quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Gerir & Viver: Liderança em síntese

Gerir & Viver: Liderança em síntese: Para iniciarmos mais este artigo, podemos deixar claro que a liderança pode ser ensinada e aprendida, dizemos também que a liderança parece...

Promovi meu vendedor a gerente e não deu certo. E agora? Ele volta a ser vendedor?

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Promovi meu vendedor a gerente e não deu certo. E agora? Ele volta a ser vendedor?
Maurício Góis

Para responder essa pergunta, você precisa entender uma equação de três termos criada por Elliot Jacques e que adaptei assim:
  1. (CP) Capacidade Pessoal.
     
  2. (R) Remuneração.
     
  3. (DC) Demanda do Cargo.
Uma empresa só será internamente forte se esses elementos estiverem em nivelamento. Exemplo: CP = R = DC, isto é, a Capacidade Pessoal (CP) terá de ser exatamente o que a Demanda do Cargo (DC) exige e a Remuneração (R) tem de ser do tamanho da Demanda do Cargo (DC) e da Capacidade Pessoal (CP). Fora disso, você terá 13 desequilíbrios empresariais. Vamos ver três dessas disfunções, que são as principais:
  1. Nunes é um chefe excelente. Sua CP é igual à DC, mas a R está abaixo da CP, isto é, o que ele sabe é exatamente o que o cargo precisa, mas o que ganha é menor do que aquilo que sabe e menos do que a função exige. Ele ganha pouco pelo que sabe e pelo que faz. Será que o Nunes será um chefe motivado e motivador? A pior coisa a fazer é treiná-lo, pois com isso sua CP vai aumentar e a situação irá se complicar. Treinado, o conhecimento dele é um gigante, o que o cargo exige é um anão e o que ganha é uma formiga. Uma solução inteligente é nivelar os três termos da equação, descrever o cargo, definir as exigências e criar uma campanha em que a remuneração adicional, o saber e a performance cresçam na mesma medida da sua DC.
  1. Lúcia é uma boa funcionária da área comercial. Sua CP é igual à sua R, mas é menor que a DC. Traduzindo: ela tem interesse pelo seu trabalho, ganha bem, mas para fazer um trabalho muito aquém de sua capacidade pessoal. Essa funcionária ganha bem pelo que sabe, mas o que faz está em desequilíbrio, isto é, sabe mais do que é necessário. A pior coisa a fazer é contratar um consultor para enriquecer o cargo dela, pois o segredo é nivelar os termos: o que Lúcia sabe precisa ser do tamanho de sua remuneração e o que ela sabe e ganha, do tamanho que o cargo exige. É possível uma empresa crescer sem esse nivelamento? Sim! Mas não sem “angústias no cargo”.
  1. Carlão é um excelente vendedor. De cada dez contatos com clientes, ele vende para nove e, por isso, foi promovido a gerente, como “motivação”. Ficou assim: R lá em cima, abaixo a DC e mais abaixo ainda a CP. Carlão ganha muito mais pelo que o cargo exige e ele sabe menos do que a função pede. Está subqualificado para gerente e voltar a ser vendedor é humilhante, pois a empresa confundiu habilidades persuasivas com administrativas. O que fazer? Reunir todos da empresa e dizer: “O Carlão fez um estágio como gerente para desenvolver seus recursos administrativos e, agora, com essa nova visão, será um vendedor melhor, um gigante na área”. Essa é uma solução tapa-buracos. A melhor opção é igualar os termos da equação e arrumar outras maneiras de reconhecer seu vendedor campeão, que n&atilde ;o sejam promovê-lo a supervisor ou a gerente. 
Conclusão: não faça nenhum tipo de investimento em sua empresa que não seja o de equiparar os três termos da equação. Dificilmente uma empresa será forte interna e poderosa externamente se eles estiverem desequilibrados. Nivelando-os, você equilibra a satisfação, a paz, a justiça, a produtividade, a competitividade e os recursos, não os deixa nem para baixo nem para cima, mas no ponto certo, assim como estão as batidas de seu coração.

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O papel do Coaching no mercado de trabalho


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O papel do Coaching no mercado de trabalho

por Priscila Silva
em 04/12/2012 19:18:14

Por André Ortiz 

Coach significa, em português, treinador. O profissional de coach tem a missão de acompanhar profissionais para atingirem seus objetivos de maneira clara e segura, ou seja, para que os resultados surjam, é fundamental que o profissional tenha um objetivo e caminhe de acordo com o que ele busca. 

O coach assessora um profissional ou uma equipe a atingir um resultado ou a modificar a si próprio. Sua missão é estimular o desenvolvimento das pessoas, ajudando-as a utilizar os seus talentos e a superarem as dificuldades que são possíveis de surgir durante o caminho, mas que, podem ser necessárias para repensar determinadas estratégias, podendo renovar e melhorar os negócios. Aos executivos que comandam equipes, essa competência é parte integrante do desempenho profissional, mas não depende da linha hierárquica, ou seja, hoje, o Coaching já é desenvolvido por todos os funcionários de uma empresa. Dessa forma, é possível ter redes de cooperação interna consistentes, a equipe caminhará rumo ao mesmo objetivo e almejará, junto à organização, obter bons resultados. 

