Que especificações do produto ou serviço negociado devo conhecer quanto a produção e operação, manutenção e assistência técnica, embalagem e armazenamento etc.?
    5 – Que especificações do produto ou serviço negociado devo conhecer quanto ao mercado em geral?
    6 – Como a negociação se encaixa em seus planos de marketing e produção?
    7 – Quais são os objetivos e metas primordiais do oponente? E seus objetivos secundários?
    8 – De que outras alternativas ele dispõe que concorram comigo?
    9 – Como posso me comparar com a concorrência, em termos de soluções, riscos e alternativas?
    E- A negociação interna
    Como já dissemos antes, negociar internamente – isto é, dentro de sua empresa (ou sua família, se for uma negociação pessoal) e de sua equipe de negociação – pode ser tão difícil quanto negociar com o cliente… e às vezes até mais.
    1 – Que pessoas ou áreas devo contatar internamente antes de me pôr a campo para a negociação externa?
    2 – Que assuntos devem ser previamente negociados?
    3 – Quais são meus objetivos e preocupações internos?
    4 – Quais são os objetivos e preocupações das pessoas ou áreas da empresa ou dos membros de minha equipe?
    5 – Que concessões de minha parte poderiam criar problemas internos em minha empresa? Em que áreas e em que grau?
    Observação final
    Faça deste roteiro um acompanhante permanente de suas negociações. Tire cópias xerox, afixe uma delas na parede de seu escritório, em versão reduzida. Leve outra em sua pasta de trabalho, para consultas exaustivas ou apenas eventuais. À medida que for se tornando um grande planejador e estrategista, você passará a incorporá-lo como uma segunda natureza.