quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Estratégias de prospecção


Prospecção

Estratégias de prospecção

Por Marcelo Ortega
Edição 11/2012
Estratégias de prospecção
Muita gente perde oportunidades por não ter a estratégia certa logo no inicio do processo de vendas. A seguir, tratarei as melhores táticas e técnicas que podem ajudar você a conquistar novos clientes desde o primeiro contato.
  1. Nunca comece uma venda sem saber com quem está falando: o nome da pessoa, seu papel na decisão de compra, sua intenção real (seja na venda ativa ou receptiva). Para isso é preciso sempre fazer perguntas abertas (qual seu nome? O que você busca? Qual seu papel na empresa? Como funcionará o processo de decisão de compra?).
  2. Quando não estamos falando com a pessoa certa, aquela que decide, que tem poder de compra e autonomia pelo lado financeiro da proposta, é preciso: barganhar a presença desta através da pessoa que lhe revelou informações. Peça uma reunião ou agende um encontro onde esteja a pessoa que decide para que você possa se apresentar e confirmar interesse real no negócio. Uma forma de fazer isso é dizer: “Caro fulano(a), – a pessoa intermediária que lhe contatou mas que não tem poder decisão – quero lhe ajudar a convencer seu superior (seu diretor ou gerente/seu sócio ou marido/esposa) no fechamento deste grande negócio. Podemos marcar um encontro ou conversa por telefone para isso?”.
  3. Não pré-julgue, resista ao pré-julgamento. Só porque você tem algumas informações, não significa que já sabe exatamente se o cliente comprará ou não. Evite analisar o cliente pelo modo como se veste ou pela forma como fala. Trate-os com genuíno interesse e verá que muita gente que parecia não ter poder de compra, comprará e muito.
  4. Crie necessidades. Quando perceber que o cliente tem interesse real em algo que você possui, identifique exatamente para que finalidade e, ainda, crie em sua mente uma lista de outros produtos ou serviços adicionais que possam interessá-lo. Exemplo: quem compra um carro pode necessitá-lo para o conforto e segurança da família. E por falar em segurança, o seguro do carro é uma nova oportunidade indireta de venda.
  5. Não tema confirmar entendimento com o cliente. Para isso é preciso novamente saber perguntar, mas agora é hora de usar perguntas fechadas: “Deixe-me ver se entendi bem... O senhor(a) quer isso ou aquilo?”; “A decisão depende de você e de seu sócio?”; “Existe um interesse real, urgente, nisto ou naquilo?”.
  6. Quando estiver na frente de quem decide, aí sim poderá dizer que tem uma oportunidade clara de fechamento da venda. Quando ela lhe confirmar a verba alocada (em inglês – budget) ou ainda lhe der informações contratuais, valores, prazos ou ainda o quanto pretende investir neste produto ou serviço, o seu caminho já está acima de 50 % percorrido.
  7. Na hora de apresentar proposta e negociar, vale muito ter as informações obtidas no inicio da qualificação do cliente, tais como: real interesse, motivos de compra. Uma boa entrevista antes da venda, com perguntas certas evita que você perca tempo com pessoas ou empresas que não podem comprar ou não precisam do seu produto.
Muito sucesso em vendas!!!
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Autor(a):
Marcelo Ortega
Marcelo Ortega é autor do livro Sucesso em Vendas (Editora Saraiva). Ele aplica treinamento em vendas in company ou em eventos abertos.
E-mail: ortega@marceloortega.com
  
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O APRENDIZADO


O aprendizado

“Seus clientes menos 
satisfeitos são sua maior fonte
de aprendizado.”
“No varejo, o líder deve ser um
energizador de equipes.”