O objetivo do Coaching é capacitar o profissional para gerenciar o seu próprio desempenho, isto é, persistir em metas viáveis, manter a autocrítica realista, utilizar o feedback e saber redirecionar as ações quando deparar-se com imprevistos, que são possíveis de acontecer em qualquer empresa. Além disso, avaliar a contribuição da equipe e a organização. 

Com as mudanças do mercado, com os avanços das novas tecnologias, que faz com que as empresas tenham de se adequar às inovações, estar despreparado para caminhar junto à essas mudanças, pode significar o esquecimento da empresa por parte dos stakeholders e de possíveis clientes e parceiros. 

As fases de transição na vida profissional ou pessoal são, sem dúvida, grandes oportunidades para Coaching. A decisão sobre a carreira, o primeiro emprego, promoção no trabalho, casamento e aposentadoria, são exemplos claros de que a pessoa precisa se adequar à mudança para continuar a caminhar da maneira certa. 

Diante desse cenário, o Coaching tem seu papel cada dia mais claro e fundamental no mercado, bem como, para as mudanças internas das empresas em que atuam. Ter um profissional ao lado que esteja disposto a ajudar a pessoa na vida profissional e pessoal, de acordo com as suas necessidades, é imprescindível para os profissionais que querem estar preparados para as exigências do mercado. 

Tipos de Coaching 

• Coaching para funcionários de empresas em geral; 
• Coaching para executivos e líderes de empresas, como: supervisores, gerentes ou diretores; 
• Coaching para empresários, lojistas, comerciantes, empreendedores em geral; 
• Coaching para profissionais liberais; 
• Coaching para professores; 
• Coaching para palestrantes, consultores e/ou oradores em geral; 
• Coaching para pais de família; 
• Coaching para estudantes. 

André Ortiz é palestrante especialista em vendas, liderança, motivação e oratória, professor da Fundação Getulio 
A

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O que é coaching




Artigos - O que é coaching

O que é coaching

O que é coaching?

Coaching é uma parceria focada na realização de suas metas. É um processo de desenvolvimento comportamental, focado em ações no sentido de desenvolver ou aprimorar suas próprias habilidades para a realização de suas metas e desejos.
Coach é o profissional que conduz o processo equipando o cliente com ferramentas, conhecimento e oportunidades para expandir e, principalmente, agir em direção a seus objetivos.
Um coach é treinado para ouvir atentamente, descobrir e entender a maneira que o cliente pensa, e fazer as perguntas corretas. O objetivo é levar o cliente a criar estratégias que o ajudem a alcançar metas que ele considera importantes.
Um coach deve ser empático, honesto, manter você focado naquilo que deseja dentro da sua realidade atual e olhando sempre para o futuro.
O coaching como um processo de aumento da consciência de si mesmo, auxilia o cliente a se utilizar do seu poder de ação e de fazer acontecer - ou seja, habilidade de agir com eficiência para alcançar seus objetivos.
O processo de coaching pode ser utilizado tanto para fins profissionais (coaching executivo) ou pessoais (life coaching).

Coaching Executivo

Atualmente, a grande maioria das empresas internacionais contrata coaches para auxiliar o desenvolvimento de seus executivos, principalmente no que se refere a habilidades de liderança. O processo de coaching:
  • Auxilia pessoas num contexto empresarial a aprimorarem seus comportamentos para maior eficiência na produção de resultados concretos.
  • Desenvolve competências como: comunicar-se com mais eficiência; ser mais assertivo; ser capaz de lidar com as emoções e do outro; aumento da capacidade de liderança; melhor capacidade de resolução de conflitos.
  • Também ajuda o executivo a reorientar sua atitude profissional, para que esteja alinhada aos seus talentos, preferências, objetivos, valores e missão de vida visando um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
  • Refina a capacidade de liderança dos gestores, melhorando a convivência do líder com sua equipe, visando uma comunicação mais fluente, que facilita alta performance, delegar com eficiência e valorizar a diversidade.
  • Ajuda o executivo a ser mais eficaz em seu cargo atual e a prepará-lo para o desenvolvimento para cargos futuros.

Life Coaching

  • O foco é ajudar o cliente a reorganizar a sua vida pessoal, limpando pontos de insatisfação para criar uma vida mais alinhada com seus valores maiores.
  • Também usado como um processo auxiliador em fases de transição, já que passar por mudanças e enfrentar adversidades merece um apoio externo.
  • Um coach pode ajudá-lo a se prepara melhor para enfrentar os momentos difíceis e a não se desviar do caminho para atingir seu objetivo. Se sair do ponto "A" e ir para o ponto "B" fosse um processo fácil, todos faríamos isso. A verdade é que esta mudança não é simples para a maioria.
  • O coach age como um treinador e um facilitador com o foco de ajudar o cliente a resgatar a sua grandeza como ser humano para que, munido de suas qualidades inerentes, este possa enfrentar com clareza e foco os percalços da vida. Isto ocorre não por mágica, nem motivação superficial, mas com trabalho constante de desenvolvimento e treino, treino e mais treino.
O processo de coaching não é para todos. Assim como transformar desejos em realidade não é para todos, apenas para quem está disposto a se esforçar. Não basta querer, é preciso treinar e se desenvolver.

Coaching de Vida - Curso Coaching - Treinamento Coaching - Ápice Desenvolvimento Humano

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