domingo, 16 de dezembro de 2012

José Medrado - Palestra: "Motivação e recomeço" (27.12.2011)

"A Conquista da Felicidade", com José Medrado

José Medrado - Palestra: "A Arte de Relacionar-se" - Poços de Caldas MG ...

RUTHE ROCHA POMBO - COMO LIDAR COM PESSOAS DIFÍCEIS, A COMEÇAR POR MIM ....

veja como entender pessoas dificeis e administrar conflitos




Veja como entender pessoas difíceis e administrar conflitos

da Folha Online
Compreender o comportamento do outro e saber lidar com as diferenças é fundamental para estabelecer boas relações, seja no ambiente de trabalho, seja na vida pessoal.
Reprodução
Livro ensina a lidar com profissionais difíceis e evitar conflitos
Livro ensina como contornar conflitos com pessoas difíceis
Com a proposta de oferecer ferramentas que identificam e amenizam atitudes inflexíveis, o livro Como Lidar com Pessoas Difíceis, da série Sucesso Profissional, da Publifolha, indica ao leitor estratégias de abordagens que viabilizam o relacionamento e incentivam a produtividade entre equipe, resolvendo situações conflitantes.
Leia abaixo trecho do livro que apresenta os motivos que tornam as pessoas difíceis.
*
COMO ENFRENTAR PESSOAS DIFÍCEIS
Se alguma forma de escape não foi trabalhada, é preciso enfrentar uma equipe difícil. Isso se torna uma oportunidade para mudar, mas você precisa pensar antes sobre como vai lidar com a situação para dar certo e fazer as pessoas progredirem._
PARA ENFRENTAR PESSOAS DIFÍCEIS
É fundamental permanecer calmo, ouvir com atenção e ser positivo. Seja empático com as pessoas difíceis. Talvez estejam sentindo raiva delas mesmas, não de você. Pense nas palavras que vai usar. Pense numa proporção de 80 para 20, na qual você fala só 20% do tempo. Descreva a situação como a vê e pergunte a elas se conseguem notar o problema. Em caso negativo, então você não será capaz de mudar até fazê-las ver que existe um problema. Quando chegarem a um consenso, passe às ações combinadas para corrigir ou mudar a situação.
PARA SE MANTER SEGURO
O confronto pode provocar uma linguagem emocionada ou mesmo a agressão física de uma pessoa difícil. Também causa reação agressiva ou pouco característica em você. Pense em como você provavelmente reagiria se a pressão aumentasse e preveja o que fará. Atente para a política disciplinar de sua empresa e saiba desempenhar o papel de
representante dela. Mantenha-se imparcial e escute. Às vezes, escutar é suficiente para ajudar a pessoa a acalmar e começar a pensar com clareza. Se você não entendeu tudo, faça perguntas em tom não ameaçador. Cuidado para que sua linguagem corporal e sua voz não despertem mais agressão.
COMO CONVENCER AS PESSOAS A AGIR
Ao enfrentar pessoas difíceis, você está lhes dando um retorno que talvez não queiram escutar. Se não quiserem mudar, colocarão problemas e barreiras como desculpas para evitar a mudança. Ouça os problemas e planeje como serão superados no futuro. Mantenha o questionamento até possuir um plano de ação claro. Focalize suas perguntas
para chegar às ações que combinaram entre si, de modo a convencer as pessoas a agir.
*

Como Lidar Com Pessoas Difíceis no Trabalho.


Pro-Fit RH - Página Principal
 
Como Lidar Com Pessoas Difíceis no Trabalho.
 

Eliana Dutra

O Solitário
Ele tem necessidade de ficar só. Parece que vive fora deste mundo. De aparência muito reservada, prefere não estabelecer contato com os outros, o que certamente é fonte de mal entendidos. Gosta de trabalhar só e é capaz de criar o seu próprio mundo pois o seu poder de imaginação é fantástico.
Se você é o chefe: busque entrar no seu mundo sem, no entanto, invadir. Respeite o seu silêncio e aprenda a ouvi-lo pois ele tem grande poder de observação e pode contribuir muito. Se você o valorizar ele irá se aproximando pouco a pouco. Como seu chefe você pode interagir mais através de mensagens, antes de procurar um contato pessoal.
Entre colegas: Não reclame de sua ausência nas festas de aniversário do departamento, isto não quer dizer que ele não gosta do aniversariante. Convide-o , mas não espere que ele apareça.