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Escreva Lola Escreva: GUEST POST: DESEJAR CARRO É FATO SOCIAL NO BRASIL

Escreva Lola Escreva: GUEST POST: DESEJAR CARRO É FATO SOCIAL NO BRASIL: Robson, autor do blog Consciência , já colaborou com vários guest posts neste espaço (contra o uso genérico da palavra homem, sobre ate...

sábado, 17 de novembro de 2012

Trabalho em equipe | Tony Loureiro

Trabalho em equipe | Tony Loureiro

Sobre o tempo | Tony Loureiro

Sobre o tempo | Tony Loureiro

Cultivando a Empatia




Cultivando a Empatia


Cultivando a Empatia

Por: Fabiano Brum

 Em nosso artigo anterior falamos sobre a Simpatia, mas desta vez gostaria de comentar sobre a Empatia. Mais do que simpatia, que é sentir com o outro, empatia é sentir como se estivéssemos dentro do outro.

 A palavra empatia origina-se do termo grego empátheia, que significa entrar no sentimento. No dicionário Aurélio o significado da palavra empatia aparece como: Tendência para sentir o que sentiria caso estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa.

 O apóstolo Paulo já nos ensinava sobre empatia quando disse aos cristãos: “Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram ” (Romanos 12:15).

 Desta forma, a condição básica para sermos empáticos é sermos receptivos aos outros e simultaneamente sintonizados com o nosso interior, estando  dispostos a conhecer tanto os outros como nós mesmos.

 Ser empático faz parte da natureza humana, por exemplo: quando  vemos alguém sofrendo nos surge espontaneamente o desejo de ajudar, e isso acontece porque nesse momento reconhecemos no outro, alguém como nós e nos identificamos com ele.

 Uma forma de ser empático é vibrar com as conquistas das outras pessoas, ter a capacidade do reconhecimento, da humildade. Faz parte da empatia desejar o bem de uma forma pura e verdadeira.

 A música Amor Para Recomeçar gravada por Roberto Frejat (Barão Vermelho) diz em um de seus trechos: Eu te desejo não parar tão cedo

pois toda idade tem prazer e medo,  e com os que erram feio e bastante que você consiga ser tolerante.

 Ser tolerante também é uma atitute empática, e um dos significados da palavra “tolerante” aparece no dicionário como: aquele que admite e respeita opiniões contrárias a sua.

 No refrão da música Amor Para Recomeçar Frejat canta a seguinte frase: Desejo que você tenha a quem amar e quando estiver bem cansado ainda exista amor para recomeçar.

 Mais uma vez  percebemos na letra desta música uma situação empática: desejar amor, persistência e prosperidade para o próximo.

 Roberto Frejat quando perguntado em entrevistas de onde veio a inspiração para a magnífica música informa que a base da letra foi tirada de um e-mail que andou circulando pela internet. O texto continha um poema creditado a Vitor Hugo, famoso poeta e romancista francês que viveu de 1802 a 1865 e que curiosamente tem o nome Desejo.

 Segue um trecho do poema Desejo de Vitor Hugo onde fica evidente a base de inspiração para Frejat:

 “Desejo primeiro que você ame, e que amando, também seja amado. E que se não for, seja breve em esquecer, e que esquecendo, não guarde mágoa. Desejo, pois, que não seja assim, mas se for, saiba ser sem desesperar.

Desejo ainda que você seja tolerante, não com os que erram pouco, porque isso é fácil, mas com os que erram muito e irremediavelmente. E  que fazendo bom uso dessa tolerância você sirva de exemplo aos outros.”

 Amigo leitor, vale a pena ler o poema de Vitor Hugo na íntegra, pois é maravilhoso.

 Cultive a empatia, seja tolerante, deseje o bem para o seu próximo e afine-se para o sucesso!

 Fabiano Brum: Palestrante especialista em motivação, vendas, empreendedorismo e educação, vem destacando-se em palestras, cursos e seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos.

E-mail: contato@fabianobrum.com.br  -  Site: www.fabianobrum.com.br

Fone: 44-99733832 – Maringá - PR

Monstros, animais e inumanos | Mente e Cérebro | Duetto Editorial

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