sábado, 30 de março de 2013

Mediando o Saber: Fundamentos da Psicopedagogia: Breves Consideraçõe...

Mediando o Saber: Fundamentos da Psicopedagogia: Breves Consideraçõe...: Considerações retiradas do Livro: "A Psicopedagogia No Brasil "  Capítulo 1 -  “Fundamentos da Psicopedagogia” . Autora: Nádia Bos...

quinta-feira, 28 de março de 2013

Psicopedagogia online : Você conhece o grupo Psicopedagogiando?

Psicopedagogia online : Você conhece o grupo Psicopedagogiando?: Venho convidar a todos os profissionais da área de Psicopedagogia, educação e saúde mental para participar do mais novo grupo de ps...

sexta-feira, 22 de março de 2013

Gestãoplus Edições: Imprensa: «A Terceira Alternativa»

Gestãoplus Edições: Imprensa: «A Terceira Alternativa»: «Um método inovador A Terceira Alternativa inspira-nos a pensar de forma diferente para resolver problemas. "Temos de pôr de lado a...

segunda-feira, 18 de março de 2013

Torta de Chocolate não Mata a Fome: ORIENTAÇÃO INFANTIL

Torta de Chocolate não Mata a Fome: ORIENTAÇÃO INFANTIL: ABRAHAM SHAPIRO Quando sente amor e compaixão pelas pessoas, você está imitando os atributos de D-us. E quanto maior seu ato de bondade,...

PSICOMOTRICIDADE


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PSICOMOTRICIDADE


"É possível, através de uma ação educativa, a partir dos movimentos espontâneos da criança e das atitudes corporais, favorecer a gênese da imagem do corpo, núcleo central da personalidade.
Contudo, uma certa confusão reina atualmente no domínio da terminologia e da formulação das finalidades em psicomotricidade. Diferenciamos, por nossa parte, a educação psicomotora da terapia psicomotora. Estas duas atitudes correspondem a necessidades diferentes.
A educação psicomotora concerne uma formação de base indispensável a toda criança que seja normal ou com problemas. Responde a uma dupla finalidade: assegurar o desenvolvimento funcional tendo em conta possibilidades da criança e ajudar sua afetividade a expandir-se e a equilibrar-se através do intercâmbio com o ambiente humano.
A terapia psicomotora refere-se particularmente a todos os casos-problemas nos quais a dimensão afetiva ou relacional parece dominante na instalação inicial do transtorno. Pode estar associada à educação psicomotora ou se continuar com ela.
Nos casos graves, a última hipótese parece preferível na medida em que o primeiro tempo de ação terapêutica deverá se fazer fora de toda preocupação de desenvolvimento funcional metódico.
Ao contrário, a reeducação psicomotora impõe-se nos casos onde o déficit instrumental predomina, ou corre o risco de acarretar secundariamente problemas de relacionamento."

Le Boulch

TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM


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TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Os problemas da criança com transtornos de aprendizagem residem nas áreas de percepção, atenção, memória, associação e fixação de informações.
O problema de crianças com transtornos de aprendizagem às vezes tem sido formulado como localizado na deficiência de controle de impulsos que revelam. Parece que emitem, sem pensar, a primeira resposta disponível (muitas vezes errada), ao invés de examinarem as alternativas com cuidado e planejarem. Embora a ausência de controle de impulsos possa ser também interpretada como incapacidade de manter atenção seletiva, essa formulação levou a pesquisas consideráveis destinadas a ajudar as crianças a atingirem maneiras mais adequadas de reação. Isto se faz ensinando-se às crianças afirmações verbais envolvendo auto-instrução e auto-orientação. Muitos pesquisadores registram que esses métodos auxiliaram crianças impulsivas, com transtornos de aprendizagem, a melhorar seu desempenho em tarefas que requerem cuidado, planejamento e a consideração de alternativas. Um método especialmente eficaz parece ser o de exemplificação de estratégias de reação adequada, e, desde que possa ser apresentado em filme, tem um potencial educativo empolgante. Todavia, a eficácia básica dessa abordagem em termos de desempenho escolar melhorado não foi demonstrada de forma conclusiva, para o que se aguardam os resultados de mais pesquisas.
Reconhecemos o fato de que isto é um dilema para o educador que precisa testar e auxiliar crianças de imediato.
Alan Ross alerta:
Considere a que a criança com transtornos de aprendizagem é uma criança cujo desenvolvimento se processou mais lentamente do que outras crianças, especialmente na área da atenção seletiva. Não considere essa criança defeituosa, deficiente ou permanentemente inapta.
As crianças com transtornos de aprendizagem podem aprender!
Se uma criança não consegue aprender, procure uma forma diferente de ensino. Não procure algo que esteja errado na criança. É provável que seu método de ensino e a forma de aprendizagem pela criança estejam em defasagem. Nem a criança, nem você, devem ser responsabilizados por isso, mas você pode se responsabilizado se não tentar algo mais.
Não se amedronte por legendas imaginosas. "Dislexia" é um esforço para dizer em grego que a criança não pode ler! "Hiperatividade" significa que a criança se movimenta mais do que alguns de nós desejaríamos. Nenhuma palavra explica nada.
Não aceite como verdade as coisas que "todo o mundo conhece".
Seja céptico. Não pergunte: "Quem disse isso?", mas "Como eles sabem".