O Desconfiado
Ele vê mal em tudo... Cada acontecimento desagradável que acontece com ele ou perto dele é interpretado como um ato premeditado para prejudica-lo... Então... Antes de ficar irritado com ele lembre-se que ele sofre, pois ele não confia em ninguém (ou em quase ninguém) e certamente não confia em você, que poderia apóia-lo.
Se você é o chefe: Antes de mais nada, não o persiga, não dê a ele nenhum pretexto para dizer: “Eu tinha razão! Não posso confiar”. Seja firme, mas não irritadiço, nada de emoções mal controladas e, principalmente, não se arrisque tentando jogar o jogo dele, provavelmente ele é um mestre.
Também, não fuja do conflito. Esclareça os mal entendidos. Mas, exprima-se de forma clara. Se for emitir uma crítica seja específico, diga, por exemplo: “Não gostei quando você foi falar com Fulano sem me avisar” .Principalmente, evite comentários vagos do tipo: "Assim não dá” ou “É difícil trabalhar com você”. Evite também despertar desconfianças, por exemplo, respondendo sem demora às suas mensagens.
Freqüentemente, ele é um bom estrategista, pensa em todas as possibilidades, assim ouça-o quando for tomar decisões sobre como fazer para “chegar lá”.
Entre colegas às vezes a situação é menos tensa. Mas não custa nada evitar criticar a sua pessoa, limite-se a reclamar de seus atos.

O Sedutor
Ele é terrível, seduz tudo que se move. Não consegue não fazê-lo. Claro, esta é a sua manobra para chamar atenção. É um tipo de personalidade que quer ser vista, observada e por conseguinte apreciada.
Se você é o chefe: se cruzar o olhar com ele e ele te lançar um olhar terno acompanhado de um sorriso encantador, não se assuste! Também não pense que ele quer te namorar. Para ele, é simplesmente um passatempo. Dê atenção a ele, mas não em demasiada. Faça-o ver que você conhece o jogo dele e que não o leva a sério, nem aos seus avanços. Não faça o jogo dele! Como seu chefe, seja você mesmo...
Entre colegas: às vezes demonstra um certo ciúme e mal suporta que você tenha outros amigos, não valorize suas queixas, reafirme sua amizade e continue com sua vida.

O Inibido
É difícil faze-lo sair da casca. Não gosta muito de pessoas e evita se expor, foge das discussões em grupo. Parece , às vezes esnobe ou antipático, mas é simplesmente, uma pessoa muito sensível que tem, o tempo todo, medo de ser rejeitada. Sente-se inferior e sofre com a própria falta de confiança. Tanto que às vezes chega a ter medo de ser promovido. Claro, não suporta ficar sob os holofotes.
Se você é o chefe: mostre a ele que você leva em conta a opinião dele, assim prove que suas idéias não são tão bobas como ele pensa e que não é porque vocês dois não pensam igual que ele deve se calar. Por fim, proponha tarefas com dificuldades progressivas. Pouco a pouco, superando os desafios, a confiança dele pode retornar. Se conseguir conquistar sua amizade, vai falar mais facilmente, pois não se sentirá tão inseguro com você.
Entre colegas: as relações podem ser mais tranqüilas pois ele tem chance de conhecer os colegas melhor e não tem a “barreira” da hierarquia. Mas se você quer ajudá-lo convide-o para almoçar cada dia com um ou dois colegas diferentes de forma que progressiva e lentamente ele vá alargando seu círculo de confiança.

FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A GESTÃO DO CAPITAL HUMANO


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Ferramenta Estratégica Para A Gestão Do Capital Humano


A atuação estratégia da área de Recursos Humanos vem contribuindo imensamente com os resultados das organizações, pois este posicionamento está alinhando à missão, os objetivos e às metas da empresa, com as ações estratégicas de recursos humanos. Com este novo modelo, surgiu também a área de consultoria interna, visando atender as necessidades dos clientes internos, dar suporte adequado às gerências na tomada de decisão e assessorar no gerenciamento da equipe.
Diante desta abordagem, a área vem implantando ferramentas estratégicas para auxiliar na gestão do capital humano, desenvolver novos programas, processos e atividades de RH, buscando, com isto, melhorar o desempenho e a performance de seus colaboradores.
Uma ferramenta muito utilizada pelo RH de muitas empresas, é oAssessment Center, pois este é um instrumento de apoio às decisões que ajuda na elaboração do mapeamento e nas ações estratégias; neste centro de avaliação são utilizadas várias outras ferramentas, tais como: avaliação de desempenho, entrevista por competências, dinâmicas de grupo, testes e provas situacionais, etc. Tudo isto para possibilitar a análise do potencial e do desempenho dos membros da equipe, tanto individualmente quanto em grupo. Também, poderemos identificar a quantidade de funcionários alocados na empresa por área, diretoria ou setor da estrutura organizacional, ou seja, "quem é quem" e onde eles estão, respondendo, assim, as seguintes questões; Quem são os talentos? Onde se encontram? E como mantê-los na empresa?
Um dos objetivos do Assessment Center é dar uma visão geral do quadro funcional, para elaboração do diagnóstico da empresa; visualizando, assim, os aspectos positivos, os principais pontos críticos e os gaps existentes nas áreas, eventuais problemas de desempenho que poderão impactar ou afetar os resultados, as falhas no processo de gestão de pessoas e permite, com isto, mapear as competências essenciais exigidas para o negócio. Desta forma, a organização poderá desenvolver vários programas e políticas voltadas para a gestão de pessoas. Exemplo: levantamentos de necessidade de treinamento, programa de identificação e retenção de talentos, podemos também recrutar e selecionar novos funcionários, promover, criar planos de carreira e sucessão, elaborar o programa individual de desenvolvimento (PID), programa de desenvolvimento de lideranças (PDL), programa de remuneração estratégica, entre outros.
Diante de todas estas possibilidades, percebemos o quanto o Assessment Center é importante para a gestão de recursos humanos, pois, com este recurso, saberemos com mais precisão quais serão os próximos passos para investir e implantar novas políticas, visando ao crescimento e o desenvolvimento dos membros da equipe e também da empresa.
Fica, assim, evidente o papel fundamental desempenhado pela área de Recursos Humanos, cuja preocupação também é a de orientar e auxiliar os gerentes na gestão da sua equipe, pois o desempenho do seu time, o cumprimento das metas e os resultados da organização, também, dependem da forma com o qual é feito o gerenciamento dos funcionários. Cabendo ao RH, preparar e desenvolver as habilidades dos líderes para que estes possam gerir sua equipe de modo eficaz; devendo aplicar os recursos, conceitos e as metodologias para gestão de pessoas, mas, para isto, também, é necessário que estes conheçam as suas forças e fraquezas relacionadas à equipe, ou seja, o potencial e o desempenho dos indivíduos, só assim ele poderá orientá-los e direcioná-los de acordo com a sua competência.
Com isto, o conjunto de ferramentas que compõe o Assessment irá subsidiar a área de Recursos Humanos e os gestores das demais áreas da empresa com informações relacionadas à performance dos funcionários; conseqüentemente auxiliar no processo decisório, na elaboração dos planos estratégicos e nas ações de RH, sendo assim, volto a dizer que é uma ferramenta estratégica e muito importante para a gestão do capital humano.

O sucesso e os resultados das empresas também dependem dos colaboradores, para isto é necessário saber quem, onde, quando e como utilizar seus talentos, para conseguir atingir as metas e os objetivos da organização.


Ronaldo Cruz da Silva possui graduação em Administração de Empresas é especialista em Administração de Recursos Humanos, Psicologia Organizacional e pós-graduando em Administração de Empresas, tem experiência de mais de 15 anos na área Administrativa/Recursos Humanos. É professor universitário e atua em uma consultoria de RH.

Autor: Ronaldo Cruz